quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vai ter Copa até dizer chega

A lembrança mais antiga que eu tenho de Copa foi em 1998 e tudo o que eu lembro é que eu tinha 6 anos e estava correndo no micro pátio da escola onde eu estudava. Tinha bandeirinhas verdes e amarelas penduradas nele, um cartaz de bandeira do Brasil na parede e eu estava indo para casa mais cedo porque ia ter jogo. Lembro também que fecharam a rua da minha casa para as crianças do prédio poderem pintar a rua com motivos de copa. Desenharam até o Zé Carioca no chão. A Copa acabou e a pintura não. Anos depois, quando nem em Vitória eu morava mais, viajava para lá e dava de cara com meu antigo prédio, minha antiga rua, e o Zé Carioca no chão. Hoje já deve ter se apagado.

A primeira Copa que eu assisti foi a de 2002. Mas assisti naquelas: quase tudo acontecia de madrugada. Geralmente eu acordava no primeiro gol, quando minha mãe berrava comemorando da sala. A final assisti em Baixo Guandu, na área de vovó, enrolada em uma bandeira com meus primos. Minha blusa dessa copa tinha uma coreaninha desenhada, com quimono verde e amarelo. Ganhamos e foi muito divertido comemorar.

Em 2006 minha cachorrinha tinha tido lindos 4 filhotinhos e era muito engraçado comemorar o gol com cornetas, porque eles se assustavam. Acabamos assistindo jogo com filhote enrolado no colo e tomando cuidado com as comemorações. O jogo que o Brasil perdeu para a França eu estava em Vitória já, com resto de sinusite, o globo ocular queimando de dor, deitada em um sofá. Pouco antes do Brasil perder eu já tinha dormido, mas meu afilhado mais velho, que na época tinha 2 anos, pulou com tudo em cima do meu peito. Eu acordei morrendo de dor, vi que tínhamos tomado gol, que faltava pouquíssimo tempo para nos recuperarmos, fiquei puta da vida e deixei para chorar em casa, depois de enfiar a camiseta no fundo da mala.

No primeiro jogo de 2010 eu tinha acabado de ganhar meu notebook. Ele estava novinho em folha, lindo, e eu olhava para ele de canto de olho enquanto assistia jogo. No dia que o Brasil perdeu da Holanda minha amiga de São Paulo estava passando férias na minha casa. Eu também tinha cochilado um pouco no meio da tragédia (acho melhor eu parar de cochilar, sempre dá merda) e resolvemos afogar nossas mágoas indo para o shopping assistir Toy Story 3. Depois, jogamos boliche com meus primos, no maior clima de decepção.

A Copa é uma dorzinha que passa, claro. É aquela chateação de esperar 4 anos para voltar para casa nas oitavas de final, sem troféu na mão. Esse ano vai ter Copa, vai ter muita Copa, vai ter Copa até dizer chega, se reclamar vai ter duas Copas, e eu espero que tenha hexa também. Bom jogo para vocês!

11 comentários:

  1. A única coisa que lembro da Copa de 1998 é que a final caiu bem no dia do aniversário de 10 anos do meu irmão. O bolo era a bandeira do Brasil e por aí você já pode imaginar o que foi a hora do parabéns. Temos fotos do meu irmão tendo que ser impedido de destruir o bolo.
    Em 2002 minha família se empolgou como sempre e eu lembro um pouco melhor. Principalmente que o meu cachorro não gostou nada dessa experiência.
    2006 foi a copa mais ignorada por mim. Sério, acho que não parei pra ver nenhum jogo.
    Em 2010 eu vi os jogos que os meus amigos do colégio decidiram ver juntos, mas também sem empolgação.
    Você sabe bem minha relação com copa graças ao meu texto (ANSIOSA PRA IR AO AR!). Essa copa é ainda mais problemática pra mim. Entendo a animação de todo mundo e acho até bonito, mas eu realmente não consigo viver esse momento da mesma maneira.
    Mas continuo te amando e amando seus textos. Serve?
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  2. Em 1998 eu não ligava tanto assim pra Copa do Mundo e, mesmo com a minha avó repetindo que tinha que assistir, pois só rolava de quatro em quatro anos, eu me divertia bem mais assistindo Cartoon Network na outra TV. Televisão a cabo era luxo de casa de vó.
    Em 2002, assisti todos os jogos. Feliz demais da conta e comemorando horrores a vitória. Eu e o meu pai gritamos abraçados. Puxando na memória, lembro que o Gugu (?) chamou o povo da platéia pra cortar o cabelo que nem o do Ronaldinho e até uma mulher velhinha raspou, hahaha!
    2006 não gosto nem de lembrar. Escrevi até uma crônica sobre a derrota, acredita? Foi muito amarga pra mim. Eu e Giovanna chorando no sofá, meu pai dizendo que aquele elenco não merecia as nossas lágrimas, pois estava tranquilo, com o bolso cheio de dinheiro.
    Em 2010, lembro de estar mais calejada. Mesmo assim, achei que o Brasil deu um vexame.
    Este ano, todo mundo parece estar mais desanimado, mas já que vai acontecer, torço de coração para que seja lindo, pra que a gente mostre pro mundo o que temos de melhor, pra que a gente se una e vibre horrores. VAI TER COPA SINHÊ!
    Amei seu post e amei relembrar!
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post! Gente, Copa é tão parte das nossas vidas!
    A de 1998 não vi, era muito pequena e não tinha nem noção nem interesse. A de 2002 acompanhei mais ou menos por causa dos horários, e eu não conseguia ficar acordada. Mas eu comprei faixa de cabelo do Brasil, camiseta, cachecol... E lembro da final. Lembro de sair na rua e lembro até hoje do carro todo pintado em verde amarelo e de ficar pensando que, nossa, coitado desse cara se o Brasil perdesse. Mas não perdeu. Aquele ano foi o máximo.
    A de 2006 foi a primeira que eu acompanhei tudinho na maior empolgação, independente do resultado. Em 2006 a Itália ganhou também, então no final o resultado era positivo hahah E a de 2010 foi particularmente minha favorita porque a gente fazia bolão na escola, a música oficial era Waka Waka (!!), todo mundo torcia feliz pela África do Sul... E minha atenção fugiu completamente do vestibular que me aterrorizava. Foi tão bom! Daí o Brasil perdeu pra Holanda e fiquei tristíssima. Mas acompanhar a Copa também pela internet, pelo Twitter e pelo Tumblr, foi uma coisa tão divertida!
    Como disse a Tary, esse ano parece que todo mundo está desanimado. E, por sinal, eu entendo. Mas não consigo não ficar empolgada, e espero que a partir de amanhã o ânimo levante um pouco. Grande parte da graça da Copa é compartilhar isso com outras pessoas, né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Me senti muito baby agora, porque eu não faço ideia do que se passou na Copa de 1998. Mas assim, não tenho a mais remota ideia.

    Já a de 2002 foi a minha preferida. Não só porque foi a primeira (e única!) vez que o Brasil ganhou uma Copa, mas porque foi tudo tão emocionante! Sempre dormia na casa da minha avó nas madrugadas de jogos e era uma folia muito louca. Imagina que doidera de repente sua vó te arranca da cama às três da manhã pra comer pipoca e fazer bagunça vendo o jogo? Lembro dos jogos com detalhes, e daquela final como se fosse hoje. Acho que se hoje eu gosto tanto de Copa, é por causa de 2002. Sempre rola uma esperança de que seja igual aquele ano.

    A de 2006 foi um balde de água fria naquela Anna Vitória que de Copa só conhecia o penta. Foi uma queda muito brusca. Lembro que nem terminei de ver o jogo que nos eliminou, fui pro quarto ler e acabei dormindo. Aí quando acordei, rolou aquele meio segundo de esperança que eu tivesse sonhado com a derrota, mas não :(

    A de 2010 foi mais legal porque eu já era ~jovem~, então foi uma Copa de ver jogo com os amigos, fazendo bagunça e dançando Waka Waka sempre que parecesse inapropriado - ou não!

    Enfim, adorei o post e estou doida pra curtir essa Copa com A GENTE <3 Vamos ferver muito, por favor? E a senhora trate de não cochilar, porque o hexa não é suas nega ahahaha
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  5. Não me lembro muito bem, mas acho que de tanto me contarem, criei lembranças até da Copa de 1994 (pois é). Eu tinha dois anos e era alucinada com o Bebeto! Meu tio até gravava o locutor (era tu Galvão?) narrando ele pra mim. Enfim.
    1998 também me lembro da decoração da escola, mas o melhor de tudo, é que eu morava numa rua que se chamava Vila Dias e as pessoas eram muito unidas, até pra ver os jogos. E 2002,, foi a MELHOR de todos os tempos, porque combinávamos de ver ops jogos juntos, cada dia numa casa, e a rua estava enfeitada e havia comilança e as crianças se divertiam horrores. Foi a melhor Copa.
    2006 eu estava trabalhando na maior parte dos jogos, foi uó.
    2010 vi muitos jogos - quase todos - no teatro da faculdade, but....

    2014: vai ter muita Copaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    E HEXA também, pelamordeDeus.

    Vai que é tuuuuuuuuuuuuuuuua Braseeeeeeeeeeeeel!

    (já vim trabalhar de camisa do Brasil. Ô/)

    ResponderExcluir
  6. Bavis neném recém nascida, não lembra o que teve na copa de 98! Posso pegar no colo? Eu tinha 8 anos e estava no Rio! E minha madrinha pintou uma blusa linda para mim, que eu tenho até hoje.

    Odeio futebol, morro de preguiça, odeio essa roubalheira, odeio o trânsito cagado da minha cidade e as reformas ridículas pela metade, mas quer saber? Acho legal assistir os jogos. Só de acordar hoje e escolher uma roupa azul-amarela-verde já me fez mais alegre! E estou com uma crush absurda e sem sentido pelo David Luiz, e não quero ver ele chorar, então É HEXA!!

    TE AMOOO!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana!
    Já que vai ter Copa pra caralho, que venha o hexa. Mas eu odeioo futebol, não tenho paciência mesmo, prefiro ler ou dormir :/ certeza não irei assistir mas espero que venha o hexa mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho essa mania de dividir os acontecimentos da minha vida por Copas. Em cada Copa algo diferente estava acontecendo, ou eu tinha mudado de casa, ou estava em uma escola nova, ou na faculdade ou finalmente trabalhando. É gostoso/estranho pensar "nossa, na última copa ainda estava acontecendo x, eu ainda pensava y" e mais estranho ainda pensar que só 4 anos separam uma da outra. Não tem como negar também que todo o clima é diferente, que o mês se transforma. Todos ligados na frente da tv, as lembranças da casa da vó ou de acordar de madrugada pra ver o jogo com a mãe. Fica na memória mesmo. Pra sempre acho =). E super ocncordo com vc, vai ter copa té dizer chega e muito mais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amigaa, a Copa me pegou em 1998, quando eu no alto dos meus oito anos, sentei e chorei implorando por favor que algum milagre fizesse Ronaldo entrar em campo e acabar com aqueles franceses. Foi um momento tão catártico pra mim que até hoje não consigo amar a França e Paris como toda garota normal - só consigo pensar em Zidane acabando conosco e destruindo meu sonho infantil. De lá pra cá minha relação com Copa do Mundo nunca mais foi a mesma e sou uma doida varrida que chora e se descabela a cada passe em campo.

    Quero muito falar sobre a Copa, na verdade estou há mais de semana tentado sem êxito. Assim que eu escrever, peço mimos. E #vaitercopasim #evaiterhexatambem!

    ResponderExcluir
  10. Amiga de Deus,

    Pra ser sincera, minha memória não é tão boa quanto a sua. Eu lembro dos meus encontros familiares pra ver a Copa, mas não tenho nítida diferenciação entre elas, não. Mas eu curto muito as lembranças dos encontros e eu adoro muito o clima que fica. Achei que esse ano seria diferente, pois não senti o ~clima de Copa~ com o qual sempre fui acostumada. TEM algo diferente. O povo tá diferente. E eu fico feliz com isso. Espero que estejamos diferentes mesmo. Ainda assim, curtamos a Copa. Ela já veio, agora é partir pro abraço. Outro dia li um tweet que dizia o seguinte: "Pensem na Copa como um filho que nasceu na hora errada; tudo errado, mas hoje (a abertura) é o batizado do bebê". Levei como lema, hahahah. Que venha a Copa e que ela traga muitas alegrias pra todos nós.

    P.S. Estou amando farrear no twitter com você!

    Beijos!

    Te amo

    ResponderExcluir
  11. Um ano a mais que você e isso me dá uma Copa a mais no currículo de lembranças, embora minhas lembranças da Copa de 94 sejam vaguíssimas. Meu pai diz que eu comemorava absolutamente todos os gols, independente de quem fosse. Eu me lembro de brincar horrores, por muitos anos inclusive, com as bolinhas que a Coca-Cola fez na ocasião (e também com as das Olimpíadas em 96, dois anos depois).
    Minha segunda Copa foi a de 98. Eu estava ansiosíssima. Passamos os primeiros meses de aula todos fazendo trabalhos sobre a Copa, pesquisando as palavras do Hino Nacional no dicionário e tudo o mais. Me lembro de assistir a todos os jogos com meus pais e meus tios e de chorar de soluçar na final. Daí, perdi o encanto com a Copa. Em 2002, eu acordava de mal humor para assistir aos jogos e acabava dormindo durante toda a partida. Só me rendi à Copa na final. Na Copa seguinte, eu simplesmente não me importava. Era uma adolescente chata, me isolava no quarto e ignorava a existência dos jogos. Em 2010, eu estava em São Carlos, primeiro ano de faculdade, e não tinha televisão. Assisti aos jogos do Brasil no Habibs perto de casa, com as companhias mais aleatórias possíveis. Assisti à eliminação do Brasil deitada no colo do namorado e voltei para a casa observando a desolação de todos, sem me envolver muito. Agora, essa Copa tem sido o máximo e você sabe. Tá tendo mesmo muita Copa. Que beleza! ♥

    ResponderExcluir