quarta-feira, 9 de junho de 2010

E então, eu tenho menos medo.

‘Ela acreditava em anjos. E por ela acreditar, eles existiam’.

Nunca li uma obra completa de Clarice, e pra falar a verdade ainda não sei porque. Tratarei de ler logo, mas por enquanto, vou apenas divagar em cima da frase dela escrita ali em cima, que eu particularmente acho que diz muito da vida. Além de ser belíssima, claro.

Na minha humilde opinião, muito da vida que uma pessoa leva depende do jeito com que ela encara o que está em volta, e em que ela acredita ou deixa de acreditar. Eu por exemplo posso ser taxada de boba muitas vezes, mas eu acredito em muitas coisas. Acredito nas pessoas. Acredito na bondade. Acredito na lealdade. Acredito na amizade. Acredito em Deus. Acredito em anjos. E porque não, em Papai Noel também.

Por mais que eu conheça pessoas horríveis por aí, e olha que eu acho que eu conheci poucas na vida, eu ainda vou acreditar que a maioria é boa. Porque eu sou da opinião de que se tem que se generalizar, é para o bem!

Sobre Deus, sei que cada pessoa tem sua crença, e jamais irei julgar quem não acredita. Mas eu não consigo olhar uma criança sorrindo, uma joaninha numa plantinha, ou uma paisagem belíssima e não enxergar Deus nelas. Porque algo tão perfeito e sublime, pra mim, não tem outra explicação a não ser o ‘dedo’ de Deus.

Papai Noel.. este eu acho que mora no coração de cada um que não o deixa morrer. Papai Noel não precisa ser aquele velhinho amigo de renas que mora no Pólo Norte. Papai Noel é aquele que faz bem pras pessoas. Que trás presentes muito maiores que qualquer bem material.

Em anjos eu agradeço por acreditar, porque, segundo Clarice, se eu não acreditasse, eles provavelmente não existiriam. E eu com certeza já teria me machucado muito mais com as quedas da infância, ou mesmo sido atropelada ao sair correndo pra atravessar a rua se eles não estivessem me rodeando como cãezinhos de guarda. E existem também os anjos em forma de gente, que vire-mexe aparecem nas nossas vidas, e muitas pessoas nem percebem…

Enfim, eu acredito em muita coisa boa. E por acreditar, eu tenho certeza que existem. E então, eu tenho menos medo de tudo que não é bom.

 

clarice

10 comentários:

  1. Lindo texto!
    Sou como vc... acredito na bondade das pessoas, só é uma pena que nem sempre elas são como a gente pensa, ou gostaria que elas fossem...
    E é vdd quanto aos anjinhos... vai ver que se eles não estivessem lá no parquinho da escola, vc teria batido a cabeça mt mais forte naquele brinquedo!
    Tá lembrada?
    "Mas ela era a minha melhor amiga."
    HAUAUHUAHA. >.<
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com você, amei o texto! Também não consigo olhar para as coisas mais lindas do mundo e pensar que Deus não existe, também acredito em Deus e na bondade das pessoas, do mundo. E acho que sempre acreditarei, por mais que certos atos me mostrem que eu posso estar enganada. Eu acredito.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o texto. Como sempre.
    Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Eu também acredito muito, apesar de todos acharem que sou pessimista, sou beeeeeeem otimista em relação à vida no geral. Também acredito no amor, nas pessoas, que as coisas podem melhorar...
    Se a gente não acreditar, o que vai ser do mundo, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu texto! Lindo e suave. Também acredito em muita coisa, e temos que acreditar! Principalmente em Deus! rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. É como em Peter Pan, se você acredita em fadas elas existe, se você deixa de acreditar...Já li alguns livros da Clarice e recomendo e como disse não podemos julgar as crenças dos outros, a vida é muito feia para deixarmos de acreditar em algumas coisas. Precisamos disso enquanto humanos.

    ResponderExcluir
  7. Sobre Deus, sei que cada pessoa tem sua crença, e jamais irei julgar quem não acredita. Mas eu não consigo olhar uma criança sorrindo, uma joaninha numa plantinha, ou uma paisagem belíssima e não enxergar Deus nelas. Porque algo tão perfeito e sublime, pra mim, não tem outra explicação a não ser o ‘dedo’ de Deus. [2]

    Acho que tudo no que cremos torna-se realidade. Mesmo que uma realidade "exclusiva", mas ainda assim, uma realidade!
    Cada um tem o direito de ter o que quiser, sentir o que quiser e acreditar no que quiser. E essas escolhas tornar-se-ão verdades absolutas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Belo post, Ana. Me identifiquei bastante, eu também costumo enxergar as coisas bonitas e boas da vida. E também tenho isso de não ver maldade nas pessoas, o que acaba nos fazendo sofrer bastante, né? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que bonito seu texto! Também sou feliz por acreditar em coisas que outros ignoram.
    Eu já li "A hora da estrela" e não vejo a hora para ler mais um livro dela, porque só por essa primeira obra eu já me apaixonei.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo, Ana!! Eu penso exatamente como vc! Muito bonito o post! :)
    um beijo!

    ResponderExcluir