sexta-feira, 1 de julho de 2011

Muito mais que uma diretora.

Acho que todos esses 129741 posts que eu fiz sobre a peça já deixaram isso BEM claro. Só que eu sou sistemática, e não gosto de deixar nenhuma dúvida, então, nada mais justo do que separar um post só pra você, Airen.

Já falei por e-mail, já falei pessoalmente, já falei por uma carta de 2 folhas frente e verso, mas quando a gente gosta tanto de uma pessoa, e tem tanta coisa à agradecer, nunca é demais.

Você é uma daquelas pessoas que nunca passam pela vida das outras sem deixar grandes marcas. Disso eu tenho certeza. Não é a toa que a cada turma pela qual você passa, ganha novos fãs. Quando eu entrei pela primeira vez na  sua sala eu era inocente, judiação. Não tinha noção da pessoa pela qual eu seria dirigida. E transformada, claro. Ah Airen, você nos ensina tanto. Ensina pra profissão e ensina pra vida. Além de ensinar, nos trata sempre com um carinho incrível. Um semestre. Tantas coisas aprendidas. Tantos abraços, apertões, sorrisos que nos impulsionavam, piscadelas cúmplices. Tantas coisas maravilhosas que ficarão registradas, e que transformam o fato de entrar numa sala de aula para ensaiar em algo indescritível. Eu ia pro cena hum feliz da vida, mesmo com um super frio e estando super cansada. Porque sabia que iam acontecer coisas muito boas por lá.

Já falei na carta que passei o semestre todo me orgulhando do fato de que, depois de cumprimentar e abraçar todos os seus fãs, você entrava na nossa sala. Para compartilhar conosco todas essas coisas que eu disse acima e muito mais. O semestre está no fim, e findada a semana que vem, não vai ser mais na nossa sala que você vai entrar. Eu, ciumenta do jeito que sou, estou tentando me conformar na marra com o fato de que vou ter que te abraçar e ver você entrar em outra sala, para dar muitos apertões e piscadelas cúmplices à sua nova turma, mas tudo bem. Dizem que o que é verdadeiramente nosso, a gente nunca perde.

Vou guardar comigo todas as coisas ensinadas. Os abraços tranquilizadores. Os lindos discursos sobre como não podemos nos desesperar, ou sobre como devemos confiar mais em nós mesmos. Vai ficar aqui a vontade enorme de trabalhar junto com você de novo (vontade essa que é minha e de toda a turma, com certeza, e você sabe). Tem tanta coisa pela frente, né?

O importante é que, antes, quando eu te via nos corredores, você era uma professora da escola. Agora você é muito, muito mais. É uma pessoa incrível, da qual virei uma super fã, e em quem eu confio de olhos fechados. Sei que guarda no teu coração um pouquinho de cada um de nós. E nós guardamos você, com certeza. No coração, e no pulso, através de uma galharufa que brilha muito. Na peça, eu colocava a minha no chão, perto do banquinho. E quando eu ficava com medo de algo dar errado, eu olhava pra baixo, e via ela ali. Brilhando. E me avisando que para as coisas funcionarem, é preciso lembrar da paixão pela arte. Da paixão por estar ali, naquele palco. E isso, isso eu prometo, Airen. Nunca vou deixar faltar.

Obrigada, obrigada, obrigada por tudo! 

DSC05080

Foto tirada quase à 1h da manhã, depois da banca, na varanda do cena hum. Dava 4 graus em Curitiba, mas quem liga pra isso quando se sai feliz de uma banca? Tia Airen estava super orgulhosa de seus filhotes, nós estávamos com uma sensação linda de dever cumprido, é claro que eu tinha que tirar a câmera da bolsa pra comemorar.

13 comentários:

  1. Às vezes penso que talvez sejam anjos esses professores que nos marcam tanto. Anjos enviados para nos orientar e ensinar coisas que usaremos pra sempre na nossa caminhada, lembrando sempre com carinho dos nossos melhoes mestres... Já tive professores assim.

    ResponderExcluir
  2. Ah, amiga! Que lindo esse carinho todo ;) Eu, que já ouvi elogios enormes da Tia Airen, conheço um pouco do seu afeto por ela. Adorei a foto! E não fique com ciúmes, outras pessoas poderão conhecer a luz dela e serão transformadas também. Beijo, florzita!

    ResponderExcluir
  3. Uma é fã de uma e a outra é fã da outra, pelo que sei (não me perguntem qual delas é a "uma" e qual é a "outra", nem eu mesmo sei), e pelo que tudo indica, serão fãs, parceiras, amigas, familiares, colegas e todas as outras ligações importantes, para sempre, não concordam?
    Adoro ver como um vínculo simples, como o de uma professora e sua aluna, torna-se algo tão grande, precioso e importante, gosto muito, de verdade. O tempo passa, mas o que é importante fica conosco para sempre, gravado na nossa mente, no nosso coração e na nossa alma, uma "gravação" que não tem sol, chuva, vento, gelo nem coisa nenhuma que apague. Está gravado e gravado ficará por toda a eternidade.
    Sucesso para as duas, além de muito carinho, abraços, beijos, piscadas e tudo o que vocês fazem aí no Cena Hum. Mais uma prova de que a ligação entre vocês é especial e duradoura? Oras, o objeto que tem um nome tão estranho quanto o meu e que brilha de paixão pela arte, transmite força para se continuar em frente e nos mostra que o amor sempre estará conosco, apresentando-se a nós de diversas formas, às vezes simples, às vezes complexas. Nessa ligação, na forma de uma singela galharufa...

    ResponderExcluir
  4. Ana, li tudo. Aqui e lá... e digo e repito: coisa mais bonita do mundo é ver gente que encontrou paixão na vida. Pelo jeito você encontrou, e apesar de ser desnecessária a dica, aqui a coloco: se joga!

    Beijinhos e parabéns. Pela peça, por essa paixão, por escrever bem... ah, por tudo!

    ResponderExcluir
  5. Eu já falei pra você que a minha vida foi repleta de grandes professores. Não só na escola e faculdade, mas em cursos, no inglês, na aula de dança, de pintura, natação e nas outras milhares de coisas que eu fiz até hoje. E eu sei perfeitamente o que você quer dizer quando fala que a Airen pra você era antes só uma professora e agora ela se tornou muito mais que isso. Porque eu tive o prazer de ter alguns professores na vida que não só ficaram pra sempre guardados na memória e cheios de carinho, mas que, principalmente, me modificaram de lá pra cá. Modificaram o que eu achava das coisas, minha maneira de pensar, minhas opiniões. E, com certeza, tudo o que eu sou hoje, meus gostos e minhas conquistas, tiveram o dedo de alguém que também foi muito especial pra mim.

    Eu sei que a Airen pra você vai ser pra sempre essa pessoa mágica e admirável, que até eu tive vontade de conhecer, depois de tantos relatos a respeito. Sei que ela vai ficar ali, na sala do lado, orientando outra turma e que você vai poder passar lá pra assistir e dar um abraço nela sempre que quiser. Sei também que no começo você vai sentir ciúmes dessa outra turma e pensar que talvez a sua próxima professora de teatro não seja tão perfeita quanto a Airen. Mas eu também sei que vai passar o tempo e que você vai conhecê-la melhor e vai gostar dela tanto quanto, mas de maneira diferente. Sei que a sua vida vai passar e que você pode fazer outros trabalhos com a Airen. Mas sei, muito-muito mesmo, que fazendo ou não, essa pessoa ficará pra sempre dentro do seu coração, junto com todas as lembranças e ensinamentos e opiniões e conquistas que vocês tiveram juntas. E que você um dia vai contar para os seus netos que 'nossa, querido, quando a vovó era jovem e fazia teatro, tinha uma professora linda, que chamava Airen!'

    :)

    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  6. Sobre os suspiros (eu gosto, faz tempo que não como! haha)

    Bom, eu não estava lá. Curitiba é longe, tava frio, eu tinha emprestado o meu jatinho e meu único casaco quente estava lavando. Não pude ir.

    Mas eu fui! Fui em todas as longas conversas de msn todos os dias. Todas as vezes que eu fiquei sabendo sobre seu texto. Acompanhei cada ensaio e o tanto que você melhorava sua fala a cada dia. Estive presente ali, sentada na cadeira, assistindo você cambalear em cima do salto que era muito alto. Eu soube das margaridas que você comeu. E do cabelo que a sua mãe cortou. E do dia que os tijolos chegaram e você sujou o vestido carregando-os. E soube até que você não podia comer chocolate por causa da voz e eu, simpática que sou, te mandei duas barras de chocolate bem nesse período. Eu vi todas as fotos que postaram da peça no facebook. Li todo o texto, e quando chegou na sua parte, eu já conhecia toda a cena, como um filme que a gente já viu.

    Eu estive lá no teatro com você enquanto você me mandava sms dizendo que tudo tinha corrido bem. E quando eu te mandei uma mensagem de manhã desejando boa sorte. E a cada dia à noite que eu pensava que você devia estar se aprontando para a peça.

    Eu podia ligar pra cada membro da banca e dizer pra eles que sim, você atuou com paixão. Você se dedicou. Você sabe o que é intensidade.

    Eu não estive presente pra aplaudir você. Mas com certeza, orgulho pra isso não faltou. (eu só talvez não chorasse, tá? mas eu acho que você me perdoa por isso.)


    :)
    outro beijo.

    ResponderExcluir
  7. Sobre a galharufa: eu já tinha lido esse post e podia JURAR que tinha comentado.

    Eu sei que fui lendo todo o texto, e pensando. Que a sua, pela foto, eu podia jurar que era vermelha. Rosa, que seja. E aí eu fui lendo o texto e me incomodando com isso. Me incomodei mais ainda quando você disse que ela escolheu pra cada um a cor que mais combinasse. E pensei que, oras. Como assim a sua tinha sido vermelha?? Que tipo de pessoa dá uma galharufa VERMELHA pra Analu, meodeus???

    E então eu cheguei no fim do parágrafo. E li LILÁS. E daí tudo ficou bem pra mim. :D

    ResponderExcluir
  8. Awn Ana! Você é uma fofa mesmo! Nem preciso comentar que eu adorei o post né? Também sou muito ciumenta a respeito das pessoas que eu gosto, seria isso um defeito?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. é muito bacana quando encontramos essas pessoas, né? mantenha contato, viu? a gente acaba se perdendo...

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aninha!

    É sempre muito quando temos esses professores que nos ensinam muito mais do que aquilo que se propõe fazer na teoria... Ensinam-nos mais ainda sobre a amizade, sobre a vida, sobre a cumplicidade dos sentimentos verdadeiros! Espero que essa troca seja eterna, bem como essa amizade que já é bonita demais!

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Coloquei uma Tag pra você no meu blog, ok?!

    Beijos :*

    http://pensamentosdeumacademica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. É muito bom, é meio mágico e agradabilíssimo encontrar pessoas assim, tipo a Airen na nossa vida, né? Sei lá, mesmo que fisicamente elas não estejam o tempo todo conosco, ainda assim se fazem presentes (e importantes) pelas coisas valiosas que nos ensinaram. Ficou muito sentimental e clichê, eu sei, mas é que falar de pessoas queridas é muito difícil, elas tem um carisma que não pode ser descrito. E isso certamente se aplica a Airen.
    E ó, eu sei que você é ciumentinha, mas ela ganhou muitos admiradores através desses relatos no blog (e a culpa é sua, agora te vira com o teu ciúme haha). Um beijo pra ela, essa linda. E outro pra você (cê também é linda, mas o post é em homenagem a ela, então cê fica só com o beijo mesmo haha)

    PS: Olha essa foto, gente! Dá vontade de apertar vocês duas, suas fofas ^^

    ResponderExcluir
  13. Tão bom quando reconhecemos essas pessoas que passam pelas nossas vidas deixando uma marca enorme antes que elas tenham ido embora :)
    Beijos!

    ResponderExcluir