terça-feira, 22 de abril de 2014

Nunca vou ler todos os livros que quero

Esse post é mais uma reflexão retórica do que qualquer outra coisa. Tudo porque eu nunca fui de ser muito consumista, mas a primeira vez que me vi quase no vermelho na vida foi porque tinha passado da conta e comprados livros demais. E ainda assim não tinha perdido muito tempo refletindo sobre o fato, até que minha brilhante amiga fez um vídeo para seu canal falando sobre o fato de ter muitos livros não lidos na estante e ainda assim, continuar comprando.

Acho que vai de cada um medir a quantidade de não lidos que é ideal para si, e não que isso seja imutável também. Tenho amigas que compram 1, leem, compram outro. Eu jamais conseguiria fazer isso. Me dá uma angústia existencial a possibilidade de acabar um livro e não ter outro me esperando. Da mesma forma, tenho amigas que chegam a 100 livros não lidos, e isso me dá o mesmo nível de angústia: me imaginar devorada por eles sem nunca conseguir dar conta. Minha média é de 8 não lidos em cima da escrivaninha. Sim, porque eles só vão para a estante depois de lidos: tenho medo de guardá-los lá e simplesmente esquecer que não os li.

Mas até aí, ok. O que mais me pegou de tudo foi que Tary disse que adquirindo um livro você adquire um mistério, e isso faz valer o preço. E eu pensei que, GENTE! Como eu nunca tinha pensado nisso? A roupa você experimenta antes de comprar, para não gastar dinheiro com algo que não vai gostar. Sapatos idem. Pelo menos geralmente é assim. Agora, e o livro? Você lê a sinopse e seja o que Deus quiser. Pagar quarentão em algo que você ainda vai descobrir se gosta é uma fé muito grande na literatura. Parei para pensar nisso e achei que é realmente algo interessante. Ao menos é uma desculpa para mim mesma de que é uma forma de consumo diferente do convencional. Já pararam para pensar? Bom, no mínimo vale o questionamento! E não deixem de conferir o vídeo dela, que para a maior comodidade de todos já está incorporado aqui, e que para os mais preguiçosos, tem só 5 minutinhos!


7 comentários:

  1. nenhum tipo de arte podemos consumir por inteiro acho... estou nesse dilema os livros não sobem para a prateleira se eu não lê-los é "batata" que irei esquecer... comprei uma estante nova (Os livros ficaram mais visíveis hehehe) mas quero "debreiar" nas compras comprei 3 sendo que 5 livros estão me esperando para ler... mas tem um livro que ainda vai ser lançado pela intrínseca... que quero muito! rsrsrs ta vendo...

    ResponderExcluir
  2. Eu compraria todos os livros que quero se o dinheiro me permitisse, mas como não posso, vou comprando aos poucos. Tenho sempre alguns na fila de espera porque não posso lidar com a falta de livros e também não gosto de ter só uma opção porque nem sempre a gente combina com o livro disponível no momento, né? Gostei do vídeo, essa coisa de comprar um mistério é tãoooo verdade! haha
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu compro uns três, leio, e depois compro mais.
    Também me dá desespero ver mais de oito livros não lidos, mas não vou mentir, se eu tivesse dinheiro compraria uns 10 livros de uma vez só. <3
    Coisa louca, né? rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Tarine Zottino, nosso orgulho.
    Sou meio como você, Banana, gosto de sempre ter coisas pra ler, mas que não sejam coisas demais, aquele tanto enorme que me deixa perdida. Não tenho um critério muito definido, quando me dá muita vontade de algum eu vou lá e compro e é meio que isso. Sem muita filosofias envolvidas. Mas também me apaixonei por essa ideia que a Tatá trouxe, dos livros serem promessas. Achei lindo. É a gente apostando com o acaso de uma boa história, dando nosso tempo e concentração na esperança de que aquilo vingue e nos mude pra melhor.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  5. Amiga, fiquei extremamente emocionada quando vi esse post <3 Como eu disse, ser divulgada num dos meus blogs favoritos e por uma das minhas pessoas favoritas, não tem preço. E adorei você ter abordado a parte dos mistérios porque foi uma verdade que me ocorreu enquanto eu pensava sobre o que falaria no vídeo, super espontaneamente, e fez todo o sentido no mundo na minha cabeça. Obrigada de novo <3 <3 Amo muito você!
    P.S: 8 dias!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza eu vi o vídeo!
    Também não aguento não comprar livros, mesmo que fiquem na fila de leitura. Minha fila não é mto grande também, chega à 10, mas 100 é absurdo! Acho que eu choraria!
    Realmente, você tem razão. A gente gasta com algo que não sabemos nem se vamos gostar. Nunca pensei nisso, apenas compro quando me dizem que é bom. Mas agora vou aderir a biblioteca pública, mas assim como a Tary comentou no vídeo, eu também adoro tê-los na estante, chamar de meu.

    ResponderExcluir
  7. Ontem compartilhei no facebook essa frase: "Nunca vou parar de comprar livros, nunca vou ler todos os livros que tenho pra ler. Nunca terei dinheiro, mas sempre terei livros", e acho que essa é a minha frase da vida! E a ideia da Tary, de que ao comprar livros se compra um mistério, é realmente bonita e inspiradora. Não ligo de ter livros não lidos na estante, acho que isso só aumenta a minha expectativa com relação a eles. Outra que adoro olhar para minhas estantes e ver todos os meus livros lá, bonitinhos, só esperando para serem (re) abertos, me dá uma espécie de satisfação saber que já li tudo aquilo e que ainda tem muita coisa boa por vir. E, sério: corujas, livros, lilás e um nome que soa quase como o meu? HUAHUA, Tary é quase um duplo meu, achei divertido de descobrir. :D

    ResponderExcluir