domingo, 14 de outubro de 2012

PartyHard literária, parte II

10

Continuando o meme literário de um mês, cuja primeira parte está aqui. Sigam-me os bons.

08 – Cite um livro que você nunca gostaria que acabasse. Por que?

A culpa é das estrelas. Porque é um livro tão doce, que eu terminei e fico até hoje olhando pra ele na prateleira com muitas saudades. Enquanto eu lia, eu fechava de repente, só para tentar me controlar e ler mais devagar, para que ele não acabasse… Não funcionou muito, eu acabei em coisa de 2/3 dias, e foi difícil começar outro livro pensando que eu poderia ficar eternamente mergulhada naquelas páginas maravilhosas.

09 – O que você acha dessa moda de livros que acabam virando séries? É a favor, contra, não fede nem cheira? Diga o por quê.

Não sou fã de séries. Amo Friends e fica eternamente por isso mesmo, porque eu tenho sinceras preguiças de começar outras. Então, não penso muito no assunto, mas acho que não deva ser algo ruim, porque sempre reclamamos que cortam as histórias dos livros pra fazer os filmes né.. Com séries, supõe-se que se cortaria menos… Mas não sei. Ainda prefiro um bom filme!

10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?

Na verdade é bem melhor sem Spoilers. Adoro quando consigo ler algo inteirinho sem spoilers e me choco com o final. Mas não sou daquelas que se mata se descobrir algo antes, até porque, se eu sei que minhas amigas sabem de alguma informação que eu ainda não sei, eu fico enchendo o saco até elas me contarem. Eu não resisto!

11 - O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

Nossa, difícil essa. Mas acho que o que faz um bom escritor é saber contar/narrar a história, seja ela qual seja! A força que o escritor tem com as palavras é capaz de prender totalmente o leitor. E eu sinceramente não sei o que faz um grande livro. Pode ser a magia, como em Harry Potter, ou a simplicidade, como em A culpa é das estrelas.

12 - Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

Não tenho uma opinião formada sobre o assunto! Acho que em alguns casos a primeira pessoa pode te ajudar a se sentir muito mais próxima da história, como no caso de ACEDE (alguém me obrigue a parar de usar esse livro como exemplo?). Mas em alguns casos, a narração feita em primeira pessoa por um personagem que você não curtiu pode acabar com a história, como disse a Anna sobre a Katniss aqui. Acho, novamente, relativo. Depende da força do escritor e de como ele consegue lidar com o estilo narrativo.

13 – Cite um trecho de um livro que você gosta

2

“Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos. Principalmente daqueles que vivem sem amor”. – Dumbledore

14 – Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.

Não, e não me orgulho disso. A biblioteca da minha faculdade é enorme, mas fica longe do meu bloco e eu tenho preguiça de ir até lá. Na municipal eu nunca entrei. Mas quando eu era criança eu amava, vivia enfiada na biblioteca da escola, já passei altos ‘recreios’ da minha vida quietinha na biblioteca lendo! Não necessariamente por solidão, mas por vontade de estar acompanhada pelas histórias...

13 comentários:

  1. Estou ABSURDAMENTE INDIGNADA com o fato de você não ir a bibliotecas!!! A biblioteca pública é LINDA gente, absurdo! MESMO.
    Enfim, na pergunta sobre livros que viram séries eu nem pensei na possibilidade de estarem falando de séries de tv, acredita? Daí falei sobre séries de livros mesmo! HAHAHAHAHA afff fail pra mim!
    Linda da minha vida <3

    ResponderExcluir
  2. Li a suas respostas e fiquei ainda mais ansiosa para começar a ler "A Culpa é das Estrelas". De hoje não passa, haha, o livro está aqui do meu lado só esperando para começar a ser lido!

    A sua citação de Harry Potter é linda, né? Acho que nunca vou me encantar tanto com um universo quanto me encantei com o universo Potter...

    Adorei as suas respostas!

    Beeeijos e boa semana para você.

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ana querida eu sempre amei séries, e vivo fazendo propaganda gratuita de Grey's Anatomy rs... mas acho que ñ funciona muito transformar livros em séries não. Quanto às bibliotecas eu comecei a ficar mais rata das municipais agora e fiquei super feliz com a quantidade de coisa boa - e nova! - que a gente encontra.

    Preciso ler A culpa é das estrelas.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Vá na biblioteca da sua faculdade já! Hahah. Mas cada área do conhecimento não tem a sua também? Deveria.
    Quanto mais leio sobre "A culpa é das estrelas", mais tenho vontade de ler. Tratarei de comprá-lo assim que puder (e a minha lista enorme permitir). Beijo. ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Analu, td bom? Adoro ler seu blog. Inclusive, "sobre você", escrevi o seguinte: "O "Minha vida como ela é" é um blog fantástico de uma garota sensível que escreve com uma ternura que eu quase sinto o gosto do algodão doce quando leio as palavras dela."

    Obrigada por tudo o que escreve, pela forma como escreve e pela sensibilidade com que escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Sandra, muito obrigada pelo carinho e pelas palavras!! Que bom que você gosta do meu cantinho! Seja sempre bem vinda!!

      Excluir
    2. Obrigada você, pela sensibilidade e doçura.

      Excluir
  6. Gostei muito das suas respostas, concordo com você na maioria! Eu não gostava muito da narração em primeira pessoa não, mas depois que li Fazendo Meu Filme (minha série literária favorita), mudei de ideia na hora, haha! Beijo *-*

    ResponderExcluir
  7. A cada dia que passa aumentam minha admiração e orgulho por você.
    Tenho certeza que vou ouvir falar muito teu nome por aí ainda bebê! E o melhor de tudo, que as coisas que eu ouvir vão ser com bases fundamentadas e serão verdadeiras.
    Um grande beijo abarrotado de saudades e admiração verdadeira!

    ResponderExcluir
  8. Tô adorando essa party hard. Anna tem que postar a parte dela logo pra eu ler.

    E eu queria mesmo ter todo esse amor de vocês por ACEDE, mas ele veio em um ano em que eu li só livros bons, apesar de ter lido super pouco. Aí vários outros me arrebataram bem mais que ele!

    P.S: Amiga, acho que você entendeu errado essa dos livros virando séries. Ou pelo menos eu entendi de outro jeito. Creio que a pergunta se refere aos aumento de livros divididos em volumes. Por exemplo, Jogos Vorazes, Crepúsculo, etc.

    ResponderExcluir
  9. Eu tb nao vou em bibliotecas mas adoro entrar em lojas de livros para folhear... passar o tempo.

    ResponderExcluir
  10. Menina, vou puxar seus cabelos depois dessa resposta da biblioteca! Onde já se viu desprezar a existência delas? Tenho certeza que a da sua faculdade deve estar lotada de livros fantásticos, vá logo aproveitar!
    E eu entendi a pergunta dois da mesma forma que a Tary. Quem será que viajou, nós duas ou você?
    beijitos

    ResponderExcluir