domingo, 13 de fevereiro de 2011

A tal da procrastinação

Tenho que confessar. Eu sou adepta do: “Se posso fazer amanhã, pra que vou fazer hoje?”. E o pior é que já quase me lasquei por isso. Não vou dizer que não aprendi, porque aprendi. Por uma ou duas semanas, e depois, abafei o caso, claro. E eu nem sei porque eu não tomei vergonha na cara, porque por mais que eu enrole para fazer algo, eu não sossego enquanto a coisa não está pronta. Então o que acontece? Acontece que eu deixo pra fazer a tal da coisa quando já quase não dá tempo, sempre falta alguma coisinha, e nesse meio tempo eu até fiz outras coisas melhores, mas fiquei pensando em como eu deveria estar fazendo aquela coisa mais importante, sabe assim? Essa sou eu.

Quando eu tinha 10 anos, precisava fazer um mapa para entregar segunda feira. É óbvio que não fiz na sexta. Nem no sábado. E no domingo eu ia fazer, mas fiquei a tarde inteira no parquinho, pensando que eu deveria estar fazendo o mapa. Subi às 19h e sentei pra fazer. O que aconteceu? Rasguei o papel vegetal. O único que eu tinha. Entrei em colapso nervoso, porque jamais deixaria de entregar uma atividade. No fim das contas, segunda de manhã minha mãe voou na papelaria, e, não encontrando o papel vegetal, trouxe um papel de seda e eu fiz o tal do mapa. Minha mãe mandou um bilhete gigante pra professora, pedindo desculpas pelo uso do papel errado, e perguntando se ela poderia aceitar, mesmo tendo sido considerado o tempo que ela tinha dado para fazer o mapa e eu não tinha feito.

Não engoli isso até hoje, mas continuo enrolando para fazer as coisas, o que é MUITO suicida, porque isso não me faz bem! Sim, isso é um desabafo. Porque isso agora? Porque São 21h37. Amanhã começam as minhas aulas. Meu quarto está uma ZONA, eu quero lavar meu cabelo, preciso arrumar meu material, não faço a MÍNIMA ideia de onde está meu pendrive, não escolhi a roupa que vou usar, e ao invés de começar a organizar todos esses ítens eu estou aqui, sentada na cama, com um ventilador ligado nos pés, morrendo de calor com uma calça jeans que eu fiquei com preguiça de tirar, com o computador no colo, twittando, postando, “msnzando” e discutindo babados familiares com a Laís.

Falta de vergonha na cara é um problema SÉRIO.

15 comentários:

  1. Analu, minha querida, eu não só te entendo como estou passando pela procrastinação nesse EXATO momento. Tinha dois livros acadêmicos pra ler, o meu Lolita, milhares de revistas atrasadas e só fico vendo vídeos no youtube, postando e twittando. Procrastinadores sofrem muito! Nossa condição é de constante agonia, hahaha! Sabemos que temos que fazer mas adiamos o desespero que temos certeza que vai nos atacar nas 21:00 do domingo em que você deveria ter feito centenas de coisas e não fez nada, haha. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tô num nível, que nem pra procrastinar mais eu sirvo, porque tô sem nenhum compromisso, uma vez que o prazo que eu me dei pra terminar de ler Senhor dos Anéis já foi pra cucuias na semana retrasada, quando meus pais resolveram visitar uns amigos e atrapalharam meu horário x número de páginas. :/
    Boa sorte, Ana!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Então somos duas! Sempre sofro mt com isso de deixar tud pra depois. Fico agoniada, inquieta, perco sono, passo mal...mas quem disse que eu mudo? uahua
    O blog tá liiindo roxinho assim! ^^
    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  4. Sou igual a você e sempre me ferro! No trabalho, todas as vezes que eu deixava "uma coisinha só" para terminar no dia seguinte, aconteciam coisas incríveis como dar pau na impressora, eu pegar trânsito e chegar atrasada, acabar a energia, etc! É incrível como o tal Murphy nos persegue né! Rs!
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu sou a última pessoa do mundo indicada para lhe dar lição de moral, porque se eu não for exatamente assim eu sou muito pior =/// Pior que a procrastinação é tão grande que eu adio até o momento da vergonha na cara. Não tem jeito pra gente, Analu, haha.

    Beijos!

    ps.: não vou nem repetir o quanto tô apaixonada pelo seu novo layout!

    ResponderExcluir
  6. Ah, isso é um problema sério! Quisera eu ser dessas pessoas que fazem uma semana antes e entregam no dia, perfeitamente, sem nenhum arranhão. Te entendo perfeitamente ): A diferença é que as minhas aulas já começaram!

    Se cuida! <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu também deixo tudo pra última hora, mas até lá fico bolando na minha cabeça como vou fazer, como vou organizar e tal. Daí quando chega a última hora, faço tudo do jeito que eu ja tinha pensado, e aí vai mais rápido. Deu pra entender?:S haha
    Beeijo.

    ResponderExcluir
  8. Ah, não sei se sou ou não adepta disso ahahah Tem um monte de coisas que eu adio.. mas acho que comecei a aprender mais, quando eu comecei a trabalhar com prazos pros meus clientes. Mas ainda tem vezes que piso na bola comigo mesmo... Por exemplo! Freela pra entregar hoje, e só ontem de noitão (hora do grammy) que eu tava testando as últimas coisas. Resultado: deu errado, chorei absurdo de nervoso e de não saber onde tava o erro... aí fui dormir. Acordei cedo e resolvi hahaah Mas não compensa o estresse! "/ já devia ter aprendido. Bjoo!

    ResponderExcluir
  9. "Falta de vergonha na cara é um problema SÉRIO" hahaha
    Sou o completo oposto, Ana! Me preocupo com tudo muito antes de acontecer e planejo com semanas de antecedência. Acabo me estressando. Em trabalhos em grupo o problema é ainda maior, quando topo com quem é zen.
    Gostei do novo visual!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olha, você me descreveu. E ainda vem o pior eu não paro de pensar nas outras coisas que eu poderia estar fazendo quando eu estou fazendo o que eu deveria estar fazendo, confuso né? Pois é, quando estou fazendo o "certo" fico pensando no que eu poderia estar fazendo ao invés disso e quando estou fazendo o "errado" não paro de pensar que deveria estar fazendo o certo!
    Não temos mais jeito.

    Ps: adorei o novo Layout!
    Ps2: te linkei lá no blog ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Sei bem como é isso....eu tbm sofro desse mal...aff!

    ResponderExcluir
  12. aiai esse povo que gosta de deixar as coisas para última hora, sei bem como é, rrsrsrsr, eu jurava que tinha mandado um recadinho para vc falando como o blog fico lindo, mas como vc mesma me alerto eu não mandei, ainda não entendi muito bem isso, mas tudo bem.... bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Sempre fui daquelas que tem tarefa pra fazer no fim de semana e resolve fazer 20h no domingo, dorme tarde e fica super mau humorada na aula segunda. Isso quando dá tempo de fazer e não acontecem desastres como o do seu papel aí... Essa vida de preguiçosa não leva ninguém a nada, que Deus nos salve dela! haha
    Aliás, não tinha vindo aqui desde que vc mudou o layout, muito lindo, viu? Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Ah, cara, isso acontece com todo mundo hahaha.
    Pelo menos eu me vi perfeitamente descrita nas suas palavras. Quando se trata de trabalho acadêmicos então, nem se fala! Sou a rainha de ficar até duas da manhã no computador para terminar trabalho da faculdade que eu tenho que acordar às 5:30 pra ir entregar.
    E eu nunca mudo. Incrível!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Eu não era assim quando mais nova, mas cresci e preguiça/procrastinação começaram a tomar conta de mim. Passei a ser a pessoa que estudava na véspera da prova e que deixava aquela resenha crítica super complicada para última hora, e claro, me via em desespero depois. Minha consciência sempre me lembrava, ou seria, me torturava sobre os meus compromissos, mas eu muito sem vergonha dava um jeito de ignorá-la! Espero conseguir voltar a ser mais organizada e menos preguiçosa! rs.
    Acho que te entendo, Ana Lu!

    Beijos.

    ResponderExcluir