terça-feira, 23 de outubro de 2012

PartyHard literária, parte III

10

15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Isso é muito difícil. Estamos em outubro ainda, e isso significaria eternos 2 meses sem comprar nem ganhar nenhum outro livro! Desesperador! Mas como eu sou dessas intensas que sente a coisa no momento, agora eu certamente respondo que seria “A Sinfonia da vida”, a antologia poética da Helena Kolody, que já achei na estante virtual e não sei porque ainda não comprei! Não era da turma das poesias, mas depois que me apaixonei pela Florbela Espanca, comecei a dar mais chance a esse estilo. Estou lendo Drummond, e quero Helena! Ninguém nunca vai tomar o lugar da Florbela no meu coração, mas sinto que Helena vai chegar bem perto disso.

16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?

Eu RARAMENTE abandono um livro. Por isso, sei muito bem quais foram os que eu abandonei. Iracema e Policarpo Quaresma por preguiça e por falta de momento. Iracema eu acredito que não deva ser tão ruim, e um dia pretendo dar uma chance. Agora, Policarpo é uma das coisas mais chatas que eu comecei a fazer na vida. Obviamente os dois eram leitura para a escola, e eu sobrevivi e passei no vestibular sem ter lido nenhum dos dois. Outro livro que eu larguei, mas nem considero um verdadeiro abandono, foi “O diário de Zlata”, porque catei na estante da minha irmã e só comecei a ler porque devia estar esperando algum livro novo meu chegar pela internet. Li umas 30 páginas, acho eu, e nunca mais peguei! Nem era ruim, não lembro quase nada dele, só lembro que um dia comecei e parei! Eu percebi que ainda não respondi a pergunta, mas a verdade é que eu não gosto de abandonar livros, então não sei exatamente o que me faria abandonar um. Acho que é coisa de momento mesmo. Se eu pegar um livro chato e estiver em um momento totalmente sem paciência, pode culminar em um abandono! Mas o que é mais comum de acontecer sou eu continuar lendo, mesmo odiando, que foi o que acontece em “Os Homens que não amavam as mulheres” e “O guia do mochileiro das galáxias”.

17 - Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.

Pra mim a função da literatura é encantar. Mas isso é porque eu sou viciada e me encanto, ué. Assim, seriamente, não sei! Mas acho que ela pode tudo isso: entreter, educar, e ampliar os horizontes! Pra mim a função da literatura é completar uma lacuna! Minha vida seria muito vazia sem os mundos que descubro nas páginas dos livros…

18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que?

Não costumo não! Não gosto e tenho pavor de pensar naquela teoria de que os livros de papel podem sumir por causa dos e-books, apesar de não acreditar de forma nenhuma nisso. Acho que existe um tipo de leitura pra tudo, por exemplo, adoro ler na internet: Blog e sites. Livro foi feito pra ser impresso em páginas cheirosas, com capas lindas e orelhas com sinopses bem escritas. Na frente do computador me distraio, fico irritada e com dor de cabeça. A única coisa que eu li no computador foi a série "A mediadora”, da Meg Cabot, porque minha amiga tinha baixado, viciou e mandou pra mim, eu comecei a ler falando que se gostasse compraria os livros, mas viciei completamente e não estava com paciência e vontade de gastar dinheiro comprando todos os livros, então li tudo pelo computador.

19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?

Polêmica essa, né? Eu acho que todo mundo tem que ler! E que ler é sempre uma boa ideia, seja lá o que for que você estiver lendo. Eu, por exemplo, morro de preconceito de 50 tons de cinza, mas fico feliz de reparar que, lendo isso ou não, de repente pessoas que eu nunca tinha visto lendo estão andando por aí com os livros e lendo em todas as oportunidades. Eu acho que as pessoas tem que ler, seja o que for que elas escolherem. Bem diz a frase que todo mundo gosta de ler, alguns apenas não acharam ainda o tipo de livro que agrade. E outra, é lendo que se acostuma a ler, que se cria os hábitos e expande o horizonte. Quem está “começando” nessa brincadeira de curtir literatura, não vai pegar um Nabokov logo de cara, porque vai odiar. Há de se adquirir maturidade literária. E isso só acontece lendo, e começando com coisas bem despretensiosas! E nem digo apenas começar por isso. Eu adoro inserir altas despretensiosidades no meio dos meus livros. Quero sim ir aos poucos incluindo clássicos na minha estante, mas não vou viver de Kafka e Dostoiévski, porque seria enfadonho! Adoro a vida literária eclética, daquela que transita, sem medo, de Paula Pimenta a Sartre.

20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.

Harry Potter e a Pedra Filosofal: Foi meu primeiro livro grande e sem figuras, aos 9 anos. E foi o maravilhoso início de uma paixão irremediável! Agradeço todos os dias pelo meu pai um dia ter decidido me comprar este livro do nada.

Longe é um lugar que não existe: Ganhei aos 7 anos, da minha tia, bem quando estava me mudando de cidade. O livro é curtinho, com uma estrofe em cada página, e todo ilustrado e colorido. Mas não é infantil, ele é uma metáfora maravilhosa sobre a inexistência da distância. Minha tia me deu dizendo, em uma dedicatória linda, que eu não entenderia naquele momento o significado do livro, mas que um dia eu saberia. Fiz meu pai ler comigo pra eu entender, mas eu não lembro se entendi na época. Sei que, em um belo dia, eu de repente tinha entendido. Para estar junto com alguém, basta querer estar. Sendo assim, a distância jamais existirá.

A Culpa é das Estrelas: Singelo, despretensioso, e absolutamente maravilhoso. O melhor livro do ano, e olha que teve concorrentes pesados, mas que jamais se igualariam à sua doçura. A dor precisa ser sentida, e esse livro precisa ser lido.

21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.

Eu me apaixono pelos personagens quando eles são bem delineados. Quando são humanos acima de tudo, demonstrando qualidades e defeitos. AMO os personagens de JK Rolwling por serem tão ‘pessoas’, acima de qualquer outra coisa. Por serem covardes às vezes, por chorarem por um coração partido no meio da guerra, por criarem coragem de se declarar, por lembrarem de um feitiço que sempre quiseram usar, mesmo em uma hora fatal. Não consigo responder essa pergunta indicando 3 pessoas, e nem vou me bater por causa disso. Meus personagens incríveis da vida são de J.K.Rowling. Pois mesmo os que eu odeio, são apaixonantes por terem conseguido me causar raiva absoluta.

6 comentários:

  1. tá tudo lindo e ótimo e concordo com quase tudo, quase nunca abandono livros tb apesar de ultimamente fazer isso com mais frequencia e amo Harry Potter apesar de ainda não estar no último (! pois é) e tudo lindo mas como asssimmmm você não gostou de "Os Homens que não Amavam as Mulheres"???? estou me sentindo umn alien porque eu deverei em um tempo tão minusculo e achei tão incrível! como podeee rs...

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Abandonei FÁCIL "O diário de Zlata”, porque era leitura obrigatória na escola e, amiga, isso não funciona comigo. Detestei o livro, muito por causa disso.
    Concordo sobre a função da literatura. É tão ampla. Leitura é algo tão necessário, abrangente... não consigo entender a vida de quem não lê.
    Não consigo ler ebooks com facilidade, só se estiver muuuito presa ao enredo mesmo.
    Cara, detesto isso de "como assim você nunca leu tal livro?!!". Pra mim, assim como para você, o importante é ler. Ponto. Ainda que seja bula de remédio. Mas vou confessar que às vezes leio uns livros tão bons que sinto vontade de obrigar todas as minhas amigas a lerem eles. É bobo.
    "A dor precisa ser sentida, e esse livro precisa ser lido." SIM.
    Não consigo citar 3 personagens, creio eu. Só sei que a Hermione jamais ficaria de fora da minha lista. <3

    Beijos, amiga! Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, que lindo que você tá lendo Drummond. Qual que você pegou? Eu sou completamente apaixonada por ele. Nunca ouvi falar dessa Helena aí, mas nem vou entrar muito nesse assunto de poesia porque você vai lembrar que eu ainda não li Florbela e preciso me esconder no canot.
    E eu também não tenho paciência pra e-books, mas tenho considerado muito um Kindle na minha vida, sabia? Porque tem altos livros que eu tenho vontade de ler, mas não faço questão de comprar, entende? Tenho acompanho muito canais de literatura no Youtube e as meninas fazem muito isso. O leitor digital é tipo uma muleta, sabe? Mas nada nunca vai chegar aos pés de um livro com capa bonita e folhas cheirosas, jamais!
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Abiga, adoro memes literários, mas morro de preguiça e falta de tempo de fazer. Por isso leio todos. AMO/SOU. Harry Potter, amor, apenas. A culpa é das estrelas, afs, ~CHORANDO NO CANOT! Incrível o efeito daquele livro em mim. Com certeza os personagens da J.K. são incríveis e a raiva que dá por serem apenas fictícios é surreal! Te abo, aborinha!! <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei o meme, muito divertido! Amo livros!!
    Beijinhos

    Ann
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir