quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os meus 10 melhores

Foi assim gente: A Anna Vitória apareceu respondendo um meme que era fazer uma lista de 10 filmes preferidos. Ela indicou a Renata, que não indicou ninguém no post. Eu choraminguei no twitter e a Renata me indicou por lá mesmo. Eu fiz doce (sou expert nisso) e resolvi que não ia postar até receber uma indicação oficial. Aí que a Renata então me indicou de novo, dessa vez pelo blog, e a Tary também. Então decidi que estava na hora de parar de onda e fazer esse post logo de uma vez. Mas antes disso, algumas considerações devem ser feitas.

1: Eu não sou nada cinéfila. Já disse isso um milhão de vezes, e repito. Portanto, podemos não ter nessa lista grandes clássicos de cinema, com brilhantes diretores e histórias chocantes. Aqui terão simplesmente os meus filmes favoritos.

2: Eu já desenhei esse post 1 milhão de vezes na minha cabeça, e é provável que agora, enquanto eu estou finalmente o escrevendo, eu esqueça de tudo. Ou lembre de muito mais de 10. Mas enfim, vou tentar.

Depois de todo esse trailler, vamos finalmente aos:

10 melhores filmes na minha opinião

de_volta_para_o_futuro

2. De volta para o futuro (a trilogia): Meu pai apareceu com o box dos 3 filmes em casa, em um belo início de férias de verão. Ele ainda não estava de férias, mas eu e Helena sim. Numa noite qualquer, depois de ver o Jornal, ele resolveu passar o primeiro para vermos. Nos munimos de pipoca e leite condensado e sentamos no sofá para assistir, confesso que, sem pretensão nenhuma. Resultado disso? No outro dia burlamos o pobre papai, e como ele demorou horrores para chegar do trabalho, sentamos sozinhas no sofá e assistimos por nossa conta o segundo DVD. Preciso dizer que me apaixonei pelo filme? Não né. Achei a trilogia perfeita, com ótimas doses de humor, romance, e sacadas muito bem pensadas. Meu preferido é o segundo, mas a minha cena preferida está no primeiro filme, ao fim do baile. Como eu adoro obrigar convidar meus amigos para assistirem todos os meus filmes preferidos, convidei a minha trupe lá de São Paulo pra ir ver o primeiro lá em casa. Resultado? Foram 3 dias seguidos lá, só para terminarem de ver. São 3 filmes que recomendo com todas as minhas forças!

harry-potter_half_blood_prince

3. Harry Potter: É óbvio que prefiro os livros, mas os filmes também me encantam. Ver toda aquela magia na telona me deixa sempre sem palavras, e eu sempre saio do cinema com cara de besta quando assisto a um novo Harry Potter. Dói no fundo da alma pensar que o último que vou ver no cinema será esse ano. Parece que foi ontem que fui ao cinema ver o primeiro, com uns 9 anos, e virei um copo de fanta laranja na minha roupa. E claro, assisti ao resto do filme inteira molhada, porque não perderia aquilo por nada. O meu preferido é Harry Potter e a Câmara Secreta.

800px-Superman_returns_04

4. Super Man: O primeiro que eu assisti foi Super Man o retorno. Foi bem naquela época que estourou a modinha por filmes de super-heróis. Eu acho que debutei com Batman, e depois assisti Homem Aranha. De Batman eu não gostei, Homem-Aranha eu amo, mas pra mim, o meu xodó usa a cueca por cima da calça sem medo de ser feliz. Clark Kent pra mim é o mais fofo, o mais apaixonante, o mais herói de todos. Adoro a história dele ter sido enviado de outro planeta, e de tremer nas bases só com a menção de uma kriptonita. Amo também a história dele com a Lois, acho os dois uma coisinha meiga e linda, e sempre que vou digitar a senha do meu e-mail, não sei porque, lembro do marido dela descobrindo, puto da vida, que a senha do computador dela era SuperMan. Acho mágico.

piratas_do_caribe

5. Piratas do Caribe: Só tratei de ver o primeiro e o segundo quando o terceiro estava pra sair no cinema. Todo mundo só falava disso e eu resolvi assistir pra ver se era mesmo tudo aquilo. E descobri que era. Com ação e romance na medida certa, conseguiu me encantar. O meu preferido é o terceiro, na cena onde Will pede Elizabeth em casamento no navio, no meio de uma luta terrível. E sou APAIXONADA pela música que toca durante a batalha também. E claro, fiquei arrasada com o final. Não sei, sinceramente, o que esperar desse novo que vai sair. Podem falar que vai ser ótimo porque Jack Sparrow é a alma do filme, mas pra mim não funciona bem assim. Pra mim, Will, Lizzie e Jack juntos são a alma do filme. E não consigo imaginar um navio pirata onde eles não estejam.

factory

6. A fantástica fábrica de chocolate: Amo. Do começo ao fim. Amo as cores, amo o chocolate, amo as magias da fábrica, amo os Oompa-loompas. Amo as criancinhas mimadas e amo o bonzinho que se dá bem no final. E acho que não fazem mais filmes de crianças com histórias tão fofinhas como essa. Tenho em casa os Dvds das 2 versões. Amo a versão com Johny Deep, mas a primeira versão fica com o primeiro lugar do  meu coração pelas músicas doces e pela originalidade.

matilda

7. Matilda: Sem brincadeira gente. Perdi a noção de quantas milhões de vezes eu aluguei esse filme na locadora. Meu pai ficava indignado quando eu rodava a locadora inteira e saia com esse filme debaixo do braço. Aliás, estou justamente pensando porque diabos nunca comprei esse Dvd. Amo essa história. A menininha rejeitada pelos pais que queriam outro menino. Descobre que consegue fazer magia. Ela aprende a ler sozinha e praticamente se muda para a biblioteca. Começa a estudar e é maltratada pela diretora. Se torna quase a ídola dos coleguinhas. Conhece uma professora maravilhosa, e elas se tornam melhores amigas, até quando finalmente conseguem realizar o desejo de morarem juntas. No fim das contas fica todo mundo feliz, a diretora má se ferra, os pais e o irmão brutamontes dão pulinhos de alegria por se livrarem de Matilda, e ela finalmente ganha uma mãe de verdade. Encantador!

sister

8. Uma prova de amor: É claro que esse filme ia aparecer. Desde que peguei despretensiosamente esse Dvd na prateleira da locadora que não paro de convencer todo mundo a assistir. Sempre que alguém me pergunta de um filme eu logo jogo esse nome. Fiz um texto sobre ele aqui no blog, de tanto que ele me marcou. Já assisti 4 vezes. É emocionante da primeira à última frase. Sara, Kate e Anna são 3 personagens fortíssimos, com pontos de vistas muito marcados, que vamos descobrindo no meio do filme. E nos fazem soluçar de chorar. A história é muito mais do que mais uma dessas que falam de leucemia. Essa antes de tudo fala de muito, muito amor. E te deixam perplexo ao tentar decidir quem é que está certo ou errado numa situação como essas.

escritores  liberdade

9. Escritores da Liberdade: Vou confessar: Sou daquelas que quando o professor chega na sala e diz que vai passar filme vou logo procurando um cantinho confortável na minha mesa para dormir. Sim. Porque eu acho que passar filme 7h da manhã com as luzes e cortinas apagas é pedir demais de mim. E porque acho a maioria dos filmes um saco. Esse aí me fez rever o conceito. Meu professor de geografia passou, se não me engano, no 2º colegial, e a história é maravilhosa. Uma simples professora vai dar aulas de inglês na escola de um dos bairros mais periféricos dos EUA. E chegando lá se depara com uma turma completamente desestruturada, cheia de rixas e preconceitos terríveis entre si. Aquela turma que todos os professores rejeitam. Só sobrou ela. Ela encarou. E prometeu pra si mesma que ia mudar a situação. Entrega sua vida a esses alunos, chega a abrir mão de seu casamento por isso. O nome do filme vem do fato de que, após pedir que eles leiam “O diário de Anne Frank” ela dá de presente para cada um 1 diário, e pede que eles escrevam sobre suas vidas, sobre o que quiserem. E avisa que aqueles que quiserem que ela leia, é só guardar o diário no armário da sala de aula que ela lerá. É para simplesmente guardar, sem alarde nenhum. E então um dia ela chega na escola de manhã, abre a porta do armário e todos os diários estão lá. Ela se tornou o porto seguro de alunos que não tinham nenhum prospecto de futuro. Mudou a vida de toda uma sala de aula. Maravilhoso.

cinderela

10. Cinderela: Em primeiro lugar, eu estou morrendo de culpa por colocar esse filme aqui. Porque escolher apenas 1 desenho animado é demais pro meu coração. Sou apaixonada por muitos, muitos, e confesso que pensei em criar um meme de 10 desenhos animados. Mas aí eu precisaria colocar 20. E o peso na consciência sempre ficaria ali. Sinceramente? Acho que Cinderela não é meu preferido. Talvez eu seja mais apaixonada pela Alice, tenha dado mais risadas com a Mulan, e sonhe em ter uma biblioteca como a da Bela. Mas estou tentando ser justa em colocar filmes que fizeram parte importante na minha vida. Alice eu comecei a gostar depois de grande. E é por isso que o desenho animado que escolhi para entrar na lista é Cinderela. Porque ela me acompanha desde novinha. Seu vestido é azul, minha cor preferida de quando eu era mais nova. Aurora pode ter 3 fadas, mas nenhuma é uma fada madrinha como a de Cinderela. Cinderela anda de carruagem, é amiga de ratinhos, é estabanada e perde as coisas por aí como eu. Cinderela pode não ser o meu filme preferido hoje, mas foi de Cinderela que eu quis fazer meu aniversário de 4 anos. Foi a fantasia da Cinderela que eu tive quando era mais nova. Era Cinderela o filme que, antes de Matilda, eu mais aluguei na locadora na vida. Cinderela é loira de olho azul, e eu tinha certeza que seria como ela quando crescesse. Enfim. Sempre foi Cinderela. Ela merece esse posição.

Agora pausa para uma observação: Até agora, pra ser sincera, eu não pensei em uma ordem para os filmes. Fui lembrando e escrevendo. Não são completamente aleatórios, pois gosto mais de uns que de outros sim. Mas não estão seguindo ordem nenhuma. Agora, deixei a minha cereja do bolo para o final. É difícil responder qual o meu filme preferido de todos os tempos, mas acho que esse merece o meu troféu. E é por isso também que a lista começa no 2. Porque esse, pra mim, merece o número 1. Aliás, mais que merece.

thesound

1. A Noviça Rebelde: Não tenho palavras para dizer o que esse filme significa pra mim. Já assisti incontáveis vezes, sempre que assisto canto junto e quando vejo alguém assistindo não resisto a fazer companhia. Assisti também o espetáculo da Broadway, que só fez com que eu me apaixonasse mais. A história é linda, a fotografia é maravilhosa, as músicas são encantadoras. Eu odeio filmes longos. A Noviça Rebelde é o único que não me deixa perceber o tempo passar. Amo musicais, e esse realmente mostra a diferença que a música pode fazer na vida das pessoas. A música e o amor, juntos, são imbatíveis. Enfim, tenho que dizer sobre a Noviça Rebelde somente o seguinte: Estranho seria se eu não me apaixonasse.

“So long, farewell, auf Wiedersehen, good night”

15 comentários:

  1. Menina, já me indicaram e EU TENHO QUE FAZER ESSE MEME!Estou mesmo me amarrando.
    Amo A Noviça Rebelde, sério sério mesmo! Adoro esse filme. piratas do Caribe é minha trilogia predileta. Escritores da liberdade é um filme que ainda quero assistir.
    Adorei teus filmes. Matilda foi minha infância.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Os filmes, 1-7-8-9 são os tipos de filmes que gosto. Os outros entrariam nas novas descobertas.

    Muito legal sua lista.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Sempre soube quevc em bom gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina, Matilda é muito amor <3333 Mas se eu fosse colocar todos os filmes que marcaram a minha infância... Vixe, seria um post inteiro só pra isso. A Fantástica Fábrica de Chocolate também estaria lá COM CERTEZA! Até hoje não vi a versão do Tim Burton só de despeito! Duvido que tenha a inocência e doçura do antigo. Um prova de amor também está na minha listinha de favoritos *.* E Escritores da Liberdade também, assim como Sociedade dos Poetas Mortos - eu adoro filmes de professor! A Noviça Rebelde é lindo demais, tenho até o dvd .__.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh a fantástica fábrica de chocolates....dá vontade entrar na tv naquela parte deles no jardim de doces com cachoeira de chocolate!!! Me lembro bem da parte que a menina pega um negócio que parece uma melancia, quebra e enfia a mão no buraco onde tem muuuuuito brigadeirooooo! E aquela que ela pega uma flor copo de leite e morde??? Hummmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  6. Esses memes são uma tortura pra mim! Minha lista de "preciso ver" aumenta horrores.
    Matilda é a coisa mais lindinha do mundo. Amo de paixão. Eu prefiro a versão Tim Burtom de A Fantástica fábrica de chocolate. Vi os dois e o primeiro meio que me assusta. Não sei dizer porque. Marquei Escritores da Liberdade para ver nesse final de semana. Uma prova de amor estou pra ver a séculos, mas tenho muito receio de MORRER chorando. Nunca vi Noviça Rebelde :/ Piratas do Caribe é uma coisa de louco. Amo Jack Sparrow. haha.
    Harry Potter não preciso nem falar. Minha infância é isso! (:
    Beijo Ana.

    ResponderExcluir
  7. A Noviça Rebelde é um must! Amooooooooooooo! E Prova de Amor, não sei se consigo ver de novo: me acabei de chorar já na primeira vez...hehehe

    ResponderExcluir
  8. "...Uma prova de amor estou pra ver a séculos, mas tenho muito receio de MORRER chorando..."

    Bem por aí, Gab! rs

    ResponderExcluir
  9. Ai, me bate Ana! Minha professora de literatura me emprestou um monte de filmes no terceiro ano. O único que eu não assisti foi A Noviça Rebelde. Não tenho paciência. E eu amo musical e não tenho problemas com filmes longos...
    Acho que A Fantástica Fábrica e Matilda também estão entre meus favoritos. (a primeira versão d'A Fantástica Fábrica, também) Sou louca pra ler os livros! *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. ahhh, matilda é fofooo...minha amiga diz que a matilda lembra eu quando pequena. kkk. Uma prova de amor perfeito tbm!!!

    ResponderExcluir
  11. Cheguei pra comentar \o/

    Eu já falei que essa sua seleção de De Volta para o Futuro + Superman me fazem saber que você tem um pé no mundo nerd né? rs. Eu, como gosto de sessões da tarde dos anos 80, não poderia deixar de gostar de De Volta para o Futuro, claro! Mas faz tantos anos que não passa que eu quase não lembro mais. Fiquei com vontade de ter esse box do seu pai agora! haha. Também adoro reunir as pessoas pra assistir os filmes que EU gosto. haha. Harry Potter "é óbvio que eu prefiro os livros" - você deve ter ficado com vontade de me bater quando eu disse que prefiro os filmes (mas é que eu acho o negócio todo visual lindo!) e, nossa. Um dia eu vou comprar o box todo (quando sair depois do último filme) e vou guardar no lugar mais especial da estante. Você tinha 9 anos quando foi ver o primeiro Harry Potter e eu devia ter a idade que você tem hoje. rs. E lembro que cheguei no cinema lotado, só tinha cadeiras de canto, eu sentei lá mesmo e passei 3 horas com o pescoço virado, ganhei o maior torcicolo, mas saí achando tudo muito lindo. Sobre Superman (e todos os outros heróis): eu não gosto do Homem Aranha (porque eu acho o Peter Parker um banana) e gosto do Batman por causa daqueles filmes mais elaborados, que tiveram o Jim Carrey como charada e Uma Thurman como Hera Venenosa e Alicia Silverstone como Batgirl. Achei bonitos aqueles. Mas nesse último Batman ele poderia ter morrido com aquele biquinho gay e língua presa no lugar do sensacional Coringa de Heath Ledger. O Superman não era meu preferido até eu assistir TODOS os episódios de Smallville (que ainda não acabou) e, sei lá, ele é meio banana também, mas é o super herói preferido de babybrother e eu acabei pegando um pouco também - e Bon Jovi tem uma tatuagem linda do S de Superman no braço!

    ResponderExcluir
  12. Sobre Piratas do Caribe: tá na minha lista, né? E ai, eu acho a atuação de Johnny Depp sensacional mesmo, quase nem lembro dos outros personagens. Mas claro que têm o seu valor. Eu já falei que o segundo é o meu preferido, mas eu também adorei a parte que o Jack enlouquece e fica ele e mais ele e mais ele lá na ilha deserta conversando com ele mesmo (eu sempre gosto das partes malucas!). Sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate: aaaaaaaaaaaaaaahhhhhh eu também queria as duas versões pra ter em casa! Eu gosto da versão Johnny Depp, apesar de ser aquela coisa Tim Burton que falei, mas gosto muito mais da original, não sei, talvez porque a minha mãe sempre gostou. E eu também sempre gostei de Matilda (apesar de meu filme infantil preferido ser A Princesinha). Uma Prova de amor é o único que não vi da sua lista, e acho que não pretendo ver: eu não gosto de filmes que as pessoas morrem de doenças graves no final. Nem Doce Novembro, nem Um Amor pra Recomeçar. Lindos, mas eu gosto de histórias com finais felizes. Ah é: Escritores da Liberdade eu também não vi. Nunca tinha ouvido falar, na verdade. Mas gostei da história, parece boa. Vou alugar se eu achar. Eu acho fofo você gostar de Cinderela e dou todo o apoio pra um meme sobre desenhos, que eu também adoro. Mas Cinderela pra mim é muito comum, muito certinho, sabe? Todo mundo gosta, todo mundo quer. Eu sou mais a Branca de Neve, que morre e tudo. haha. Tá, eu prefiro a Branca de Neve de Shrek que canta e o passarinho explode. Eu sou uma ogra mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei que A Noviça Rebelde ser o seu filme preferido é a sua cara! rs. Eu não gosto de musicais mas esses filmes antigos eu acabo vendo e gostando por causa da minha mãe. Adorei Cantando na Chuva e até achei Gene Kelly um pão (gíria da época e tudo. rs). Mas eu devo dizer que meu preferido nessa categoria musicais antigos é Mary Poppins, também por causa da minha mãe, que até tinha uma boneca dela (e eu tenho essa boneca em casa, tudo bem que hoje ela tá parecendo a Mary Poppins do Hell - maior medo dos olhos dela) e eu gosto das musiquinhas e da história de Mary Poppins e tal. A Noviça Rebelde eu nunca tinha parado pra assistir tudo assim quando via na tv, mas achei o dvd baratinho e comprei. Apesar de ter dormido nas duas primeiras tentativas de ver o filme, gostei, achei fofinho, meiga a história. Achei legais as roupinhas feitas de cortina! haha.

    Conclusão final: você é uma menina meiga. Mas isso eu já sabia! haha. Fofa. Adorei seus filmes. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vergonha de nunca ter visto A noviça Rebelde, o filme favorito das Cooper. Seus escolhidos são lindinhos mas não sou muito de aventura, assisto mas não gosto muito.
    Logo posto minha versão desse meme!

    beijos

    ResponderExcluir