domingo, 12 de junho de 2011

“Não é tão simples quanto pensa…

Coração. Palavra pequenina, essa. Órgão pequenino, esse. Que tem que abrigar tantas funções, tantos sentimentos, tantas pessoas.

Biologicamente, sua função é bombear o sangue para o corpo inteiro. Tarefa que, sozinha, já não é simples.

Não contente com isso, lá vem as funções nada biológicas, que sobram todas para o pobre coitado, e então, além de distribuir oxigênio e sangue ele tem que armazenar um pouquinho de cada pessoa que conhecemos e um montão de várias pessoas que amamos. Tem que armazenar memórias felizes, e se inflar com elas. Em contrapartida, cisma em armazenar as não tão felizes, e ficar pequenininho com qualquer menção a elas… Ele também guarda cada cheiro, cada tom de voz, cada letra de música. E quando nós pensamos que nada mais cabe ali, ele nos mostra que sim, ainda cabe muita, muita coisa.

A biologia diz que o coração humano é composto por 4 câmaras. 2 ventrículos e 2 átrios. Hahaha, seria tão fácil se fosse só isso. Não, não é. Ele muitas, muitas partes mais. Mas principalmente, eu diria, ele tem duas. Que se contrabalanceiam.

Uma é aquela que nos deixa desesperados. Rolando na cama, sem conseguir dormir. Aquela parte que dói, e fica nos dizendo que nada mais vai dar certo. E então, quando achamos que não vamos mais conseguir suportar aquela dor, vem a outra parte e grita, ainda mais alto, que ainda tem muita água pra rolar. Que as coisas podem sim, dar certo. Essa parte também é responsável pelas noites maravilhosas, onde rolamos na cama com sorriso nos lábios, e como já dizia Clarice, dormimos tão felizes a ponto de mal conseguir fechar os olhos.

Esse simples órgão, reza a lenda, é responsável por muito, muito mais que bombear nosso sangue. Ele não mantém só o corpo de pé. Ele mantem nossa alma de pé. E é para essa função que eu digo que ele precisa de muito mais força. Porque manter a alma tranquila e de pé, é uma tarefa muito difícil às vezes. Mas que tem recompensas deliciosas.

Tão pequeno e tão poderoso, o tal do coração.

90592467

… Nele cabe o que não cabe na dispensa.”

16 comentários:

  1. Lindo. Acho que explica muitas vezes o que palavras e atitudes não consegue explicar =) Adorei!

    ResponderExcluir
  2. lindo o texto...adorei meuu...=D pra variar...cada vez textos melhores...=D bjaooo

    ResponderExcluir
  3. Onde assino?
    Você disse tudo, Aninha! :D

    ResponderExcluir
  4. Reflexão fofíssima, Aninha :)
    ps.: amo A'Banda e as outras músicas valem super à pena, hein.

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  5. O coração é quase um elfo doméstico, coitado! Ele também é conhecido como o órgão mais teimoso de todo o corpo humano, não sei se você já ouviu falar. E tem uma facilidade incrível de recuperar-se (ok, confesso, em alguns casos ele precisa de um pouco mais de descanso antes de encarar outra "aventura"). Coração mesmo quando é bobo ainda é um amor!

    E ficou lindo o post ^^

    Beijo, Ana (Luísa) ;)

    ResponderExcluir
  6. Ana Lu,
    E o meu coração particularmente é imenso, pois quando penso que nele não cabe mais ninguém, ele se expande e infla com a chegada de mais um amigo(a), sobrinho(a) amores, etc.
    E vc sabe que no meu coração tem um lugar muito especial ocupado por vc.
    Te amo.

    ResponderExcluir
  7. Lindo post! ^^ O coração é mesmo um danado, quer amar tudo e a todos e quando não superam as expectativas fica todo encolhidinho e choroso. Mas ainda bem que nada é para sempre, não é?

    bjos!

    ResponderExcluir
  8. Ana, você acaba de fazer um studo sensacional e muito sensibilizador sobre o coração. A gente vive por ele. Literalmente!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, Aninha! Falou bem demais. Ninguém vive sem um coração, e é triste tentar viver reprimindo ele.

    Beijos, Sua Loira! rs

    ResponderExcluir
  10. "Ele não mantém só o corpo de pé. Ele mantem nossa alma de pé" <33

    E tem gente que ainda reclama das provas de biologia cobrarem respostas sobre os tais ventrículos, átrios, veias e artérias :/ São só nomes difíceis. Se a parte sentimental fosse obrigatória, aí sim saberiam o significado de "complicado".

    ResponderExcluir
  11. Que amor teu texto.
    O coração tem uma responsabilidade enorme, né?
    Às vezes da peninha do coitado. hahaha.
    O meu anda tranquilo tranquilo ultimamente e é tão bom...
    Beijo Ana. (:

    ResponderExcluir
  12. Sempre me pergunto quem é que começou a deixar todas essas coisas na mão do coração.
    Adorei o post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Falou tudo, Aninha! Quando pensamos que ele está repleto de tantas coisas, recordações, cheiros e sabores, ainda sobra um pedacinho vazio e cabe outro tanto de coisas (e pessoas) boas! Coração bom é assim, levantando a gente, enlouquecendo de vez em quando e em dias bons, nos fazendo suspirar!




    E quem disse que eu resisto? Mordo e beijo cada parte desse corpinho roliço rosado! hahahahahaha Hoje mesmo eu beijei o sovaquinho! É que o dela é muito lindo e cheiroso! :P


    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  14. Você disse tudo! O coração é o órgão que devemos cuidar melhor, porque no dia que ele resolver pifar, nós também pifamos. Literal e metaforicamente dizendo.
    E... puxa... cabe a dispensa inteira mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que esse post ficou filosófico. Em partes, porque se você for perguntar pra qualquer pessoa realista, ela vai dizer tudo isso que você disse sobre as funções do coração. E eu sinceramente não sei se tudo que vem além das funções físicas, é realmente culpa do coração, ou de um cérebro brincalhão que nos faz acreditar que tudo aquilo não é culpa dele.

    EU QUERO É SABER QUAL DOS DOIS QUE É CAUSADOR DESSE NEGÓCIO PRA EU ACERTAR MINHAS CONTAS AQUI COM O CULPADO.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal, Lu! O coração é realmente muito mais do que dá para se explicar. Aguenta tanta coisa, mas aproveita muitas outras também. Muito bom o seu texto, mesmo.

    ResponderExcluir