domingo, 13 de novembro de 2011

Meu infinito particular

Vamos Falar de Amor sem dizer Eu Te Amo (221)

Daí que essa semana eu me peguei no twitter na maior conversa de decidir quem era o Beatle preferido de cada uma das envolvidas no papo. E eu estava me divertindo com os argumentos e com nossa babação em cima dos quatro rapazes e de suas músicas, e enquanto eu cantarolava “Lucy in the sky with diamonds” mentalmente, eu pensei, de novo, em como o teatro é algo fantástico.

Estar no palco é maravilhoso. É mágico. Entorpece e dá forças. Ao mesmo tempo que dá pra se pensar que nos tornamos vulneráveis, lá em cima também somos intocáveis. Porque sim. Só quem vive isso consegue explicar. Ou melhor, não consegue explicar. Consegue sentir, que é o importante.

Mas é incrível também o mundo que existe atrás e antes do palco! São tantas experiências, tantas “vidas”! Nessa minha “curta brincadeira” de estar no meu 4º ano de teatro, já fui uma criança que pedia histórias, já estive em lua de mel na Transilvânia perdida na casa mal-assombrada de um maluco, aprendi que meias arrastão pinicam, descobri que quando sua personagem tem que estar morta no palco você consegue se desligar tanto de si mesma que pela primeira vez na vida alguém fica sacudindo sua barriga e você não sente cócegas nenhuma vez. Semestre passado então foi recheado. Me apaixonei por Caio F., descobri Heiner Müller e seus corações, me encantei com o doce, e ao mesmo tempo, forte, jeito de Tennessee Williams contar suas histórias, e comecei a abrir um sorriso só de ver um vasinho de margaridas. Nesse semestre, não mais que de repente, me pego cantarolando Beatles por aí a torto e a direito, além de ter passado um dia inteiro camelando atrás de tecidos para o nosso figurino: Agora eu sei o que é tricoline e Oxford, gente. E nem vou mencionar o repertório que vem com a peça dos outros, só vou dizer um nome: Florbela Espanca.

E é por isso que o teatro é meu infinito particular. Porque é um mundo vasto demais para não ser chamado de infinito. E é particular porque cada um tira dali o que precisa, o que quer. Dumbledore disse que Hogwarts sempre estará lá para os que precisarem dela. Foi mais além, se corrigindo e reinteirando: “Ou melhor. Hogwarts sempre estará lá para aqueles que a merecerem”. Eu tenho que parafrasear o sábio bruxo e dizer que o teatro sempre estará lá para aqueles que o merecerem e precisarem dele. Para aqueles que souberem desvendar o infinito que existe ali. No palco, e atrás dele.

E terça feira começa a Mostra de Teatro do Cena Hum! E daqui a 13 dias estreia Submarino Amarelo! Merda Merda para todos nós! Que se faça a mágica, que se acenda a luz!

Foto da peça Vamos Falar de Amor sem dizer Eu Te Amo, tirada por Éri Buhrer.

12 comentários:

  1. Coisa mais linda esse post e essa foto. Sabe NaLu, também tenho uma paixão enorme pelo teatro. Acho que foi o melhor curso que já fiz. Até mesmo nas aulas da faculdade estudei muito sobre teatro grego e outros em geral, e isso só fez crescer esse amor. Te admiro muito por essa paixão que você tem também. Acho lindo de ver pessoas que compartilham comigo de um sentimento tão incrível e inexplicável pelo teatro. É outro mundo, é outra vida na nossa vida. Beijos linda :*

    ResponderExcluir
  2. Ana Luísa,
    A admiração que tenho por vc é antiga. Amo os seus textos. Mas saiba que ainda consegue me surpreender.
    Lindo o seu amor pela arte mais antiga - que expressa as emoções humanas - o teatro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. tenho muita, mas muita saudade do teatro, da ansiedade, dos ensaios, das coxias...

    você é tão linda, Aninha :)

    ResponderExcluir
  4. AnaLú, querida, adoro quando você fala de teatro você sabe, é um deleite, pq uma das minhas paixões é ouvir - aqui no caso, ler - as pessoas falarem de suas próprias paixões.

    beijucos!

    ResponderExcluir
  5. Ai, AnaLu, há tempos eu queria fazer teatro. Mas nunca me empenhei quanto a isso. Aqui em Brasília, faz parte do currículo escolar ter teatro desde cedo. Tanto que na prova da UnB tem questões sobre teatro. Estou querendo começar ano que vem, mas nem sei se vou ter tempo.

    ResponderExcluir
  6. Pois bem, agora são só 12 dias para nossa estreia. DOZE. Você fica aí parafraseando o Dumbledore e eu me sinto no direito (e na obrigação!) de parafrasear o Rony: "Posso entrar em pânico agora?????"

    ResponderExcluir
  7. Falando em teatro e falando em você, o grupo da minha faculdade vai estrear uma peça chamada ''A aurora da minha vida'', pode? Tem um outdoor enorme anunciando e adivinha de quem eu lembrei quando vi? Assim que eu souber mais sobre a peça eu te conto =))
    E babei nessa sua foto :*

    ResponderExcluir
  8. Gostoso fazer o que se gosta né! Tomara que você ainda tenha muitos anos de teatro na sua vida garota! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Na quinta série, eu sofri um trauma gigantesco em um teatro. O que eu senti no palco, nos curtos cinco minutos que eu ficava em cena para a meia dúzia de gatos pingados do colégio que foram obrigados a assistir, não teve nada a ver com o que você fala do teatro. Eu estava ali porque tinha que estar, não porque queria. Mas teve um pensamento que se passou pela minha mente enquanto eu "desmaiava". Eu queria muito ver aquilo de fora. Acho que foi aí que eu me apaixonei por produção, mesmo sem saber. Aí me identifiquei com a parte que você falou de quem fica atrás do palco.
    Por mais que a minha experiência tenha sido desastrosa, eu acho tão lindo quando você fala das tuas personagens e peças! Juro que compartilho do seu amor através dos textos... É algo tão sincero e que vem de tão fundo (ou talvez seja a romântica em mim que fugiu e tá dando as caras).
    É quase uma rotina, né? Você fala do palco, eu digo que não sou lá tão fã dele por mim, só através dos teus olhos. Mas eu gosto dessa rotina, até. ^-^
    De qualquer forma, merda.
    E vou querer saber como foi, então já vá se preparando para o post onde conta tudo!

    ResponderExcluir
  10. aii que legal, teatro deve ser muito legal mesmo, mais muito sucesso pra voce sempree viu...=D estou loucooo pra ver a estreia da peça...=D grande beijo

    ResponderExcluir
  11. Gostei tanto desse texto que até compartilhei no twitter! Quem me dera conseguir escrever tão lindamente a respeito do teatro, quem me dera. Adorei sua parafrase de Dumbledore, estás muito correta! Merda para você sábado, minhas energias positivas serão mandadas por pensamento sábado e domingo! Tudo há de dar certo! Minha solista maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  12. Ah, como eu queria te assistir!
    Acho teatro muito bom, mas eu não sei se conseguiria me desligar do meu eu, sabe? É complicado, eu ia terminar bagunçando as coisas.

    PRECISO ENCONTRAR MINHA PAIXÃO TAMBÉM! :)

    ResponderExcluir