terça-feira, 22 de junho de 2010

2 horizontes

bola

Ele abriu a porta de casa e viu mais uma vez alguns meninos brincando enquanto ele tinha que trabalhar. Passava o dia vendendo balas no sinal de trânsito, para tentar conseguir dinheiro pra comprar comida. Mas seu maior sonho era conseguir juntar um pouquinho pra comprar uma bola de futebol. Alguns meninos da vila tinham uma, mas não deixavam ele brincar.. Ele não desistia de seu sonho, e por mais que soubesse que seria difícil, sabia que um dia teria sua bola. Um dia acordou de manhã e abriu a porta, como rotineiramente. Só que dessa vez não havia nenhum menino. Havia apenas uma bola. Velha e suja, mas puxa, era uma bola! Pensou em aproveitar, antes que os meninos voltassem. Mirou de cá, de lá, e chutou. Deu azar. A bola foi direito na janela de Seu Fernando, o mais mau-humorado de lá. Ele saiu de dentro da casa gritanto que iria cobrar a vidraça. O menino ficou desesperado. Só conseguiu sair correndo. Abraçado com a bola. Era a única coisa que ele tinha ali, agora. Correu vários quarteirões, sem parar para descansar. Quando achou que já estava longe o suficiente, sentou na mureta. Dela, conseguia ver o mar. Do mar ele nunca teve medo. É tão imenso e lindo, não deve existir problemas ali dentro. E ficou o resto da tarde ali. Pensando, segurando a bola no colo. Com medo de voltar e encarar de novo sua realidade. Quem via a cena, via com certeza a bela linha do horizonte que definia até onde era mar, e até onde era céu. Mas via também um menino com uma bola. Um menino sem horizontes. Uma linha tênue separa as 2 coisas. Uma barreira. Que é também o que separa muita gente da felicidade. Para alguns, ela infelizmente existe. Triste saber que outros, que não a possuem, insistem em inventar..

13 comentários:

  1. Aihh q lindo conto, quantos meninos do Brasil não tem algo em comum com essa história?! São tantos sonhos.. que parecem simples, mas tão complicados! E nessas horas a gente para pra pensar por quanta bobagem a gente pensa em deixar tudo de lado, brigar, chorar e odiar =/

    ótimo para refletir!!

    Amei a cara nova do blog *-*

    bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir
  2. Analu,
    Vc está se revelando uma "contista" fantástica.
    Comece a pensar em publicar um livro.
    Considere um já vendido!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. lindo texto...parabens!!! =D

    seu blog sempre tem coisas legais...belos textos!!!

    e um dia se vai ver...ahaha vai estar sentada lah na bancada do JN no lugar da fátima...ahaha =D

    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Analu, que lindo esse texto! Achei triste e perfeito. Essas coisas doem por dentro... Tem um livro muito bonito chamado "Laura", de Elair Witczak, que trata muito bem sobre o que você descreveu, indico!
    O blog ficou lindo ;)
    Beijinho :*

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto! Tratou de assuntos, infelizmente, comuns no mundo (não só no Brasil, né) de uma maneira bastante poética.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Lindo.
    Só consegui pensar que duas retas paralelas podem se cruzar no infinito horizonte. Entende?
    x)

    Beijo, Ana!

    ResponderExcluir
  7. Mas bah, guria.
    Que lindo conto...
    Parabéns e desejo boa sorte.
    PS: Você tem certeza de que nasceu em 1950? Ou eu não entendi...

    ResponderExcluir
  8. Que blog lindo! Posso roubar ele pra mim?! /o/ Brincadeirinha.

    Gostei do conto... Isso de cada um trazer para si os obstáculos. Muito... bom. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo teu texto, Analu!muito legal! beijos,chica e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Amei gorrr!!! Realmente muito lindo e profundo!!! A faculdade está fazendo vc ficar cada dia melhor!!!
    Bjok.

    ResponderExcluir
  11. Lindo, muito mesmo. Pena que a maioria das pessoas não veem isso. Eu mesma não canso de ficar inventando defeito onde não há. Uma boa reflesão o texto. Enquanto estamos realizando nossos sonhos em algum lugar deste mundo existe milhares apenas esperando uma chance, que provavelmente não chegará.

    ResponderExcluir
  12. Ana Lu

    Muito bom texto. Adorei sua participação.
    Boa Sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir