sábado, 6 de outubro de 2012

PartyHard literária

10

Eu já gosto de um fervo né. É. E eis que surgiu um fervo novo no meu blogroll esse mês, que eu nunca tinha ouvido falar porque sou desatualizada, porque segundo fontes confiáveis, a brincadeira rola 1 vez por ano. Eu sei que me apaixonei pelo nome do blog organizador, porque gente, HAPPY BATATINHA é algo extremamente genial. E aí comecei a ler as respostas pipocando por aí. E fiquei bem confortável, sentadinha em cima do muro, sem saber se entrava ou se corria da brincadeira. Porque eu não queria ter que postar todos os dias de outubro, ainda mais sobre o mesmo assunto. E então eu fiquei ali parada matutando em cima do muro enquanto a água os livros rolavam embaixo da ponte. Só que a gênea da Anna, além de ser uma fonte confiável, teve uma ideia brilhante! A de reunir as respostas do meme por semanas, e postar 7 respostas em um post só, uma-vez-por-semana! E aí, claro, eu grito, arranco os cabelos, penso em como diabos não tinha pensado nisso antes, faço cara de gatinho do shrek, agarro na barra da calça da Anna e peço para copiar a ideia. O bom é que eu faço questão de dar os créditos. Então, lá vamos nós, às 7 primeiras perguntas do meme! (Adoro como eu consigo ser prolixa em parágrafos introdutórios. Só que não.)

01 - Que livro você está lendo? Sobre o que é? Você está gostando?

cotoco

Sim, podem rir. Comecei terça-feira de noite a ler um livro chamado Cotoco. Brilhante. Mais genial que o título só o motivo desta intitulação. Mas tenho que confessar que tirando o fato desse título me fazer ficar roxa de vergonha quando as pessoas perguntam que livro eu estou lendo, eu estou me divertindo. Porque assim, comprei de bobeira, na bienal, no meio do fervo, porque ele estava custando míseras 5 dilmas. A Marie notou ele ali, custando tão pouquinho, eu saiu DISTRIBUINDO Cotocos para todas que ainda estávamos na fila. E mesmo com uma pequena pilha de livros no colo, adicionei mais esse, porque uma infame só não faz verão, então somos infames todas juntas.

02 - Qual o último livro que leu e qual o próximo que lerá? Fale um pouco sobre eles.

porisso

Me animei toda pra embarcar nesse livro, porque quem escreveu é o mesmo autor de Desventuras em Série, e cara, eu amo essa série. Pra completar, a Marie (novamente, acho que ela anda recebendo pra fazer propaganda) leu esse livro tinha um tempinho, e estava praticamente trabalhando em um processo de lavagem cerebral para que todas lêssemos. Pintou aí o amigo secreto literário de aniversário da máfia, e a linda da Gab me mandou de presente. E eu amei ganhar. Acarinhei e cheirei horrores, porque o cheiro das páginas dele é delicioso. E ele é esteticamente LINDO. Todo ilustrado, eu ficava minutos sem conseguir virar as páginas, só pra namorar as ilustrações. É, a essa altura todo mundo já percebeu que eu estou enrolando. Eu dei 3 estrelas pro livro no Skoob por causa das ilustrações, senão, tinha dado duas. O livro é lindo. De ser folheado. Mas não gostei do texto! Achei fraquíssimo! Totalmente não Lemony Snicket. Acho que o Daniel se dava melhor atuando como seu pseudônimo. Ou não, pode ser cagada da tradução também, mas não sei. Como eu disse antes, a Marie amou o livro. E eu amei ter ganhado da Gab. E amei pra sempre a estética do livro e o cheiro dele. Mas, infelizmente concluo: poderia ter passado sem o texto.

linhas

O próximo livro que eu vou ler foi um ato totalmente impulsivo, do qual eu ainda não me arrependi. Porque eu estava sem nada pra fazer, achei a resenha desse livro no blog da Honey Pie, achei a capa dele maravilhosa e a história muito bonitinha. Pra completar, ele estava em promoção no site das Livrarias Curitiba. Aí eu fui lá e comprei, ué. Estou feliz da vida porque descobri que o site das Livrarias Curitiba vive em promoção, e que eles entregam super rápido. E me apaixonei ainda mais pela capa do livro quando recebi ele nas mãos. Então, to pagando pra ler. Tomara que seja bom!

03 - Como você escolhe seus livros? Por autor? Por indicação? Por sinopse? Fale sobre isso

Que pergunta difícil! Eu acho que não sou muito difícil de decidir livro. Eu queria ler o mundo. Então eu procuro algum motivo que me faça querer ler o livro, e não algum motivo que me faça não querer. Então eu posso querer ler pelo título, pela capa, pela pessoa que indicou, pelo autor, ou simplesmente porque eu acordei inspirada e me deu vontade. Por mais que eu me ferre algumas vezes, gosto de seguir minha intuição. Porque eu não gostava de livro de poesia, até o dia que acordei com vontade de ler Florbela Espanca só porque o nome dela era incrível. E então no dia seguinte eu estava com a poesia completa dela em mãos. E o resto.. vocêssabem.

04 - Você costuma ler livros só por que estão em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo ou segue seu próprio estilo de leitura?

Não tenho nada velado contra ou a favor de bestsellers! Mas sempre fico curiosa quando eles fazem boom, e então, procuro saber se o assunto me interessa ou não. Confesso que gosto de me apaixonar junto com a galera e de repente estar empolgadíssima com um assunto que todo mundo quer falar sobre. Tipo com A Culpa é das Estrelas. Fui da onda do Harry Potter, da onda do Crepúsculo, e da dos Jogos Vorazes também. Mas se não me interessa, eu não leio só pra entrar na onda. Tipo com 50 tons de cinza. Não me apeteceu, não vou ler. E é isso!

05 - Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja favorito?

Eu cresci viciada na banca de jornal, lendo o máximo possível de gibis da Turma da Mônica que eu conseguia convencer meus pais e meus avós a me comprarem! E eu achava que não ia sair dessa fase nunca, quando de repente, parei de comprar. Sinto uma nostalgia gostosa quando passo pelas banquinhas e vejo aquilo, mas resolvi comprar uns 2 esse ano e não terminei de ler o primeiro. Talvez eu não estivesse inspirada na hora. Ou talvez, infelizmente ou felizmente, as fases passam.

06 - Um livro que todos deveriam ler ao menos uma vez.

Eu podia citar uma porção dos meus livros favoritos no mundo todo. E olha que eu tenho. Mas sou obrigada a tomar uma decisão e indicar um livro que passa uma mensagem que é superior ao fato de eu simplesmente amar o livro com todo o meu coração. Não sei se a mensagem só é tão importante pra mim porque eu tive que me mudar de cidade muito nova e aprender a lidar com as dores da distância ainda menina, mas eu acho que Longe é um lugar que não existe é um livro extremamente necessário pra vida. Porque foi nele que eu aprendi que não existe o fato de você estar indo até um amigo; se quer está com ele, já está. E isso acalma o coração.

07 - Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria?

Sabe que eu acho que já. Mas um sonho extremamente abstrato, do tipo, sonhar em pegar na livraria um livro escrito por mim. Isso e apenas isso. Nunca consegui levar a sério nenhuma vaga e possivelmente concreta ideia de algo que poderia ser o mote de um livro meu. E pra ser sincera, não sou boa com histórias longas. Acredito que eu tenha um talento bem forte de me perder imensamente no meio dela, e deixar coisas pra trás, detalhes perdidos, sem nexo.. Se um dia eu lançar um livro, provavelmente será de contos! O que implica no fato de que eu tenho que aprimorar e muito minha habilidade de contista. Por enquanto eu tô mais na onda do: “Quer dizer que preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro, né.. O blog conta?”

13 comentários:

  1. Ganhei "Por isso a gente acabou" e mal posso esperar para ler. Espero que não me decepcione como você :(
    A maioria dos meus livros, desde que a Máfia surgiu, eu tenho lido por indicações de vocês, sabia? Não que eu leia muito - oi, terceiro ano! - mas, assim, sempre compro livros que vocês dizem que leram/vão ler. Adoro quase todos <3
    Sempre quis escrever um livro!!!!!! Mas nunca seria de contos. Ainda tô esperando ter um sonho sensacional e escrever um romance...

    Beijos, amiga! <3

    ResponderExcluir
  2. Party Hard literária: te amo.
    Tô louca pra ler o Cotoco e sinto que vou curtir pra caramba, porque a Tati Feltrin gostou e se divertiu horrores e eu confio muito nela. E agora você tá curtindo também, pra completar a brincadeira. Só preciso arranjar um momento especial pra ele, ainda não senti que a nossa hora chegou.
    Quanto ao Por Isso A Gente Acabou, dei uma desanimada enorme. Normalmente nossos gostos são bem parecidos, e ver você falar que o texto é meio ruim me brochou legal. Só lerei se conseguir pegar emprestado de alguém ou então ganhar, porque gastar dinheiro com ele, já não sei.
    Fiquei magoada com o fato de você ter abandonado a Turma da Mônica. Eu sou muito fã <3 Não compro gibis há muito tempo, mas sempre dou um jeito de reler os meus. Lembro que uma vez eu e o Matheus tivemos um SURTO de Turma da Mônica e aí eu levei todos os meus gibis pra ele e ele me levou os dele e ficamos trocados por algumas semanas e foi mágico. A gente passava a aula inteira lendo gibi. Adoro ir na casa dos meus primos e ler as revistinhas novas, só que ABOMINO a Turma da Mônica Jovem.
    E eu acho tão lindo ter o Longe É Um Lugar Que Não Existe aqui na minha estante <3 Acho lindo porque o que eu tenho era do meu pai e eu roubei, e acho lindo porque é um livro lindo pra você e a Tary tem também e ai meu Deus como somos bichonas patéticas <3
    beijos

    ResponderExcluir
  3. AMEI o post, sério! Acho que vou acabar respondendo essas perguntas quando eu tiver tempo - não sei quando será isso - meu blog anda até abandonado ultimamente e isso dói o coração, nem tive tempo de mimar ninguém, mas pra você dei um desconto, porque... né. Fiquei com vontade de ler "Longe é um lugar que não existe" e AMEI a capa do livro que você comprou no site das Livrarias Curitiba! Ah! E foi lá que a Brubs achou o "Quem é você, Alasca?", acredita? hihihi
    Abraços minha linda <3

    ResponderExcluir
  4. Analú querida confesso que eu fiquei embasbacada com o nome do livro que você está lendo rs... um tempo atras eu vi aqui e pensei, caraca que diabo de livro é esse. eu nunca li! e outra, caraca, você engole livros. fui dar uma olhada na sua lista dia desses e eu pareço uma mendiga perto do tanto que você consegue ler! que invejaaaa eu quero.

    então é claro depois desse post delicious onde já anotei a sua indicação de "Longe é um lugar que não existe" fica a pergunta: cotoco é bom? do que se trata? rs... mata-me a curiosidade please.

    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Precisei voltar pra dizer, amoooo turma da monica, turma da mônica forever, turma da mônica infânciaaaa...

    prontopassou.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as suas respostas! Assim como você, fiquei curiosa para saber sobre o que era "A Culpa é das Estrelas" e comprei, mas ainda não li. Também não tenho nada contra bestsellers, desde que me interessem hehe.

    Confesso que estava super afim de ler "Por iso a gente acabou" - porque adorei "Desventuras em Série" - mas agora que você disse que o texto é fraco...ihhh...acho que vou esperar mais um pouco para comprar hehe!

    Obrigada pelas dicas!!

    Beijos,

    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre que eu leio o nome desse livro "Cotoco" me dá uma vontade absurda de rir hauahuah eu vi esse "Por isso a gente acabou" na livraria daqui, achei ele lindo, todo em inglês, uma gracinha...acho q vou comprar.E eu escolho livro pela capa! Tanto os meus livros quanto os livros que dou de presente. Dá preguicinha de ler sinopse, resumo, resenha...aff ahuahauha (Judge me). Eu tô lendo 50 tons de cinza. Sim, já li melhores. Eu morro de vontade de escrever um livro, cara...quem sabe no futuro né? ahuahha
    beijão!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade e com preguiça de fazer esse meme enorme também. A preguiça acabou ganhando -.-



    COTOCO. EU QUERO.
    ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu também "procuro algum motivo que me faça querer ler o livro". Claro que se o leio até ao fim já vai ser coisa do livro. Há livros que nos conquistam e outros, em comparação... -.-
    Gostei do post. Quando não souber o que escrever, vôu usar este post como referencia. ^^

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Amo ler você amiga, mas nada tá mais legal nesse post do que as suas fotos divando absurdamente com os livros nas mãos. Sai daqui, menina! Hahahaha <3

    Marie vai querer me matar, mas vou fazer que nem Annoca = Por isso a gente acabou só se for presente ou emprestado :/ Já estava com o pé atrás. E nossos gostos são parecidos.

    Mal posso esperar pra ler você falando de Bela Maldade na retrospectiva do fim do ano <3 Ou nesse meme mesmo, né? Não sei quais são as próximas perguntas.

    Repito o que disse no blog da Anna: "Pode fazer responder com um mês de atraso?" Hihihi. Porque fiquei com vontade e jamais conseguiria fazer agora...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Amei. Quero muito ler Linhas (a capa é a coisa mais linda!) ♥

    ResponderExcluir
  12. eu adorei as suas respostas eu tbm fui na onda da maioria dos livros famosos menos 50 tons de cinza pq não faz meu gênero mesmo

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, primeira vez que comento aqui, mas a verdade é que estou sempre de olho no seu blog, gosto muito dos seus textos e de vir aqui para ter ideias de livros novos para ler!
    E super concordei com sua opinião sobre best sellers,também não tenho nada contra,mas se o assunto não me interessa eu não saio correndo para ler! hahaha

    beijos
    Angelica
    (http://infinitedechoses.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir