quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O direito de escolher o que eu quero comer

zpor

Vejam bem, eu sou daquelas que acha uma delícia comer fora de casa pelo menos uma vez na semana, pra mudar um pouco de tempero. Não que eu goste de variar, porque tá pra nascer alguém mais fresca que eu no quesito comida. Sim, eu assumo. Sou daquelas insuportáveis, que torce o nariz para tudo a maioria das coisas que nunca vi, demora horrores para criar coragem de experimentar algo que pareça mais… exótico, e passa longe de um prato cheio de coisas verdes. Nada saudável, eu sei, mas essa sou eu, e não me odeiem por isso, hahaha.

Meus pais já estão carecas de saber disso. Meu pai já nem liga mais, me chama de boba e finge que nem é com ele quando eu vou espanando com um dos dentes do garfo qualquer coisinha mais ou menos verde que apareça na minha frente. Tá, isso foi um exagero, se ela for pequena mesmo eu como, mas enfim. Minha mãe desistiu de me fazer comer abobrinha e brócolis desde que eu tenho uns 10 anos. Minha avó faz tomates pra mim, porque é o único dessa turma que eu como. Minhas tias passam as férias inteiras dando chilique porque eu corro da panela de feijão como o diabo corre da cruz, sempre dando a desculpa de que entro de férias das comidas que eu não gosto mas tenho que comer. Sim, porque né, já que eu não como espinafre, tenho que fazer uma forcinha pra engolir o feijão, porque alguma fonte de ferro esse corpo branquelo merece.

Deu pra sentir o clima né? Então. Agora vamos voltar ao início. Eu amo comer fora. Mas eu ODEIO me servir fora de casa. Porque eu tenho a terrível sensação de que todas as pessoas do ambiente (seja a casa da vovó ou uma praça de alimentação lotada do shopping) estarão olhando pra mim, pro meu prato, e pensando “tsc-tsc”. Porque no meu prato vai ter arroz, batata, um pedaço de picanha ou uma massa, um punhado de milho, e um pouco de salada maionese. Só. Talvez tenha muita batata frita, o que também é um ato digno de olhares repreensivos. Se não for isso, é capaz que seja um cheeseburger, ou um cachorro quente. E eu fico achando um saco desfilar com a bandeja até a minha mesa, pois nessa minha mente maluca, todos estarão olhando e recriminando o que eu como ou deixo de comer, ao invés de se concentrarem em suas próprias comidas. E eu tenho vergonha quando como pouco, ou quando como muito. Uma vez resolvi enfiar o pé na jaca e pegar um morango split com 3 bolas de sorvete e muito chantilly em cima. Adivinha? Morri de vergonha de pegar aquela sobremesa gigante no balcão. Minha prima ainda zoou com a minha cara, dizendo que se ela também pesasse 48kg não sentiria vergonha nem de pegar a maior sobremesa do mundo.

Ah, tem isso também. Depois de toda essa revelação de que sou fresca pra comer, dizer que como besteiras no final de semana, e que demorei um século pra aceitar experimentar comida japonesa (e ainda sim só o fiz porque meu primo sempre faz biquinho e diz pra eu experimentar por ele. Eu me rendo né) eu ainda tenho que dizer que eu peso 48kg. Que são considerados míseros para todo mundo que sabe disso, mas que pra mim é o suficiente. E aí as pessoas dizem que eu preciso comer, que eu não posso emagrecer, que eu isso, que eu aquilo. E eu? Eu continuo colocando pouca comida no prato na maioria das vezes, e enchendo algumas outras vezes quando é algo que eu gosto muito. E me agarrando com um pedaço de pão da vovó e muita manteiga em cima, sem peso na consciência. Aliás, só um pouquinho de peso. Porque todos que estão na cozinha vão estar reparando que eu passo muito mais manteiga do que deveria. É caso de psicólogo?

26 comentários:

  1. Também sou A fresca com comidas. A família inteira já sabe, quando tem almoço em família, o meu é feito separadamente. Nada de verdes, vermelhos, amarelos etc e tal e para piorar ainda não como coisas que pessoas normais comeriam, como presunto, salsicha, refrigerante, pizza etc e tal.
    Mas eu não tenho essa pira dos restaurantes não, não acho que seja caso de psicólogo, mas é bom se cuidar, hein! As pessoas não ficam reparando na sua comida, pelo menos não sempre! E o que importa é você comer o tanto que te satisfizer, não importa o que seja ou quanto seja e o que os outros vão pensar a respeito, deve ser insignificante, afinal quem está necessitada de nutrientes é você!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho essa vergonha e sou muuito fresca pra comida. Mas eu adoro legumes e verduras <3.
    Eu fujo de feijão há muito tempo, nem lembro quando foi que eu parei de comer. Não como carne moída, não como carne com nervo ou gordura, enfim.

    Eu sei como você sofre, Ana! :(

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Divertido flor! Precisa de psicólogo não. estava te devendo uma visita, desculpe a demora. acho super legal a forma descontraida como você fala dos seus dias, e inclusive de manias. com a minha família eu sofro por ser branquinha, tenho que pegar sol e bla bla. mas acho que é direito nosso comer o que gostamos e o quanto queremos. também acho que está todo mundo me olhando quando vou comer fora, eu faço muita sujeira. mas enfim, pode ser peso na nossa consciência o que nos dá essa ideia de perseguição. um beijão pra ti

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu não sou fresca pra comida, não! Acho que as únicas coisas que não como é jiló, quiabo, fruta do conde, dobradinha e fígado de boi ou galinha. Mas gosto de comer muita "porcaria", embora eu controle muito o fluxo delas aqui em casa.

    ResponderExcluir
  5. Ah, guria, que curioso tudo isso! Hahahahaha
    Minha mãe cozinha super bem, mas anda sem tempo para ir todo dia pro fogão. Nos deliciamos com suas comidas italianas apenas no final de semana agora. Mas eu adoro comer fora, ao contrário de ti. Amo! Principalmente pela louça inexistente mais tarde, na pia. Hahahahaha
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. :O Eu acabei de ler-me aí, no texto inteiro.
    Minha mãe nunca me obrigou a comer nada, mas sempre deu lá seus sermões... Hoje em dia ela ainda reclama que eu só como porcaria, mas é raro!
    Feijão? ADOOOOOOOOOOOOORO! Agora frutas, verduras e legumes eu corro, acho nojento, sem gosto e totalmente desnecessário HAHA

    Tenho a mesma paranóia que ti, mas relaxa que é só ligar aquele botãozinho e já era, hoje em dia nem ligo mais, mas eu adorei o texto Lu!

    Se cuida hein? :D
    xx

    ResponderExcluir
  7. juro que li 'o direito de escolher quem eu quero comer'! sgaygsa
    nossa, tenho pavor de gente indecisa e gente chata pra comer, é uó!

    ResponderExcluir
  8. Tenho muitas amigas que são assim, flor. Meio enjoadas quando o assunto é comida... eu implico com elas e dou muita risada das frescurinhas, mas respeito que cada um deve comer o que sente vontade! Eu nunca tive essas coisas com comida - amo brócolis, abobrinha e as demais coisas verdes - e se tem uma coisa que eu não tenho vergonha NENHUMA é de comer. Ou de falar abertamente que estou com fome mesmo na casa de semi-conhecidos! Uma verdadeira faminta cara-de-pau, Hahaha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oii, Ana!
    Aqui em casa a minha irmã é assim também. Você acredita que ela nunca comeu uma banana? siim, nem laranja.
    Eu adoro experimentar comidas novas e de outros países, estou louca pra comer comida mexicana :D Adoro visitar restaurantes em Minas porque lá a comida é incrível! Pena que não cozinho bem...

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Ih, Analu! Não se preocupe porque acaba de chegar mais uma para o clube. Até recentemente eu não comia absolutamente NADA de verde ou qualquer outra coisa que saísse da terra direto para o meu prato (a não ser frutas). Agora eu faço um esforço, mas ainda não gosto. Minha mãe nunca insistiu, já que eu comecei a me recusar a engolir isso logo que saí do leite para a papinha. Sempre fui chata.

    A única diferença é que todo mundo que me conhece sabe, e quando alguém comenta alguma coisa eu só acho graça. Fazer o que? Ninguém entende a gente, né?

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ana Lu,
    Para alguém que até os sete meses só tomava a mamadeira dormindo, vc evoluiu. Mas, não se esqueça que o seu corpo e sua vitalidade no futuro será o espelho daquilo que vc se alimenta hoje.
    Te amo mesmo não comendo feijão, mas adorando a minha picanha ao forno.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Esse post me faz lembrar de varias coisas, uma dela é que quando vc era menor sua mãe fazia vc comer de tudo, até eu tinha que comer tudo quando ia para sua casa nas férias, rsrsrsrsrs, só vc mesmo Ana para achar que esta todo mundo olhando para vc, rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  13. Ana, não se desespere... rs Deixa o povo pra lá e fique bem, oras! Eu passo um pouco disso também, porque não sou muito fã de verdurinhas e afins. E eu também não tenho muito tecido adiposo...rs
    E nem depois da gravidez, deu pra ganhar um pesinho a mais. Era a esperança de quem me cercava (apesar de eu ter me achado esquisita deveras - tendo crescido só a barriga e estando magra do mesmo jeito, pois só ganhei 8 kg. E eu me esforcei muitoooo pra aumentar mais). Enfim, sou mais gorda que você meio quilo...e o máximo que eu chego é em 49. A sorte é que não sou alta (1,62m)
    Um cheiro grande.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tem selinho pra vc lá no pulodepipoca! Adoro o seu blog. Bjo

    http://pulodepipoca.blogspot.com/2011/02/hello-pipocos.html

    ResponderExcluir
  15. querida, o seu blog é lindo e estou seguindo tá?
    aah, não esquenta também sou fresca com comida, até demais.

    ResponderExcluir
  16. Estou quase lendo a mim mesma nesse post! Eu sou mega enjoada pra comer, não como salada nem por decreto lei, e peso 45Kg! Mas por outro lado, um bom arroz com feijão com uma banana pra acompanhar já uma bela refeição pra mim! Então eu sou aquela fresca pobrinha sabe! E como vc morro de vergonha do meu prato no self service! Todo mundo com aquela saladona colorida e eu com arroz, feijão, filé de frango e batata frita! Acho que podemos marcar um almoço hein! Rsrsrs! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ei, Analu! Capixaba? Mentira que acabei de achar alguém que nasceu na minha cidade! haha.
    Adoraria ser fresca com comidas, mas acho que sou até liberal demais... O pior: sou liberal com porcarias, fresca com verduras e praticamente tudo o que faz bem. Vai entender, né?!
    Adorei teu blog, segui e favoritei :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Acho que é um caso de psicólogo sim! hahaha.
    Eu também como muito, mas só quando estou fora de casa e nem sei bem o porquê.
    Tens que comer do jeito que quiser, quantidade que quiser e ser feliz! Os outros que se danem, né?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Olha que esse primeiro parágrafo poderia ter sido escrito por mim. Nossa diferença é que eu amo feijão (reflexo de quem foi muito obrigada a comer fontes de ferro, tive tanto tempo de anemia!) e definitivamente não peso 48kg, mas também tô na minha média.

    Triste é que em Floripa a maioria das pessoas são super saudáveis, os balcões de salada são enormes e quando eu passo por eles sem pegar uma folha de alface qualquer sou super julgada e tenho que explicar que eu realmente não como salada!

    ResponderExcluir
  20. Não! É caso de gosto e hábito!!!
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  21. Então. Eu também gosto de comer fora, mas tem um porém: eu só como lanche fora de casa. Explicação: eu sou enjoada pra comer, mas em outro sentido, quando vou num restaurante self service eu fico pensando que as comidas estão todas lá à mostra e todo mundo passa em cima delas conversando e tossindo e espirrando. Conclusão: eu não como. Não que o lanche seja completamente feito com mais higiene, que eu sei que não é, mas eu peço e olho pro outro lado enquanto fazem, sabe? Sei lá, mais fácil de engolir. Em casa não, eu sou uma fofa, como de tudo, legumes, verduras. Mas não sou uma pessoa frutífera não. E carne tbm eu se puder escolher não como. Enfim, cada um com suas manias, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Eu peso 48kg taambém! haha e também AMO comer fora uma vez por semana. Mas olha, vou te dizer, já fui muito fresca com comida, mas hoje como PRATICAMENTE de tudo. Tem umas exceções né, mas whatever. Adorei o post e achei super divertido o tema, beijãao :*

    ResponderExcluir
  23. Não. É caso de nutricionista! hahaha

    Aninha, eu AMO comer besteiras. Mas quando engravidei fui obrigada a comer direito! Até couve eu comi - umas das coisas que mais odeio no mundo!

    Bom é que você é magrinha, mas acho sim que você precisa se policiar e tentar comer mais saudável. Hoje esses hábitos não pesam, mas daqui alguns anos, pobrezinho do seu coração com tanta batata frita e pão de vó com manteiga, né? haha

    Sabe que hoje falei de você pra minha mãe? E falei também que se eu tiver um dia outra filha, ela se chamará Ana Luíza (com Z), porque acho lindo demais esse nome! :)

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  24. Eu era suuuuper fresca para comer quando era adolescente. Depois mudei totalmente. Hoje sou a primeira a querer experimentar tudo que é diferente ou exótico. Quem diria, né?


    Camila F.

    ResponderExcluir
  25. Gente, Ana, você é igualzinha ao meu irmão. E vou te contar: eu brigo MUITO com ele por causa disso, haha. Eu não tenho um pingo de frescura com comida... Claro, tem coisas que devem passar longe de mim, como suchi e pato (as pessoas aqui comem MUITO pato)... Mas já comi outras loucuras, como macaco e jacaré. Enfim, algumas coisas descem, outras não, mas a salada sempre me acompanham. Acho que a minha vergonha é um tiquinho maior que a sua, haha - porque eu odeio, sinceramente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. tá...to ficando cansado de rolar a pagina hein loirinhaa....como assim meu??? cada vez tem mais comentários???

    sinal de que é bom, porque coisas boas fazem bem para a gente ler...=D

    agora comentando sobre o post neh....estamos juntos nessa...pensei q era só eu q achava q a as pessoas ficavam olhando pro meu prato...AHAHAHAHHAAHHAA

    antes eu ficava com mais vergonha, agora ja nem ligo mtu mais...batata, um belo pedaço de picanha e bolinho de queijo...=D superrr saudavel...

    sou super enjoado pra comer também....HAHAHAHAHHA

    estamos juntos nessa...=P

    bjaoooo

    ResponderExcluir