sábado, 16 de julho de 2011

Draco dormiens nunquam titillandus

(Livre de Spoilers)

hogwarts

Um susto, eu diria. Foi mais ou menos a sensação que eu tive sentada na cadeira do cinema hoje, sozinha, com um pacote de pipoca no colo e um litro de coca- cola do meu lado. Enquanto eu esperava o trailler acabar, passou um filme na minha cabeça. Um filme que começou quando eu tinha 9 anos e meu pai abriu a caixa da submarino dizendo que tinha chegado um presente pra mim. Ele abriu, e tirou de lá de dentro “Harry Potter e a pedra filosofal”. Disse que estava todo mundo lendo pela cidade, e que tinha ouvido muito falar do livro. Olhei pra capa com cara de desconfiança, ele abriu, e leu comigo a primeira página.. E quando eu olhava a página e escutava ele lendo sobre a Rua dos Alfeneiros, número 4, eu jamais podia imaginar o que eu iria encontrar ali. Naquelas páginas. E depois dela, céus, quantas se seguiram…

Eu disse que foi um susto né? É, foi. Foi quando eu percebi que se passaram 10 anos. Uma década. Há 10 anos atrás eu tinha 9 anos de idade, gente. Nem me conhecia por gente ainda, e já sabia quem era Harry Potter. Harry Potter foi o primeiro livro “grande” e “sem figuras” que eu li. Há 10 anos eu comecei a esperar ansiosamente pelo lançamento de livros, pelo lançamento de filmes, esperei ansiosamente um livro de pré-venda chegar na minha casa. 10 anos. Eu passei 10 anos da minha vida esperando por Harry Potter. Sempre tinha alguma coisa pra lançar, fosse um livro, ou um filme. Minha sensação hoje é de: E agora? Vou esperar pelo que?

Quando eu fiz 11 anos, nos confins de 2003, a carta de Hogwarts não chegou pra mim. O que chegou, mais no final do ano, foi um exemplar de Harry Potter e a ordem da fênix, que eu lia na perua, voltando da escola. Do meu lado? Mais uns 5 com o mesmo livro no colo, usando a mesma pena amarela suja de sangue para marcar a página… Mas a carta, não. Essa não chegou. Então aquilo ali era realmente SÓ uma ficção? Ou não era, e eu tinha que me conformar em ser uma mera trouxa?

Harry Potter é um mundo fantástico, no qual cada vez que eu paro pra pensar eu não consigo imaginar em como J. K. Rowling é mágica. Como ela escreveu uma coisa tão perfeita em cada detalhe, tão mágico e tão cheio de valores…

Fico pensando em como seria se isso realmente fosse real, e aí, sou obrigada a lembrar do que diz Dumbledore, sempre tão sábio: – É claro que isso só existe na sua mente. E isso não quer dizer que não seja real!

E isso foi só uma das inúmeras coisas que toda essa obra me ensinou. Se está na minha mente (e no meu coração), é real. Mesmo que seja real só pra mim.

Obrigada por terem me ensinado tanta coisa. Obrigada por terem feito esses 10 anos serem tão especiais. Eu descobri a minha vida enquanto descobria a de vocês também. E isso ninguém nunca vai me roubar. Vocês me acompanharam em cada passo. Seguraram minha mão em tantos momentos.. E continuarão segurando. A série pode ter terminado, mas vocês jamais terminarão pra mim. Isso jamais será um adeus. É impossível se despedir de vocês, afinal, Hogwarts sempre estará lá para aqueles que precisarem dela. Digo mais. Hogwarts sempre estará lá para aqueles que merecerem.

nevill

26 comentários:

  1. Poxa... há dez anos eu tinha quase catorze anos. E talvez, por isso, eu nunca tenha me interessado por nada do Harry Potter ou por nenhuma outra obra de fantasia.

    Mas olha, eu tenho me esforçado e procurado algo que tenha marcado minha infância, para entender o significado do bruxinho na vida de vocês.

    Estou tentando ;)

    ResponderExcluir
  2. Ana Lu, você me emocionou, com este resgate de vida. 10 anos e quantas histórias, quantos filmes, quantas festas, quantas emoções...de menina a moça, bela e sábia.

    "E isso foi só uma das inúmeras coisas que toda essa obra me ensinou. Se está na minha mente (e no meu coração), é real. Mesmo que seja real só pra mim."

    Seu texto me abraçou.

    E deixo abraços e cheiros para você.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Aninha... nem sei o que dizer! Harry tem um significado pra cada um, né? Mas uma coisa é certa: impossível ler e não se apaixonar. Com 9 anos ou com 90. Por isso eu digo que Harry não acabou de verdade, é pra sempre!

    Beijo, minha flor!

    P.S: Fiquei toda feliz quando recebi sua mensagem! (Pena que eu sou pobre e não tinha crédito pra responder, haha) Depois me conta sobre ter ido ao cinema sozinha ;)

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter é realmente um mundo fantástico. Tem uma história que fascina, por ser uma fantasia distinta daquelas tradicionais, e por mesclar tantos elementos peculiares e originais.

    É uma série agradável, confesso. Li cada livro. Fantástico!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ah, Analu, estamos nessa tristeza juntas (e com um monte de outras blogueiras, né?). Mas, eu tô focando na ideia de nunca vai acabar também, como a Tary disse, é pra sempre! :-)

    ResponderExcluir
  6. Harry virou o post do momento por todas nós blogueiras que estão vivendo este frenesi de emoções em relação ao final de Harry não é mesmo?

    Eu mal vejo a hora de ver, se só com a propagando já da aqueele arrepiou e uma dor misturada com felicidade ao fato de saber que a história mais linda que já li e a primeira que li terminou ...

    parabéns pelo blog...

    http://organizadabagunca.blogspot.com/

    beijinhos @maluu_maluu

    ResponderExcluir
  7. Tinha a mesma idade que você quando o Harr entrou na minha vida. Também foi minha mãe que me apresentou e disse que "todo mundo tava lendo". Depois disso o Harry sempre esteve na minha vida... Lembrar da nossa infância é lembrar de HP, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É incrível como aconteceu tanta coisa nesses dez anos, né? E ainda não tinha pensado por esse lado, que sempre esperávamos pelo Harry, que ele esteve com a gente durante todo esse tempo...
    Só a gente mesmo pra saber o que estamos vivendo (ou deixamos de viver), o sentimento nostálgico vai ficar para muitos.

    ResponderExcluir
  9. QUE LINDO. Me emocionei guria, e confesso, não sou mega fã.
    Admiro muito vocês que são e sei da importância que Harry teve pra vocês. Infelizmente não ganhei os livros e então não tive o prazer de compartilhar e de permitir essa magia na minha infância, mas assisti todos os filmes, incluindo o último e acho digno todo esse amor que vocês sentem. É admirável. Beijões.

    ResponderExcluir
  10. Muito bizarro pensar que a gente era um projeto de gente quando conheceu o Harry e agora cá estamos nós, marmanjonas, sendo até madrinha de casamento, HAHA
    Eu tinha 7 anos quando vi o primeiro filme, e 8 quando comecei a ler a série. Pensa. Tempo demais!
    Lindo o post, Analu :')
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Eu tentei ficar alheia a tudo que se relacionava a Harry Potter. Quem me via, achava que eu até nem gostava, mas é que eu não queria me despedir. Pronto falei. haha Seu texto ficou excelente. Me fez relembrar tudo o que eu passei com Harry Potter tb.

    ResponderExcluir
  12. Ai quase chorei. :(
    Ter crescido junto com Harry, Hermione e Rony foi uma das melhores coisas da minha infância. Aprendi muito com eles, com todos da saga.
    E ter que dar tchau é muito difícil. Ainda não fui ver o filme, acho que ta me faltando coragem. Não quero ver a cena final, sabe? Ai meu coração fica até apertado só de pensar.
    Beijo Ana. <3

    ResponderExcluir
  13. Primeiro eu vou falar do blog em geral porque eu não sabia que eu podia comentar aqui. Meu Deus, eu sempre me pergunto da onde vem o talento que essa menina tem para escrever desse jeito. As palavras vem de uma forma tão mágica que eu me sinto acolhida ao ler o blog. Agora vamos para o post. Sou fã de Harry Potter quase desde que nasci. Me lembro de quando fui ver o primeiro filme no cinema e achei ele ''estranho'' e fiquei com medo. Hoje Harry Potter é a minha vida, que cresceu e que vai morrer comigo. As palavras da Ana são tão claras que parecem que eu as ditei e ela escreveu aqui porque sinto exatamente a mesma coisa. Amo o seu blog e nunca vou deixar de ler :)

    ResponderExcluir
  14. Tô em depressão profunda pelo o final. Ainda não aceitei isso muito bem e tô pensando sériamente em me mudar pra Orlando, só pra morar naquele parque do Harry Potter. ):
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Tenho certeza que meio mundo está passando por isso. Acompanhei só os filmes. Minha ligação com HP n é tão forte. Mas com Crepúsculo... rs
    Obrigada pela visita no meu bolg =) Vou passar por aqui frequentemente.

    ResponderExcluir
  16. Anaaaaa, ai meu que lindo. É tão incrível ler a história de outras pessoas com HP. Aí eu lembro da minha. Acho que o melhor da saga, o que a tornou tão especial foi a riqueza em detalhes, a perfeição em cada detalhe. J.K. Rowling é incrível e eu gostaria muito de poder dizer isso pra ela um dia. Bacana você ter conseguido fazer um post livre de spoilers, haha. O meu está cheio deles. Lindo, lindo. "Hogwarts sempre estará lá para aqueles que merecem". Nós sabemos. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  17. Olha eu nunca fui fã de Harry Potter, mas seu texto me deu uma vontadezinha de assistir.

    Gostei daqui. um beijo

    ResponderExcluir
  18. Tá.
    Eu te amo, apesar desse post, cê sabe.

    ResponderExcluir
  19. Nunca fui fã de HP, nuncali os livros, só assisti aos filmes, e gostei do que vi, falta ir ao cinema ver últim, que ae em mim da uma pontada no coração, um aperto, pois eu lembro de quando vi o primeiro, de quanto tempo faz e de como era bom, tráz saudade e deixa ainda mais saudade.

    ResponderExcluir
  20. Gente, eu devo mesmo ser um et por não gostar de HP e Hk, né? Por sério, acho que a maioria das pessoas ama isso, menos eu!

    ResponderExcluir
  21. Chorei com o post! (eu sempre choro com seus posts, sua chata!)
    Ah, me desculpa por não ter podido ir com você no cinema :( É que eu tive que dormir na casa da minha tia e tal... Desculpa mesmo! Mas o filme é lindo, não é?
    Essa coisa toda de final dói um bocado, mas é importante que repassemos nossas aventuras aos nossos filhos, netos e assim por diante. Harry Potter é mágico demais para morrer com a nossa geração!
    E, bem quando transformarem aquele cenário IMENSO em museu, temos que montar uma caravana e irmos para lá, viu? Deve ser tão lindo e emocionante! *o*
    Se quiser rever o filme, a gente pode marcar direitinho e talz que eu apareço (se não tiver outros compromissos)
    Beijinhos minha linda!

    ResponderExcluir
  22. Não cheguei até o fim de Harry Potter, AnaLú... e vivo brava por isso. mas estou correndo atrás do tempo e lendo tudo que posso em inglês, na íntegra e continuo dizendo pra mim mesmo:

    Pai do Céu, se um dia eu conseguir escrever um terço do que J.K Rowling escreve, eu vou virar gente grande!

    ResponderExcluir
  23. Faço das suas as minhas palavras... E quantas inúmeras vezes eu reli os sete livros, encontrando várias novidades, sentimentos que eu não tinha maturidade ainda para compreender, personagens que só passei a gostar depois de grande?

    Harry Potter pra mim é o resumo da minha adolescência inteira, uma parte intrínseca a minha vida. E sim, nós aprendemos muito. E eu estou muito feliz :))

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  24. Há 10 anos eu tinha apenas 7 aninhos de idade e Harry Potter foi o primeiro livro que eu realmente li. Fico me perguntando o que seria de mim se eu nunca tivesse lido Harry Potter. Será que eu seria apaixonada por leitura hoje em dia? Tantas coisas aconteceram comigo por causa de Harry Potter, tantas amizades de formaram ou fortaleceram.

    Suas palavras foram lindas, lindas. Adorei o post! A saudades de não ter mais o que esperar... Mas fim? Nunca, isso nunca vai ter, porque Harry Potter é para sempre!

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  25. Aninha, nem tenho o que comentar porque nunca li nem vi Harry Potter. Mas sei que tá todo mundo comentando sobre o fim. Entendo esse apego, porque sofri quando Friends acabou! (e você também, né? rss)

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  26. Ai caramba. Não sei mais o que pensar. Agora que caiu a ficha. Meus filhos vão conhecer isso tudo, ah se vão! Minha infância foi linda graças a esses livros maravilhosos. Não abro mão mesmo depois de "grande". Eu vou ser uma eterna criança, tô dizendo.

    ResponderExcluir