quarta-feira, 20 de julho de 2011

De onde saíram meus olhos azuis

Já falei aqui que quando a minha mãe engravidou, a minha avó disse que eu ia nascer loira de olhos azuis. E foi bem assim que eu nasci, apesar de ter um casal de pais com cabelos e olhos castanhos, e um quarteto de avós com as mesmas características.

Quando eu era pequena, eu achava um saco as pessoas falando o tempo inteiro que meu olho era lindo (Blasé, eu? Imagina!). Ouvi várias vezes pessoas me perguntando se eu não topava trocar de olho com elas, e é claro que eu falava que sim.

Um pouco mais crescida e entendida do mundo eu comecei a dar risada quando as pessoas perguntavam de onde diabos tinha saído a cor dos meus olhos. No fim das contas eu sempre dizia que minha bisavó tinha olhos claros, mas sempre dava uma enrolada daquelas clichês, dizendo que era filha do padeiro, apesar de eu ser indiscutivelmente parecida com o meu pai.

Chegou um dia onde, naturalmente, eu aprendi a amar a cor dos meus olhos, e permitir que as bochechas ficassem vermelhas quando alguém falasse deles. Mas a questão é: Os meus pais continuavam ali, com seus 4 olhos castanhos, e sempre tinha alguém pra perguntar se eu tinha sido trocada na maternidade.

Mas aí chegou o Ensino Médio, e, no meio de muita coisa inútil que a gente aprende lá, como por exemplo fórmulas de movimentação de roldanas (O.O) e logaritmos, a professora de biologia finalmente chegou na parte da genética. E aí, meus queridos, além de me divertir horrores nas aulas e ficar feliz da vida calculando probabilidades de ervilhas serem amarelas, eu aprendi a provar que meus olhos são possíveis sem que minha mãe tenha dado trela para o motorista. (Mesmo porque, nós nunca nem tivemos um motorista).

Com uma simples conta em forma de jogo da velha, eu posso mostrar que eu posso sim ter puxado genes das minhas bisavós, que estavam sendo carregados pelos meus avós e pelos meus pais sem serem usados, e aí, pimba. Deus resolveu atender a previsão da minha avó pra não deixar ela fazer feio aqui embaixo e me mandou de olhos azuis, cumprindo os 25% de chances de que isso acontecesse geneticamente.

Por que esse post hoje? Porque é aniversário dele, ora essa! 189 aninhos! E se ele não tivesse nascido, eu continuaria rindo com as pessoas que dizem que eu sou adotada, mas não teria uma forma tão simples de provar o contrário! E nem teria me divertido tanto na escola. (Oi, meu nome é Ana Luísa e eu sou aficionada por genética).

Sendo assim, parabéns, Gregor Mendel! E obrigada!

mendel

O google inspirou esse post.

23 comentários:

  1. Lendo esse post revisitei a sala de aula de biologia e me vi sentada na cadeira vendo os desenhos do professor. Oi, tbm sou apaixonada por genética e já me peguei calculando apenas por diversão as possíveis coloração das flores, das ervilhas e dos olhos de possíveis filhos que virão. Hahaha Tbm costumo fazer isso em novelas, e rindo quando, dois pais de olhos claros tem um filho de olhos castanhos! E o autor nem conta essa pulada certa de cerca pra gente! Heheheh

    Parabéns Mendel! Vc tbm fez minha diversão.

    Um beijo Ana, adorei o post e tenho uma inveja branca dos seus olhos azuis, tá?! Hehehe (Eu, mesmo com pai de olhos verdes, nasci de olhos castalhos, minha mãe não me ajudou nessa! Rs )

    ResponderExcluir
  2. Ai, Ana adorei seu post! Mas eu nunca gostei de genética...kkkk. Meu pai tem olhos verdes e minha avó tbm...e eu aqui com meus olhinhos castanhos claros...kkk.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Uma bela homenagem ao seu avô... e então, quais chances você tem, digo, seus filhos terão de terem olhos claros??
    Ah! E não insulte os pobres logs da vida, eles me serviram tanto nos cálculos e físicas da vida...rs
    E obrigada pelas amáveis palavras sobre o novo integrante do meu clã(?!)...
    Um cheiro bem grande.

    ResponderExcluir
  4. Genética? *calafrios*

    Juro que nunca mais consegui comer ervilhas depois do Mendel ter entrado na minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu não posso falar isso, porque meu pai tem olhos verdes, e eu tenhos olhos.... am... verdes? azuis? cinzas? Sei lá, ainda não consegui definir! aliás, acho que ninguém conseguiu definir meus olhos ainda! rs
    Mas tenhos primos de pais com olhos castanhos que tem olhos azuis, e o contrario também, tenho uma amiga que o pai e a mãe tem olhos claros, e ela e a irmã dela tem olhos castanhos... sorte ou azar? NÃO. genética, e toda uma loucura que rola na separação dos cromossomos!

    ResponderExcluir
  6. VISH LU! Sofro do mesmo problema, pais, irmã, tios, primos e primas com olhos castanhos e eu com meus zóio vrede!
    Amo dar uma de nerd e explicar que sou recessiva quando as pessoas perguntam de onde surgiu! KOAOKAOKAKOAKOAOKAOKOKKOAAKOAKOAKO amei amei amei o post! *---*

    Ah, e feliz dia do amigo! :D

    ResponderExcluir
  7. Eu gostava, mas não lembro de mais nadinha. Acho que dei um delete básico em todas essas coisas assim que pisei na faculdade, hahaha. Mas adorei a história, sua avózinha toda profética! Também quero que minha futura filha Alice seja loirinha de olhos azuis (: Meu pai tem olhos verdes, mas o castanho-escuro dos olhos de mamãe foram mais fortes e o máximo que eu consegui foram meus olhos castanhos-claros que ficam verdes quando eu choro ou fico feliz demais (: Isso nem Mendel pode explicar, né? Beijo, Aninha!

    ResponderExcluir
  8. Curto genética também, rs, bacana esse post viu.

    ResponderExcluir
  9. Post muito bacana *-* Minha mãe tem olhos verdes pelos quais eu sou apaixonada, mas eu nasci com olhos castanhos ;(( quem sabe meus filhos ou os meus netos tenham olhos verdes, não^? haha.

    bjs ;*

    ResponderExcluir
  10. Que post cdf, meodeusdocéu. Eu preciso descobrir aqui o dia do aniversário do Báskara pra fazer um post à altura. ¬¬

    Eu também amava genética e me lembro que eu fazia umas fórmulas absurdas pra ver a probabilidade da orelha ter lóbulo grudado ou não. Eu nunca fiquei só nas ervilhas, sabe?

    E eu aposto que você é filha do leiteiro. :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Estou rindo. Muito bom.
    Criatividade, boa escrita e sorrisos.

    abraço

    ResponderExcluir
  12. kkkk legal. Talvez eu até goste de estudar isso, só porque vou lembrardesse post aqui... hahah, beijos e queijos.

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito desse tal de Mendel, vou ser sincera. Se bem que ele melhorou a minha média em Biologia nesse último trimestre, mas ainda assim... ele é um pouco confuso, né? Apesar de eu saber que, uma vez que você entende o cara, a técnica dele passa a ser a parte mais legal da biologia. :-)
    Poxa, queria ter os olhos claros também, mas não dei a mesma sorte... =/ Meus bisavós por parte de mãe tinham os olhos claros. Minha avó e minha mãe também, só que eu euzinha dei o azar de puxar os olhos castanhos do meu pai. Legal, né?! MUITO, hehe.

    Beijos, Analu! :*

    ResponderExcluir
  14. AEAEAE, TAMBÉM AMOOOOOOO GENÉTICA! Pra mim é a MELHOR parte da biologia, NO KIDDING. Mesmo que eu não tenha tido a sua sorte - nasci com olhos castanhos comuns, hunf, enquanto minha irmã é dotada de um par de olhos cor de mel - com a genética, continuo amando ver qual a probabilidade de termos, sei lá, olhos azuis. HAHAHAHA.

    Beijos, sua linda!

    ResponderExcluir
  15. Também adoro genética, Analu! Sempre gostei de biologia... Vai saber por que eu vim parar numa faculdade de direito, né? rs
    Eu cheguei a ter olho azul por quase dois anos da minha vida. Depois mudou e eu fiquei com os meus que não têm cor de nada!
    Vi esse logo do google ontem! Sempre que tem algum diferente vou conferir que é.
    Última coisa: não sabia dos seus olhos azuis, menina! Sortuda, hein!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Desde que as minhas aulas de genética, na época da escola, começaram, virei fã do assunto.

    E que post mais legal de se ler, Ana!

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Analu,
    Sei que para não me decepcionar, sempre dizia que os seus olhos azuis mudariam de cor quando completasse 10 meses ou 1 ano. Não aconteceu. Eles são terrivelmente lindos!.
    Lembro-me que quando vc começou a conhecer as cores e se olhou num espelho que eu tinha próximo à entrada do banheiro (lembra-se?), e admirada gritou: "meus olhos são azuis!!!!!!"
    Bjs

    P.S.: Os meus são cor de mel, como todo ser normal.....

    ResponderExcluir
  18. Adoro genética! É a parte que eu menos preciso estudar e eu gosto de economizar tempo porque vou precisar pra matemática.
    Os meus olhos são verdes, um pouco mais escuros que os da minha minha mãe, os do meu pais são azuis, iguais ao da minha irmã. Sou descendente de alemã, minha vovó, apesar de não parecer muito.
    Todo esse papo me lembrou que eu deveria estudar ao invés de perder tempo na internet :(

    beijos, Aninha!

    ResponderExcluir
  19. Daí que eu nuncafui muito fã de genética. Quer dizer, acho tudo demais, essas ligações e tudo, mas sempre fui mal em prova, misturava tudo. Uma beleza!
    Mas é, minha irmã nasceu de olhos verdes, puxou do meu avô... mas nenhum net puxou mais =/


    beijo

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho olhos verdes. Herdei-os de minha avó paterna. E na escola, no ensino médio, minha professora de biologia explicava que é uma "anomalia que todo mundo quer ter". Verdade. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Saudade de estudar Biologia viu! Era uma das matérias que eu mais gostava!
    E pode ficar botando inveja em todo mundo com esses olhos azuis tá! Tenho certeza que ainda terei uma filhinha assim como você! Só falta, obvio, encontrar um marido que tenha pelo menos uma "bisa" com olhos azuis né! Alguém disponível aí na sua família hein???? Rs! ;-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ai guria, tu é um amor. Consegue criar posts gostosos assim, do nada. Meus olhos tem a cor da mistura dos olhos dos meus pais: azul e verde, mas Mendel e sua lei tem muito a ver com isso. Beijos

    ResponderExcluir