sexta-feira, 7 de março de 2014

Late mais alto que daqui eu não te escuto

Ou: O dia em que eu levei as crianças para pular pulei carnaval.

Eu pulei carnaval pouquíssimas vezes na minha vida. Que eu me lembre foi uma só. Eu tinha, sei lá, uns 10 anos, comprei uma fantasia de mulher gato (sim) que consistia em um maiozinho amarelo com vermelho (sim) e uma máscara de olho de gatinho preto estilo Tiazinha (sim) e lá fui eu ferver no clube, junto com meus pais e minha irmã devidamente vestida de Índia. Lembro que eu passei alguns minutos felizes, mas logo a coisa toda miou porque caiu daquelas espumas no olho da minha irmã, e minha memória me falha, mas eu meio que curtia um espírito de porco, e tinha comprado um tubo de espuma para mim, então existe uma leve porcentagem de chance da culpa ter sido minha. E a mera possibilidade não é um blefe, eu juro que não lembro exatamente. Só sei que a farra acabou cedo e que eu acabei no banheiro do clube tomando banho e provavelmente uma semana depois ainda caia confete da minha pessoa, porque gente, confetes.

Falei falei falei e não falei nada. Só queria contar que esse era mais um carnaval que eu não iria pular, e eu também nem fazia muita questão porque tcharam não fui acostumada a fazer isso. Acontece que na terça-feira eu ia ao cinema com minha amiga e acabou miando, então acabei refém de uma priminha de 4 anos que me abraçou e disse: Lu, não é que você vai pular carnaval comigo? E eu, inocentemente achando que a menina iria pular carnaval no meio da própria sala disse: Mas é claro!

Não era no meio da sala. A mãe delas é super animada, uma característica que eu vivo anotando no meu caderninho mental de inspirações para quando eu tiver as minhas crias. Gente, imaginem uma terça-feira nublada, com a maior cara de domingo, em que (no caso dela) você acabou de pegar horas de estrada com trânsito e com duas crianças no carro. Você vai passar a tarde de pijamas ou vai levar suas filhas para PULAR CARNAVAL? Eu provavelmente passaria horas de pijama, mas como eu disse, a Cínthia é animada. E eu entro em que parte da história? Ah sim, na parte em que eu inocentemente prometi para a criança que eu iria pular carnaval com ela. Então quando a Cínthia mencionou que ela estava procurando um clube com matiné para as meninas poderem foliar eu pensei que a p***a era realmente séria, a Inês já estava morta e eu comecei até a me animar junto e pensei que pelo menos um dia de feriado salvaria o meu carnaval de Oscar, livros e edredom.

Preciso mencionar ainda que na minha família paira toda uma aura de gente pessimista, e que enquanto eu almoçava me preparando para o programa da tarde, ouvia meu tio falar a cada cinco minutos, religiosamente, que ia estar tudo desanimado e vazio, e que íamos perder tempo, e que o carnaval já estava acabando, e que, e que, e que insira aqui um motivo para a sua pulada de carnaval infantil dar errado. Mas a Cínthia, como eu ia dizendo, é MUITO ANIMADA, e nada miaria sua vontade de levar as filhas para foliar. E eu, a essas alturas, olhando para uma Bela e uma Branca de Neve,  já estava tão apaixonada pela ideia que estava fazendo figa para os pessimistas estarem errados.

Chegando no quarteirão do clube, já conseguíamos ver uma porção de pais pela calçada carregando filhotinhos fantasiados. Alguns, mais animados, estavam até meio fantasiados eles mesmos, como a mãe com tiarinha da Minnie e o pai com chapéu de Octorbefest feat. suspensórios vermelhos. Nota mental para quando eu for mãe: Ser animada, levar os filhos para pular carnaval e utilizar adereços.

Na entrada do clube… fila para comprar ingresso. Comecei a ficar com um leve medo do que iria encontrar lá dentro. Entramos depois de uns 20 minutos e… confetes. Confetes, confetes, confetes, mesas e mais mesas cheias de pais, cama elásticas, piscina de bolinha, tubos de espuma e serpentinas para tudo quanto era lado. Respiramos fundo e fomos desbravar o universo com as crianças. 5 minutos depois estávamos no meio da pista. Eu e a Cínthia já estávamos segurando o Tchan e as crianças estavam, as duas, de braços cruzados olhando para a nossa cara, bravas, porque tínhamos passado direto pelas camas elásticas. Voltamos para a entrada.

E assim foi, minha gente. Comemos pipoca e algodão doce na faixa enquanto dançávamos músicas nada educativas e ortodoxas e as crianças se matavam na piscina de bolinhas ou tacavam confetes uma na cara da outra. Tentei ensinar a Anna os passos de alguma dança errada que nem lembro mais qual era, e se alguém me perguntar eu vou responder que até Mamonas Assassinas e Macarena eu dancei. Nota mental número 02: Voltar ao dia da minha formatura e exigir ao DJ que toque Macarena.

Sobre o título do post? Ah sim, é que era uma matiné de carnaval, né. Para as crianças. E tinha um milhão de Branca de Nevinhas, Rapunzéizinhas, Homem-arainhos, batminhos e coisa e tal. E eles até tocaram umas marchinhas também, alguém aí lembra da cabeleira do Zezé será que ele é? Então. Mas no meio disso, juro, gente, eu estava dançando na fila do algodão doce e escuto bradar pelo salão beijinho no ombro pro recalque passar longe e todo o resto da música que vocês conhecem muito bem e nem finjam que não. Era uma matiné infantil, gente! Quando eles anunciaram que depois das 23h começaria a de adultos eu juro, fiquei com medo. Mas fui para casa às 19h, enquanto as meninas perguntavam porque essa festa não tinha lembrancinha (!), eu e Cínthia tínhamos confete até nas nossas almas, e a única coisa que ecoava no meu ouvido era que pau que nasce torto nunca se indireta. Pulei carnaval, galera!

minas
Desejo a todas inimigas vida longa

7 comentários:

  1. Hahahahahahaha!
    Que delícia que deve ter sido, amiga! Fiquei com vontade de estar lá contigo e com as crianças todas fazendo farra.
    Achei desnê tocarem Valesca, mas se tocavam É o Tchan quando éramos crianças, nos nossos próprios aniversários, então porque não, né?
    Beijinho no ombro, amor de Analu <3

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente morta com a legenda e o título.
    Segundamente, copiando todas as suas notas mentais, porque pais animados realmente fazem a diferença na vida das crianças. Sei disso porque os meus nunca foram animados (minha mãe era do tipo que propunha a brincadeira 'vamo ver quem dorme primeiro?") e veja só a pamonha inerte na qual eu me tornei.

    Confesso que invejei seu carna-criança pouco ortodoxo. Sempre tive vontade de pular um carnaval moleque e civilizado, porém com Valesca e É O Tchan! Meus pais nunca me levaram na matinê do clube, e na única vez que ameacei curtir um carnaval de rua, fiquei traumatizada antes de chegar na festa. Aí desisti de vez, mas sempre invejo as maquiagens brilhosas, as fantasias e os confetes da galera da internet. Se eu morasse em Curi certamente estaria com vocês cantando DOMINGO ELA NÃO VAI NÃO VAI NÃO VAI e outras pérolas do nosso cancioneiro farofa maravilhoso.

    E pfvrrrrrrr essa Nina de Branca de Neve ruiva. Apenas não sei lidar.
    E essa carinha de Anna Beatriz sapequíssima? <3

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    AHAHAHAHAHAHA um beijo pra sua Cínthia, A animada, porque minha mãe sempre foi exatamente assim. Minha mãe e meus tios — os pais do Arthur, antes de terem 3 filhos da pá virada. Eu já fui Tiazinha, já fui Minnie, já fui muitas coisas pelas ruas de Guarapari no Bloco do Cachorra Doida (Cristo-Rei-Que-Vergonha-Disso), com direito a muita espuma e aqueles papéis que grudam na cara da gente que já tá cheia de espuma. Eu me esbaldava, era a maior festa.

    Du-vi-do que eu serei animada assim com os meus filhos. DU-VI-DO. Eu juro que curtia quando me levavam, mas daí EU levar os meus filhos?! Ah, amiga, só se tu me forçar mesmo, dizer: "Vamo, vai ser legal, pensa nas memórias que teus filhos terão quando crescerem" mesmo. Com chantagem, só assim. Porque haja saco.

    Mas, ó: suas priminhas vão lembrar da Analu pulando carnaval com elas, exatamente como eu lembro dos meus tios — antes de Arthur, Luisa e Larissa — comigo em Guarapari. São boas memórias, eu juro. São memórias de amor mesmo <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, você se vestiu de mulher-gato na infância e eu de bat-girl <3 Morro saudade dessa história de fantasias de carnaval porque isso meio que não existe mais e é uma das coisas mais legais da folia.

    Meus pais são MUITO animados, até mais do que eu às vezes, então tenho muitas lembranças de matinês e depois de velha, dos carnavais de Fátima do Sul. Se eu pudesse pularia todo ano, pena que não dá pra folgar sempre.

    Queria dizer que amei suas desventuras e a foto da Marininha que você colou no whatsapp é uma das minhas favoritas do seu Instagram inteiro. Mostrei pra minha família INTEIRA.

    AMO VOCÊ <3

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, criança é sempre uma alegria na vida da gente né? Eu, ainda com 18 anos, já troquei fralda e coloquei pra dormir quase dez primos e um irmão e por mais trabalho que dê é sempre um presente. Eu não gosto de carnaval, mas quando é assim, tipo o seu, eu adoro. (Mesmo que toque beijinho no ombro, lepo lepo e afins, hahaha).
    Adorei seu blog e essa ideia genial de colocar os títulos com letras de música <3
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Que fofura de post!!!! hahaha
    Nunca fui fã de pular carnaval, mas quando era pequena fui umas 2 vezes em matinês com minhas primas e nossos pais que, olha, foram momentos impagáveis, lembro com carinho até hoje.

    Quero muito ser uma dessas mães animadas, mas sinto muito "medo" de não conseguir, minha natureza é meio que ficar de pijamas e não sai pra levar as filhas pro carnaval, hahaha, mas vamos ver se consigo contrariar a natureza.

    As fotos ficaram lindas. <3 E... Valesca numa matinê infantil, QUE MUNDO É ESSE. HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  7. Hahahaaha realmente o carnaval dessa cidade continua a mesma coisa..
    pois sou daqui e lhe afirmo que é assim ainda !!!

    ResponderExcluir