sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sobre nunca crescer.

Era uma simples e cotidiana conversa de msn, onde eu contava altos detalhes apaixonantes do processo de "Vamos falar de amor sem dizer Eu Te Amo" para o Gary, um grande amigo meu.

No meio da conversa, eu cheguei a comentar com ele que a Airen disse pra mim que via o tempo todo o quanto eu sou apaixonada pelo que teatro, e que eu nunca devo deixar isso morrer. Contei que ela disse que quer continuar vendo o brilho da paixão no meu olho quando me encontrar pela escola ou for minha banca.

O assunto chegou a mudar no meio da conversa, mas o Gary tinha prestado atenção nisso. Não lembro sobre o que estávamos falando depois, mas teve uma hora que aconteceu o seguinte diálogo:

- Sabe Ana, tinha um amigo meu que amava tocar guitarra, e fazia isso muito bem! Dia desses eu perguntei pra ele porque ele tinha parado. Ele disse que não tinha mais tempo. Minha irmã, que também sempre amou ser atriz, hoje quase não pisa em um palco, porque é “mais adulta”, diz que não tempo…  Ana, posso te pedir um favor?
- Claro!
- Não cresça.

Depois disso ele falou ainda que era para eu nunca deixar essa magia e essa paixão com as coisas acabarem. Para eu nunca deixar de fazer o que amo porque não tenho tempo. Mas resolvi parar o diálogo no NÃO CRESÇA porque foi uma frase curta que disse tanto…

Sabe, nós ouvimos tanto durante a vida que temos que ser responsáveis, maduros, que temos que crescer e aparecer, e blá blá blá.. Mas as coisas mais importantes talvez poucos lembrem de ensinar.

Eu até acho que posso me considerar bem responsável e madura pra minha idade,  mas se crescer e aparecer significa deixar de acreditar e de me apaixonar com as coisas, ou deixá-las de lado porque não tenho tempo, desculpem-me, vou ter que pular esse verbo da minha vida.

Quando a gente é criança a gente acha que é legal ser adulto porque poderemos fazer tudo o que queremos. E aí, quando chegamos ao “ser adulto”, damos de cara com uma realidade bem diferente, onde parecemos ter cada vez menos espaço para fazer o que gostamos, isso sim. Quando viram adultas, as pessoas têm que fazer tanta coisa, que acabam deixando de lado o que querem e amam fazer.

Alguns podem pensar que o que vou falar agora é uma utopia idiota de uma menina de 19 anos que não sabe nada da vida. Querem saber? Pensem o que quiserem. Vou falar mesmo assim.

Para mim, o que eu quero fazer entra totalmente na categoria de coisas que eu tenho que fazer. Porque se temos que fazer tanta coisa na vida, sendo que nisso estão incluídas todas as milhões de obrigações mais chatinhas, temos sim que fazer também o que amamos e queremos. Fazer o que eu amo, portanto, é uma das minhas maiores obrigações.

Não quero estar sentada, daqui a 5, 10 ou 20 anos, pensando em como eu não tenho tempo para fazer o que amo, ou sobre como deixei de me encantar com as coisas e me entregar totalmente a elas.

Por mais que eu tenha outras milhões de obrigações, eu assumo comigo mesma uma que é tão importante quanto todas as outras: A obrigação de me dar o direito de fazer o que eu amo, e de me encantar com isso como me encanto hoje.

Quero continuar subindo em um palco, e deixando meu olho brilhar em cada ensaio. Quero rolar pelo tapete com uma criança dando gargalhadas, assim como faço com a Anna Beatriz. Quero colocar um biquíni, me jogar na piscina ao sol de quase 40 graus, e ficar horas dentro da água fofocando com minha prima até virar uma uva passa. E quero continuar parando para pensar em como estou feliz enquanto faço isso.

Porque se crescer significar parar de se apaixonar pela vida, eu prometo, ao Gary e a mim mesma, que não, eu não vou crescer.

Talvez um dos grandes problemas do mundo seja o fato de que as pessoas andam crescendo demais…

26 comentários:

  1. Algumas pessoas "crescem" demais as vezes haha, esquecem de tudo o que gostam e usam a falta de tempo e as ocupações como desculpa. Na verdade, a culpa não é da falta de tempo, a culpa é da pessoa que se priva daquilo que é mais apaixonado, por conta própria, porque se ela realmente quisesse, se empenhasse e afirmasse sua paixão por certa coisa, ela faria o máximo pra conseguir fazê-la. Então concordo com você que nunca vou "crescer" porque se um dia eu acreditar que uma falta de tempo ou cansaço está na frente das coisas que eu sou apaixonada em fazer, eu não serei mais eu mesma (:

    ResponderExcluir
  2. Ana, acho que temos uma ligação, não é possível. Eu penso muito nisso sobre "crescer" sabe, e concordo com tudo o que você disse. As pessoas crescem e se esquecem do que é bom, elas perdem sonhos pelo caminho. É como eu disse um dia pro meu primo que me perguntou o porquê de eu estar cursando jornalismo. Eu respondi: "Se for pra passar o resto da minha vida trabalhando com alguma coisa, eu quero gastar todo esse tempo com algo que eu ame.". Acho que as pessoas passam por tantas coisas ao longo da vida que acabam se tornando amargas, vão perdendo o amor às coisas, e aí está o problema. Por mais difícil que a vida seja, nós não podemos permitir que o amor acabe. Jamais. Não existe felicidade sem amor, e eu não tô falando de amor entre namorados não. Tô falando de amor àquilo que se faz e àquilo que se tem. Como amor ao teatro, ao jornalismo, à música e principalmente a vida. Modestia parte, me considero privilegiada por ter consciência do que quero, agora. E vejo que você também tem. Temos esse amor muito grande pelas coisas que fazemos e eu espero, de coração, de que daqui a 10 anos nós ainda tenhamos essa paixão por tudo o que nos faz feliz. Lindo post :*

    ResponderExcluir
  3. Esse é um texto digno de uma tirinha, pode ser do Calvin, da Mafalda ou até mesmo do Snoopy.
    E isso é um puta elogio!

    Beijo, Ana!
    Espero que você não cresça nunca!

    ResponderExcluir
  4. Eu nem tenho o que dizer, porque você já o fez perfeitamente bem. A sociedade é tão cruel com nós que pensamos assim, não? Mas o importante é a gente se manter firme e nunca ter vergonha de ter 5 anos num corpo de 19, se assim for necessário.

    ps.: termino de ler a peça esse fim de semana e marco nosso msn pra debatermos bastante, hihi :))

    Beijos, Ana querida.

    ResponderExcluir
  5. Mas tem que ter cuidado, né. Digo, cuidado pra que a paixão não vire obrigação de uma forma ruim, pra te desmotivar e te fazer pensar "ah, me dá um tempo, hoje não" :/ É muito bom ver o quanto cê se empolga e envolve com o teatro. Seria triste te ver longe do palco só por "ter crescido" :/// Não deixe isso acontecer mesmo.

    :*

    ResponderExcluir
  6. é amiga, mas infelizmente, nem todo mundo tem a possibilidade de viver de sonhos... muita gente mal pode sonhar quando esta dormindo, chega uma hora que as responsabilidades realmente tomam o lugar das coisas que nós gostamos de fazer, mas que muitas vezes, não são a prioridade naquele momento. O importante é saber fazer o que gosta, sem deixar de fazer o que não gosta mas é necessário de lado, tem que haver um equilíbrio sempre, e maturidade não esta atrelado a ausência de sonhos, ou de desejos bobos, você pode ser a "criança" mais madura do mundo se quiser, basta ver as coisas com realidade, mas sabendo sonhar também, manter os pés no chão sempre, e a cabeça... nas nuvens.

    ResponderExcluir
  7. Talvez um dos grandes problemas do mundo seja que as pessoas estão crescendo demais. Pois é. Penso nisso todo dia sabia?
    Na minha casa tem uma escada escondida que leva pro telhado, pra o cara que vem mexer na TV e tal. Eu ainda lembro a primeira vez que subi nele, e, caramba, como eu me senti maravlihada! Com medo de cair, mas mais encantada que nunca. E pensei que com o tempo eu vou me acostumando, e aí o medo iria passar. Mas se eu me acostumasse, perderia toda a graça! Outro dos grandes problemas do mundo é que elas se acostumam rápido demais às coisas. Eu, por exemplo, não tenho orgulho de passar na rua, ver um homem dormindo na calçada e achar normal. Comum. A indiferença é o que, aos poucos, vai nos tornando cada vez menos humanos.
    Gostei do texto, beijos e queijos!

    ResponderExcluir
  8. Tentei seguir, mas o blogguer está de graça --' depois volto e sigo, rs.
    "Porque se crescer significar parar de se apaixonar pela vida, eu prometo, ao Gary e a mim mesma, que não, eu não vou crescer.
    Talvez um dos grandes problemas do mundo seja o fato de que as pessoas andam crescendo demais…"
    As vezes eu tenho medo de crescer, gosto dessas loucas e estes sonhos adolescentes que vivo, da adrenalina e uma vontade a mais para acordar todo dia de manhã. Tem como crescer sem crescer?

    ResponderExcluir
  9. Analu,
    Vc pode e deve encarar o mundo de uma forma madura, responsável, ter sonhos,e ainda assim amar e fazer o que lhe dá estímulos. É só não deixar morrer a criança que vc tem dentro de vc.
    Todos as temos. É que às vezes nos esquecemos dela....
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ana, isso tudo que você escreveu é de extrema importância pra mim.
    Sempre tive ânsia de crescer. E rápido. Queria ser grande, evoluída, poderosa. Aos dezenove anos percebo que não quero deixar de fazer tudo o que me tornou criança - desde que eu era criança. E te juro: não sei o que faço.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Chorei. Ando tão cheia de obrigações que não faço nada que amo, nem sei mais o que amo. Espero que o teatro ainda funcione. Conto com isso. Veremos o que ocorrerá nos próximos meses... Não cresça Ana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não cresça, minha amorinha linda! Você é tão amor e esse texto é tão Alice, né? <3333333333
    De fato, ficamos tão confusos de tanta coisa pra fazer que terminamos nos desfazendo do que nos faz feliz - e, sabe-se lá POR QUE, categorizamos como SUPERFLÚO. Gente, ser feliz não é superflúo! NUNCA SERÁ! :)

    Obrigada por esse texto maravilhoso, Ana. A gente sempre precisa se lembrar de viver. :P


    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Ana, gostei muito do post.. Eu até escrevi no post mais recente do meu blog sobre as dúvidas que tenho tido sobre o que gosto mesmo, no campo profissional..

    Como eu escrevi lá, eu tenho certeza que eu gosto, e muito, de arte.. mas, por enquanto, isso só pode ser lazer p/ mim..

    mas faço dança do ventre, toco violão.. sempre dou um jeito de achar tempo p/ essas coisas.

    E que legal q vc faz teatro.. é outra paixão q tenho (mas q acabei abandonando de vez =/)

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Ah Florzinha crescer é realmente muito chato! Tenho muita saudade do tempo em que me divertia mais, que sonhava mais, que acreditava mais. Hoje em dia, confesso, virei uma adulta meio chata e rabugenta! Rs! Mas tomara que você consiga manter essa ternura toda sempre viu! Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Ah...vc tá lendo Sushi? Adoro Marian Keyes e adorei esse livro! :-)

    ResponderExcluir
  16. Ai, eu também nunca vou crescer, isso é fato. Por isso, muito coisa passou pela minha vida e deixei escapar mas não me arrependo, fui muito feliz. E mesmo assim, acho que nunca é tarde pra correr atrás de algo que por ventura ficou no caminho, se a gente não cresceu. ^^


    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Pois é, acho que não devemos nunca deixar de fazer o que gostamos só pelo fato de estarmos crescendo, de termos novas responsabilidades. Isso torna tudo tão desagradável, desestimulante, e não é esse o propósito da vida, né? Tomara que vc arranje uma maneira de conciliar sua obrigações com o teatro, ou, melhor ainda, juntar o útil ao agradável, por que não? :P

    ResponderExcluir
  18. Talvez este senso infantil anda desaparecendo de nós. A inocência do sentimento infantil é que nos tira um bem precioso da alma. E isto acaba nos afastando do que nos faz melhor, daquilo que realmente nossa alma é capaz de amar. Crescer é uma coisa inevitável, mas amadurecer é muito uma questão de escolha e absorção dos aprendizados ao redor. E uma das coisas que nos torna maduros é justamente esta mescla que devemos fazer entre nosso raciocínio de gente grande com a simplicidade e espontaneidade do nosso ser criança.

    Falta esta ponderação para então sermos humanso equilibrados, que crescem, mas sem deixar de olhar as raízes. Aquelas das quais viemos e nunca deixam de nos suportar.

    Bonito texto.

    ps: Ana Lu, obrigado pela linda presença no meu blog. tuas palavras foram de imensa importância para mim. Fiquei encantado. Peço que apareça mais vezes. Terei maior honra em receber tuas palavras novamente por lá. Quanto aqui, o teu cantinho é muito agradável. Gostei muito daqui. Espero vir mais vezes, se eu tiver o teu consentimento.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Ana, não cresça nem deixe as pessoas que lhe rodeiam crescerem, concordo completamente com o seu post, o amor é necessário.
    O meu grande problema é: será que eu tô crescendo? Eu já não gosto das mesmas coisas de antes mas às vezes sinto falta disso. Será que faz parte do processo de amadurecimento ou crescimento?
    Bom, a Marie Raya já falou muito mais do que eu gostaria de falar quando disse: "Eu respondi: "Se for pra passar o resto da minha vida trabalhando com alguma coisa, eu quero gastar todo esse tempo com algo que eu ame.". Acho que as pessoas passam por tantas coisas ao longo da vida que acabam se tornando amargas, vão perdendo o amor às coisas, e aí está o problema. Por mais difícil que a vida seja, nós não podemos permitir que o amor acabe. Jamais. Não existe felicidade sem amor, e eu não tô falando de amor entre namorados não. Tô falando de amor àquilo que se faz e àquilo que se tem" Falou tudo.
    Vamos juntas pra a terra do nunca? Eu topo! beijão lindona!

    ResponderExcluir
  20. Ah, Analu, que texto lindo. Eu já pensei nisso também, quando precisei fazer uma crônica sobre infância pra aula de redação. É uma porcaria olhar pra trás e perceber como as coisas eram mais fáceis, mais legais e mais bonitas, né? Tão menos complicadas. Hoje acho que com tudo o que eu já sei e tudo o que eu tenho que fazer, parei de ver a beleza de coisas que antes eram encantadoras. Crescer pode realmente ser uma droga. Não quero que "crescer" seja sinônimo de "endurecer". Mas, talvez seja só ganhar um novo olhar da vida, quem sabe?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Perfeito! A frustração da vida da maioria decorre justamente disso: não fazer o que realmente amam. Então, de que vale a vida? É apenas algo mecânico, onde só obrigações tem vez. Chato...

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto de pensar que posso voltar a ser criança na hora que bem entender. Gosto de brincar de boneca e escrever no meu diário, por exemplo. Mas também adoro ser "gente grande". Gosto das minhas responsabilidades, e acho que tudo tem que ter um equilibrio. Mas nunca crescer de fato e esquecer do que é ser criança. (:
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Falei que voltaria e voltei, agora eu consegui, rs, estou seguindo.

    ResponderExcluir
  24. As pessoas não assistem desenho animado porque não têm tempo. As pessoas não leem livros nem se permitem gostar de séries porque não têm tempo. As pessoas não vão mais ao cinema, não saem à tarde pra tomar um sorvete, não andam de bicicleta e não saem pra dançar. Porque não têm tempo. Tanta gente me diz esse tipo de coisa. Tanta gente me pergunta como arranjo tempo pra assistir tudo que assisto, ler tudo que leio e ainda pintar e bordar nas horas vagas. Fato é que eu aproveito o meu tempo. E ainda acho que precisava de muito mais tempo pra fazer todas as outras coisas que realmente não faço. Mas eu concordo plenamente quando você diz que talvez o problema do mundo é que as pessoas crescem demais. Não precisa deixar de fazer as coisas que a gente gosta pra mostrar que cresceu. Não precisa parar de jogar jogos de tabuleiro. Ou passar a tarde comendo docinhos. Ou fazendo qualquer curso que nos dê prazer. Não precisa ter a vida monótona de trabalho-casa e reclamar da vida pra mostrar que cresceu. A vida é bem maior que isso. E a gente só cresce se quiser.

    .... eu não cresci não, viu? :p

    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Cresça meu amor! Cresça o amor dentro do peito e a paixão pela vida. Responsabilidades são bem vindas. Mas cresça com amor. Cresça com paixão! Beijinho.

    ResponderExcluir
  26. Acabei de escrever no meu post que a infância só morrer se a gente se esquecer dela. Se pararmos de acreditar, de tomar sorvete, banho de chuva. Se pararmos de falar besteira, dar risadas sem motivo... Sabe, eu tenho absoluta certeza de que você nem precisará se esforçar pra cumprir essa promessa: pessoas especiais e apaixonadas pela vida nunca crescem. Nunca deixe de lado a sua paixão por viver, Aninha! :*

    ResponderExcluir