quarta-feira, 22 de junho de 2011

O semestre do bico

Bom, o relato de hoje na verdade começa onde termina o passado. Tia Airen terminou a aula dos tijolos avisando que no ensaio de hoje ela não poderia ficar o tempo todo conosco, pois precisava assistir duas peças. Quase nem é disputada, essa nossa diretora. Ela avisou que era para ensaiarmos bonitinhos, e frisou bastante o fato de que deveríamos nos controlar para não nos estressarmos mais. Ela disse que estava vendo uma panela de pressão latente, que poderia explodir a qualquer instante, e jogaria um trabalho de 6 meses no ralo. Eu meio que me assustei com o tom de voz que ela usou. Era de preocupação. Mas pensei: Eu estou livre disso, imagina que vou me estressar né? E aí sambei na cara do perigo rodei a saia do vestido e saí saltitando pro outro lado da sala. (Sim, eu sou uma BOBA alegre às vezes.)

Ah, claro, eu também voltei do ensaio de ontem saltitando, porque tia Airen disse que eu estava acertando o olhar. Pensem em alguém com a consciência leve. Era eu ontem. Porque, assim, eu morro de medo de encarar público. Transmitir as emoções no olho então? Pânico. Mas quem foi que disse que seria fácil? Não, não é. Mas ontem eu tinha conseguido. Acho que sustentei a Clara no olho sem desviar despropositadamente nenhuma vez.

Enfim, deu pra perceber que eu saí feliz, saltando, abraçando, e dizendo que IMAGINE que EU ia me estressar no teatro.

Preciso relatar mesmo o começo das cenas do capítulo de hoje? Não né, vocês já adivinharam. Começamos o ensaio de hoje com a Airen na sala. Ela mudou uma marcação e eu já sei que vou apanhar para conseguir fazer. Hoje, não saiu. Não consegui fazer DE JEITO nenhum. Sentia meu rosto queimar, roxo de vergonha, e aí ficava com ainda mais vergonha por não estar conseguindo fazer. Foi minha primeira pontada de stress. Eu ignorei.

Tia Airen saiu da sala, e começamos a ensaiar o resto. Não consegui me concentrar, o que não foi exclusividade minha. Ninguém parecia em sintonia com o ensaio. Mas eu não estou na cabeça de ninguém, já me basta a minha. Tentei, tentei, e tentei, e nada. Os sorrisos saíam falsos, os suspiros forçados, a falta da aliança no dedo não dava vazio, e nem Mr. Darcy e Elizabeth conseguiram fazer a Clara aparecer. Foi a segunda pontada de stress. Ignorei.

Na hora da minha cena, pra completar, eu pisei em um tijolo ao invés de pisar no chão, o que fez com que eu me desequilibrasse do salto, agarrasse a cabeça da Luana para não cair, e nem preciso dizer que depois disso tudo desandou de vez. Algumas pessoas sugeriram que eu deveria trocar o sapato, pois não estava conseguindo andar com firmeza. Foi a terceira pontada. Minha cabeça insistiu em ignorar, mas meu corpo não deu a mínima para o que a cabeça pensava. O que aconteceu? Aconteceu que eu, que ando de salto desde os 15, simplesmente não conseguia ficar de pé em cima do sapato. Comecei a tremer, trocar os pés, balançar, enfim, SINISTRO.

Esses foram os MEUS enroscos. Cada um teve os seus, a ponto de que quando a Airen chegou na sala, ela nem precisou ouvir nossa voz. Simplesmente sentou e falou: Comecem a falar.

É claro que ela sabia que a panela de pressão estava estourando. Estava todo mundo de bico, ao seu modo. A Elo com o seu, que é clássico. A Iva com o dela. O meu na verdade se transforma em ruguinhas de preocupação no meio da testa. A tia Airen insistia para que falássemos, a tia Cynthia (a fono!) querendo o mesmo. E então a Airen falou: “Parem de bico gente! Esse é o semestre do bico! Aninha, próximo post: O semestre do bico!”

Aí começaram a falar, e falar coisas que tinham dado errado, e coisas do gênero. Aí chegaram no ponto onde eu não segurei o olhar da Clara, e que a intenção estava errada pois ela estava mau-humorada. A Airen disse: “Não é assim, ela sempre dá sorrisão!” E olhou pra mim. E eu só consegui dizer, olhando pra baixo: “Não saiu sorrisão hoje não.”

Não lembro direito do que falaram depois, mas, gracias, ela resolveu parar a conversa. Foi a minha quarta pontada de stress né? É. Aí eu resolvi ouvir a pontada. Abaixei a cabeça, e começaram a mandar eu respirar. Eu respirei bem fundo, levantei, e estava tentando me distrair mostrando o vestido pra tia Cynthia. Mas é claro que a Airen sabia que se continuasse assim não ia prestar, e então ela me abraçou e disse para eu colocar todo o stress nas costas dela. Acho que apertei um pouquinho, mas faz parte. Fiquei ali, respirando, e tentando entender porque diabos eu tinha ficado tão estressada. Depois de um tempo, nos desabraçamos, ela perguntou se eu estava melhor, eu disse que mais ou menos, mas que não era nada que abraços, travesseiros e um texto no blog não resolveriam. Ela me deu um coraçãozinho de presente e falou que era para eu escrever um post de homenagem a ela.

Tia Airen, fala sério. Esse blog esse mês virou quase uma homenagem constante a você. Deve ter seu nome em todos os posts. A Renata até comentou no post passado que precisava falar pra você que fica sabendo de todas as coisas que você fala em cada ensaio. Porque eu não deixo passar uma. Ter aula com você é maravilhoso, e eu passo tudo pra frente, veja. Conto pra todo mundo. É muito bom trabalhar com alguém que não deixa a aula começar nem terminar sem abraços apertados, alguém que aguenta nossas crises de falta-de-crédito-em-nós-mesmos, aguenta nossos bicos e nossas risadas fora de hora. Alguém que se preocupa em achar uma página de um livro para que você leia exatamente aquilo e faça nascer em cena o que aquilo lhe diz. Alguém que no primeiro dia em uma turma nova, onde eu estava prestes a cair em prantos no meio da sala de aula, me deu um milhão de abraços e fez questão de dizer o quanto eu era bem vinda. Resumindo. Tia Airen, querida, todos esses posts sobre  o teatro tem um pouquinho de homenagem a você. Mas prometo. No fim do semestre, quando eu estiver deprimida e morrendo de ciúmes da sua próxima turma, eu faço duas cartas bem caprichadas. Uma à mão, e uma aqui no blog, tá bom?

Ok, esse parágrafo diretamente pra Airen foi um adendo especial. Agora eu vou ser breve. Depois do abraço e do coraçãozinho, eu dei de cara com a Gab, minha professora linda e amada do primeiro semestre. (Não sou puxa-saco gente, juro, mas o nome da escola é Cena Hum. De HUMANA. Os professores são incríveis). A Gab pulou na minha frente na hora certa. É óbvio que eu dei um abração nela também, que olhou bem pra minha cara (ou para a ruguinha no meio da testa) e disse: Senta pra gente conversar. Saí dali ainda mais leve, e com recomendações, que já tratei de começar a cumprir.

Ah tá, antes da Gab, também teve o abração da tia Cynthia, e o da Iva, e aí depois teve o da Rafa, e virou festa. Porque gente! Fala sério! Se as pessoas descobrissem o real poder de um abraço, ninguém fazia mais nada nesse mundo a não ser abraçar. E foi o que eu fiz. Abracei todo mundo. Tinham aqueles dos abraços sérios e apertados, tinham aquelas que pulávamos e rodávamos no abraço, aqueles abraços mais acolhedores, aqueles onde ríamos, e terminou com um tchutchu feito por alguns de nós, super felizes, em volta da Tia Airen e da Tia Cynthia, no MEIO da escola.

Agora, depois desse post GIGANTE, eu pergunto. Tem stress que resista a isso, gente?

Voltamos amanhã com cenas dos próximos capítulos. De preferência com mais abraços, menos stress, e claro, tudo vai depender do título que a Airen decidir que o texto deve ter. Não falei que o blog tinha virado festa?

10 comentários:

  1. Ficou enorme demia,s eu tive que parar pra pigarrerar 5 vezes, além do cansaço mental de ler tiver o cansaço da minha voz de contra-baixo...farei gargarejos e tomarei uma tequila pra melhorar, bom textículo!!

    ResponderExcluir
  2. ADOOORO! Que fofas que vocês são. Estou morrendo de vontade de ver você interpretando, Analu! Que revolta que dá eu morar TÃO LONGE de Curitiba! :~
    E o abraço tem um poder incrível mesmo, não é?


    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Vem aqui pra eu dar um abraço também!!! \o/

    Vai dar tudo certo. Foi só tensão pré-apresentação. Aposto que o ensaio hoje vai ser incrível. :) Não mude o sapato não! Foi só um estress básico, não teve nada a ver com o coitado!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Relaxa flor!!! Vc precisava passar por essa tensão para ajustar os últimos ponteiros!!! Tenho CERTEZA de que na hora da peça vc vai arrazar!!! Mesmo que eu não esteja lá para ver eu vou estar na torcida por pensamento, viu? Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Mas que amorrr ;-; É muito bom mesmo poder abraçar alguém bem apertado pra esquecer os problemas. E a equipe da peça tem várias pessoas com quem cê já tem intimidade, então cada abraço é especial e te alivia um pouco do peso que cê tá carregando <3
    Faz um relaxamento, descansa bastante pra não deixar o estresse bater na tua porta de novo. Dê 10x mais abraços e alivie a tensão com mais posts também :P Ah, e lembra que vai dar tudo certo. <3

    :*

    ResponderExcluir
  6. É, minha garota: "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo".
    Beijinho procê!

    ResponderExcluir
  7. De fato, não há stress que resista A ISSO!
    EU FIZ PARTE DOS ABRAÇOSSSSSSSSSS GENTII! TODOS COMEMORA hahaha

    ResponderExcluir
  8. Que delícias ler teus relatos do teatro. E que vontade de conhecera Tia Airen e dar muito abraços nela. Eu bem sei que estou precisando de alguns. (:
    Continua com o diário!
    Beijo Ana. <3

    ResponderExcluir
  9. Abraços realmente são as coisas mais poderosas da face da Terra. Tudo pode ser melhorado com eles! E tem cada abraço MARAVILHOSO que nos faz querer sentir por muito e muito tempo! O seu é um desses, sabia? Adoro te abraçar! Passa energias muito boas! Espero que seus ensaios melhorem e que você consiga se lembrar de todas as falas e faça uma Clara bem linda porque estou super ansiosa e quero muito poder te aplaudir de pé e sair correndo para te dar um abraço caloroso e festivo quando a luz apagar!
    Falta só 1 dia!!!!!!!!!
    Merda, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ao julgar pelos últimos post, a maioria das pessoas diria que este é um blog sobre uma adolescente que fala só de teatro, mas não é bem assim gente.. Entendam, ela só está VICIADA EM TEATRO! Mas ao menos é um vício bom,ela podia estar matando (nem imagino ela matando mosquito), roubando (nem imagino ela roubando no Uno) e fazendo coisas caóticas (tá, não consigo nem imaginar algo pra não imaginar ela fazendo...), mas ao invés disso, ela é viciada em teatro, olha só que delícia!
    Stress faz parte da vida, por pior que isso seja. Falo como um "especialista em stress" segundo a maioria, que insiste em julgar-me como estressado sem nem me perguntar se estou, mas o blog é da Aninha e não pra falar de mim, então adiante.
    Abraços, felizmente, também fazem parte da vida e é uma das muitas armas a serem usadas contra o stress, e quanto mais abraços, com quantas mais pessoas, melhor. Cura qualquer stress, angústia, ressaca e disenteria (mentira gente, não tentem isso, procurem um médico ou um farmacêutico. Leiam a bula). Fora o abraço existem os beijos, as conversas, os olhares, as simples coexistências, enfim, muitas coisas. O stress não venceu e nunca vencerá, ainda mais quando se trata de alguém tão amado quanto a Aninha (fazendo propaganda da minha melhor amiga. Eu posso).
    Força, Aninha! Foco, concentração, abraços, beijos, conversas, olhares, coexistências e todas as outras coisas que são contra o stress! Bola pra frente e suba no palco pra arrasar junto com seus companheiros de peça e com sua diretora, que apesar de não participar da peça como atriz, sei que está muito presente em todos os aspectos da peça.
    Para um post gigante, um comentário gigante, que agora acabou. Até que enfim, minhas piadas idiotas já estavam acabando...

    ResponderExcluir