quarta-feira, 16 de abril de 2014

Os discos que marcaram a minha vida

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva de Abril do Rotaroots

Então, na verdade vou falar de CDs e não de discos, mas acho a palavra disco mais bonita, além do que, a fonte usada no título das postagens é cursiva, e usar duas letras maiúsculas seguidas  fica bem feio, #relevâncias. Tirando esse detalhe, o título é auto-explicativo e portanto, sem mais delongas, vamos lá.


Gente, esse CD. Antes, preciso deixar claro que foi com a Sandy que eu aprendi o que era idolatrar alguém, e digo que nunca mais na vida fui tão fã de algum famoso como fui dessa menina. Eu abraçava o CD, beijava a capa, e meu sonho era ser a Sandy. Tenho vários em casa, mas esse daí me fazia ficar horas sentada no sofá pensando que ela tinha sido criança também, e que isso era muito legal. Não seria a mesma pessoa que sou se não tivesse passado muito tempo na infância ouvindo "Maria Chiquinha" e "Abre a porta, Mariquinha". Isso sem falar do "Aniversário do Tatu" uô uô o camaleão queria namorar a onça no primeiro beijo ele dançou porque uma onça apaixonada vira fera enjaulada. Ai, gente, esse CD. 


Uns bons anos depois, eu decidi que estava na hora de sair da fase Sandy e gostar de alguma internacional que me desse mais status. Sim, fui dessas. E foi aí que eu conheci a Avril. Devia saber cantar uma música, mas comecei a dizer para todo mundo que ela era minha cantora favorita, e acabou que me convenci disso. No meu aniversário de 13 anos ganhei o Under my Skin de uma amiga, e passava muito tempo ouvindo-e-lendo-o-folheto para aprender a cantar. Se eu for fazer um comparativo, gosto mais das músicas de Let Go, ou até de The Best Damm Thing e Goodbye Lullaby. É. Talvez a fase que eu menos goste da Avril foi a fase Under my skin, mas foi nela que eu aprendi na raça a gostar da moça. E não dá para a gente descartar um CD que tenha "Don't tell me", né?


Esse daí é culpa dos meus pais, que compraram o DVD e vivam colocando para rodar nas sextas-feiras a noite lá em casa, enquanto comíamos pizza. Quando percebi, sabia cantar todas e gostava muito. Até hoje tenho pouquíssimas no IPod, não sei porque nunca parei para baixar. Mas de quando em quando me dá saudade, eu tasco o DVD no aparelho e continuo sabendo cantar todas.


Papai ganhou esse CD uma vez, em um amigo secreto. Eu e Helena queríamos ouvir alguns dos nossos CDs no carro, mas ele colocou esse dizendo que tinha "Eduardo e Mônica", que nós achávamos divertidíssima. Pedíamos para repetir toda hora, mas ele não deixava, então acabamos ~nos acostumando~ com o CD todo. Nunca dei tanto valor a esse CD, exceto nas férias de verão de 2004, quando eu e minha prima decidimos que iríamos decorar "Faroeste Caboclo" a qualquer custo, e fazíamos turno de quem usaria o folhetinho. Decorei, na época. Hoje, só consigo cantar se ela estiver tocando junto. Mas o que nunca imaginei foi que anos depois eu me apaixonaria completamente por essa banda e que teria uma playlist enorme deles no meu IPod. Nem lembro das músicas que estavam nesse CD, mas ele certamente foi um começo interessante.


Quando eu tinha 12 anos, ganhei meu primeiro IPod e, desde então, aboli CDs. Muitos podem considerar um ultraje, mas eu nunca tive muita paciência para ouvir um CD inteiro. Chegava na última música nervosa e impaciente, e descobri que o Shuffle musical era meu modelo de vida. Certamente um álbum completo tem seu valor, mas eu realmente não sou fã da atividade. Acontece que estava na casa da minha amiga passando férias, e ela tinha baixado o CD inteiro do Red. Coloquei meu IPod no Itunes dela e passei a pasta inteira para ele, sem pensar muito no assunto. E foi uma experiência incrível, porque eu só gostava de "We are never ever getting back together", mas comecei a descobrir as outras enquanto elas tocavam sem querer no shuffle. Quando percebi, gostava de todas, e passei alguns bons momentos ouvindo o CD inteiro de uma vez, levando um susto quando acabava, de tão delicioso que era. Foi interessantíssimo sair um pouco do modo shuffle, aliás, e essa, certamente, é minha fase preferida da TS, embora tenha muitas músicas das outras fases dela também e ser eternamente apaixonada por "You belong with me" e "Love Story".

9 comentários:

  1. Antigamente ser fã era mais difícil... a dois anos atrás eu ainda tinha uma pasta gigante de matérias sobre Sandy e Junior TODOS os CDs e sabia cantar todas as letras das musicas ouvia com as amigas pois escondida eu ouvia Chiquititas rs (adorava a novelinha mesmo sendo julgada por ser infantil eu tinha 11 anos... o0)

    Kid abelha e Legião Urbana são bandas "adolescentes" tu só começa a ouvir quando entra nessa faixa etária... ganhei esse CD em um amigo secreto depois disso comprei os outros CDS da Legião

    ResponderExcluir
  2. Tirando a Taylow Swift, ouvi todos os outros discos que você listou...esse acústico do Kid Abelha é perfeito, um dos melhores discos já lançados pela banda, eu acho...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que pérola esse cd da Sandy, amiga! Hahahaa
    Eu sou mais baby, né, então quando eu conheci os dois eles já eram grandinhos, acho que por isso a fase kids nunca fez muito minha cabeça. Sempre cantei Maria Chiquinha e Abre a Porta Mariquinha nos karaokês da vida, mas não era o que mais amava quando era criança não.

    Amiga, achei graça que você citou os discos mas no final da maioria você disse depois que não lembrava muito das músicas e que nem era seu favorito, hahahaha <3 Como não amar essas bananadas?

    E Red, pelo amor de Deus, até você que é da geração shuffle tem que reconhecer que é uma obra prima. Tudo nele é certo (mentira, eu morro de preguiça das últimas músicas, mas isso é um detalhe irrelevante).

    beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Sandy & Junior: patrimônio histórico dessa país. hehehe
    Tô surpresa que até agora ninguém citou o meu preferido deles. Era aquele da fase preto e branco. Lembro do dia em que comprei e do dia em que eu rachei a capa sem querer e me senti a pessoa menos merecedora do mundo. Ai, como eu amei Sandy & Junior.
    Amei demais o Under My Skin também, mas o Let Go é um clássico. Como não amar um CD cujo primeiro single chama "Sk8er Boi"?
    MINHA MÃE TAMBÉM AMAVA ESSE DVD DO KID ABELHA!!!!!! DESTINOS!!! Ouvia pelo menos uma vez por semana. Mas o do Legião dela era o Acústico MTV e eu amei muito aquele CD. Primeiro contato. Se bem que ela tinha quase todos os CDs deles e eles foram uma realidade na minha vida.
    Por favor. Red é o melhor álbum da TS. Todas as músicas anteriores são humilhadas pelo Red, mesmo que eu ame as anteriores (e eu amo. Long Live, pfvr).
    Suas escolhas são tão você. <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Talvez eu tenha sido uma criança que deu errado, pois eu não curtia mto Sandy&Junior. Nem Avril eu curti mto mtoo assim de comprar CD e tudo. Agora, Legião tem na minha lista também e eu poderia colocar todos os discos deles, pq são maravilhosos e marcaram o início da minha adolescência pra frente.

    ResponderExcluir
  6. ESSE CD DO KID ABELHA que eu achei que ninguém mais tinha além de mim??????? COMO NÃO TE AMAR MAIS pesquisar
    Esse CD foi um clássico na minha adolescência, pfvr. Cantava alto todos os dias. hahahaha
    Te amo!

    ResponderExcluir
  7. Você levou um pouco para os anos 90 com Kid Abelha e Sandy Jr. Como se esquecer da música do Power Rangers? Ou do Vamo pular? Me lembra uma infância feliz!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Vivemos em um mundo em que 99% das meninas queriam ser a Sandy, inclusive eu. Mas o CD que mais me marcou foi o Quatro Estações, eu achava o máximo ficar trocando as capas e cantar pela sala segurando qualquer coisa que se aproximasse de um microfone.
    Também tive uma fase Avril, e apesar de não ter durado muito, algumas músicas ainda estão no meu celular. E quanto ao acústico do Kid Abelha eu tinha o DVD e aqui em casa a gente nunca parava de escutar. Mesmo. Até os vizinhos já comentavam e cantavam junto, hahaha
    Adorei sua lista :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Adorei os seus discos e me bateu um arrependimentozinho aqui por não ter feita essa BC. Eu estou num meio termo entre você e quem gosta de CDs. Eu gosto de ouvir um álbum completo, na ordem e tudo o mais. Mas prefiro a praticidade de ter tudo no computador, não tenho paciência para procurar a caixinha, pegar o CD, colocar no drive, dar play, depois tirar do drive, voltar pra caixinha... Que trabalhão!

    ResponderExcluir