segunda-feira, 3 de março de 2014

O young adult da capa bonita

Eu acho que dificilmente serviria para ser crítica de algo. Não que eu não saiba ter uma opinião imparcial sobre as coisas (tirando Harry Potter e Noviça Rebelde, que não têm defeitos), mas é porque eu amo amar. Se eu pretendo odiar alguma coisa eu nem pego para ler ou assistir. Se eu pego na mão, é porque eu quero gostar. Não tenho paciência para ser sadomasoquista e entrar de cabeça em alguma coisa que só vai me fazer reclamar, e fico muito feliz quando sou surpreendida no caminho. Digo, quando encontro muito mais do que eu espero. Foi isso que Haley Tanner conseguiu fazer comigo em Vaclav & Lena.

Esse livro chegou às minhas mãos por motivos de uma promoção aleatória na Submarino. Fui fazer uma catada de librinhos que eu andava querendo e a Tary disse que ela e a Dedê tinham resolvido comprar também um tal de young adult com nome difícil e capa bonita que estava bem baratinho. Pensei que quase de graça até injeção na testa e que os livros da Intrínseca não costumam me decepcionar. Coloquei o livro na minha cestinha também.

Logo mais ele chegou em minha casa acompanhado de A vida em tons de cinza e Jardim Secreto. Eu coloquei o coitadinho na minha pilha de não lidos e pensei que podia ficar para algum momento. Não fiz questão nem de decorar o  nome dele. Vaclav & Lena dava muito mais trabalho para falar do que simplesmente YA de capa bonita.

Eu nunca decido ordem para os meus não lidos. Eu termino um, vou até a pilha, e deixo ela me encarando até que algum livro me chame. E acabou que Vaclav & Lena me chamou antes do que eu pensava que chamaria, e eu peguei o bichinho assim, limpa. Sem expectativa e sem preconceito nenhum. E gente, que surpresa.

O livro realmente não tem nada demais, e se tem uma coisa que eu admiro nesse mundo é despretensiosidade. Haley foi tão pura em sua narrativa que não tem como não se sentir íntima dos personagens, tão simplesmente sinceros. E é impressionante como essa simplicidade chega no leitor. Eu sentia todos os cheiros que ela descrevia, bem como a menor mudança de humor dos personagens.

A história fala, obviamente, de Vaclav e Lena, dois amigos, ambos imigrantes russos nos Estados Unidos, mas com histórias de vida bastante diferentes, que se conheceram aos 5 anos e se separaram aos 9. O livro se divide 4 partes. Começa com os dois juntos, depois conta a parte de Vaclav separado de Lena, a parte de Lena separada de Vaclav, e então, os dois juntos novamente, quando se reencontram depois dos anos que passaram separados sem chegarem realmente a se separar. Mas eu posso falar horas a fio sobre essa obra e nunca vou conseguir expressar a emoção que eu senti no final, porque não posso contar.

Só adianto que faltavam 3 páginas para acabar o livro e eu estava sentada pensando que a história ia terminar sem rumo nenhum, e que com o parco número restante de páginas, a moça certamente apelaria com um final clichê e mal resolvido.  Levei um soco tão lindo na minha cara que tenho vontade de abraçar a autora toda hora que lembro. Arrisco dizer que o último capítulo desse livro descreve melhor a palavra sublime do que qualquer definição de dicionário. E eu me peguei com o olho cheio de água pensando que realmente, existem muitas vezes na vida em que as pessoas merecem mais do que a verdade têm.

vaclav
Sem assistente não existe mágico

15 comentários:

  1. Me senti abraçada por essa "resenha" sem nem ter lido o livro e é claro que fiquei super curiosa pra conhecer a história. Também não gosto de pegar nada pra odiar, gosto de amar as coisas também, haha. Mais um livro pra lista de 'quero', argh. Vamos lá.

    querido-diari1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mais livros pra minha listinha, ahhhh! <3

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh que curiosidade! Mais um livro pra minha lista! haha Ana assim como você eu também adoro despretensiosidade. Adoro seu espaço, você escreve maravilhosamente bem!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca decido ordem para os meus não lidos. Eu termino um, vou até a pilha, e deixo ela me encarando até que algum livro me chame. ... e eu peguei o bichinho assim, limpa. Sem expectativa e sem preconceito nenhum.

    Acho essa uma ótima dica para leitura!

    ResponderExcluir
  6. Aninha querida, AMO vir aqui e encontrar dicas de leitura. E suas resenhas são sempre tão especiais... bjinho e obrigada ;)

    http://priblazko.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adivinha quem chegou? Isso mesmo! Eu! A amiga descuidada que não te mimou ainda mas jamais deixaria de mimar um post sobre VACLAV & LENA!

    Nós já surtamos por causa desse livro, mas só de ler seu post todas as sensações que tive ao ler voltaram rapidinho. Os cheiros, as cores, as emoções, a agonia daquele final aparentemente clichê e, principalmente, a mágica de um fim inesperado.

    Se algum dia você for abraçar a autora por esse final, me leva com você?
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  8. "Sem assistente não existe mágico"
    Esse YA de capa bonita entrou na minha lista dos desejados por causa dessa frase e dessa sua resenha convidativa.
    <3

    ResponderExcluir
  9. Bananástica, que delícia de resenha!
    Esse YA da capa bonita estava naquela cestinha nunca comprada que também continha o meu Jardim Secreto, sabe. Livro bonito (e agora descubro que também é bom) por R$4,90 e eu esquecendo de levar o carrinho pro caixa. Me ame por isso, por favor.

    Me interessei por ele também sem saber da sinopse, só porque achei o título legal e já pesquei alguma referência russa aí pra eu amar. Saber que é uma história de encontros e desencontros, tema que adoro, me fez ficar com mais vontade de comprá-lo logo e pfvr, batendo a cabeça no teclado pela minha memória fraca.

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  10. ai amiga, que delícia de ler esse post. poucas coisas me interessam tanto quanto livros e eu já tinha visto essa capa por aí e fiquei com muita vontade de ler depois da sua descrição. principalmente sobre o fim - AMO ser surrada por um livro. pode me chamar de masoquista. rs

    beijos e amor! ♥

    ResponderExcluir
  11. Ouvi falar faz pouco tempo, minha amiga leu, gostou. E agora com seu post fiquei curiosa e com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, agora fiquei com vontade de ler. Adoro ler algo despretensioso e ser surpreendida. Gostei da temática, duas pessoas que se conheceram na infância e que depois de muito tempo se reencontram. Vou adicionar à minha lista infindável de leituras a serem feitas. :)

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de resenha, amiga. Eu quero mutcho!
    Achei um doce o nome, a capa bonita, e a história até então simples e despretensiosa.
    Já está na minha lista (lista mental, porque o Skoob coitado...) de preciso ler para ontem!
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  14. Ai, dona Ana Luísa, tô na maior ressaca literária da minha vida inteira e essa sua resenha incrível me deixou com vontade de abandonar tudo e sacar o livrinho da estante. Tô pasma com a nossa sorte porque ele é o mais barato que eu tenho e calhou de ser bom!!!! Amo quando a gente subestima o livro e ele nos estapeia. Ainda mais considerando o quanto que a gente não deu nada pra Vaclav e Lena, né? Espero gostar tanto quanto você. Te amo <3

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar desse livro, mas a forma que você o descreveu foi tão bonita que não pensei duas vezes antes de colocá-lo na lista de livros pra ler O QUANTO ANTES! :)

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir