quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A tal da literatura


Falta tempo pra postar, sobra peso na consciência por deixar o blog desatualizado. Detesto. Parece que to esquecendo de alimentar um filho. Que neura!

Já que to aqui, vou direto ao ponto!
Um dos grandes motivos pela minha falta de tempo é uma pilha de mais de 20 livros. Todos cheirando a novos. Todos de revisão pro vestibular, e só falta um bilhetinho colado em cima: A cobra vai fumar. E já que ano que vem uma hora dessas eu quero estar no 2º período da minha sonhada faculdade, vamos encará-los, fazer o que..
E foi encarando um deles que me veio inspiração pra fazer esse post. Iniciando a revisão de literatura, passamos pelos conceitos literários, e entramos no trovadorismo.. Já revimos também o humanismo, e logo continuaremos a caminhada.. Olha, eu acho bem chatinho esses movimentos mais antigos. Aliás, gosto MESMO é do atual. Mas tenho que diminuir um pouco meus preconceitos e admitir: Se não tivesse começado por eles, não teria chegado ao que é hoje. E claro, daqui há muitos anos, meus tataranetinhos estudarão essa matéria, e acharão extremamente antiquada a literatura que é a contemporânea de hoje.. Eu gosto de ler livros de vários tipos, mas agora nem vou falar de livros. Vou falar de outro pedaço, que com certeza já é parte integrante da literatura contemporânea! Esses nossos cantinhos que cuidamos com tanto carinho: Os blogs!
E é um "movimento" tão gostoso. Tão livre. Tão diverso. Tem gente que escreve pouco. Tem gente que escreve muito. Tem gente que diz muito em pouco. Tem gente que prova que 1 imagem vale mais que 1000 palavras. Tem gente que diz na lata. Tem gente que faz rodeios. Tem gente que adora pontos. Tem gente que nem pontua.
É uma mistura muito legal de vários estilos, e por isso é um movimento tão aberto e completo.
E é por isso que eu acho fascinante. Em cada clique você descobre um novo cantinho, e desvenda o mundo de uma outra pessoa.. Só através das palavras.. Dá pra saber tanto, curtir tanto! E pra procurar entre vários, um que é a sua cara! A partilha de interesses é super válida, e ainda pode render amizades! É tão divertido receber recadinhos de pessoas recém-chegadas.. E das pessoas que lêem desde o comecinho.. Sempre tão bom ler um blog que eu leio a tempos, e também super válido conhecer um novo! As vezes a gente passa uma vez só em um e pronto.. Cada um tem um jeito de ler, e cada um tem um jeito de escrever. E quer saber, eu acho uma delícia! Quem sabe um dia isso não vira realmente um movimento literário a ser estudado??

11 comentários:

  1. Com certeza, daqui a alguns bons anos, o blog vai ser estudado na literatura. Não duvido que substitua os livros, coisa que eu não quero de jeito nenhum. Amo pegar o livro na mão e ler..muito mais emoção né?
    Beeeijos :*:*

    ResponderExcluir
  2. "Olha, eu acho bem chatinho esses movimentos mais antigos".

    Idem, ideeem. Eu desisti de Letras por isso. Muita coisa pé no saco para alguém tão hiperativa como eu. Eu preciso ficar na Informática mesmo, tenho de me conformar. :P

    Também me sinto mal deixando os blogs desatualizados, mas são os pormenores da vida: Infelizmente não dá pra esticar o tempo.

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  3. Vai virar, Ana Lu! Pode ter certeza de que vai virar!
    Bjooooooooo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Os blogs já são uma imensa ferramenta de comunicação, e claro se tirarmos da lista os blogs "miguxos" são também uma expresão literária.
    Sobre os movimentos literários mais antigos fica uma dica, leia algus livros da época, sei que em ano de vestibular mal dá tempo de ler as listas de livros indicada, mas vale a pena dar uma olhada em outros de cada movimento e numa dessas vc gosta e consegue entender na prática as características de cada época. Eu particularmente me apaixonei pelo romantismo lendo algumas obras que fazem parte do movimento, outros só fui gostar depois de velha, entender Machado de Assis por ex é meio difícil na adolescência mas hoje fico intrigada cada vez que lembro da Capitu, eita menina porreta, rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Eu li seu texto como quem pula de um pé para o outro, brincando, leve, corre fácil.

    Gosto de ler o que você escreve.

    Menina, tem horas que fico pasma com seus comentários. Comentários de quem ler o que escrevemos, comentário de quem ler a vida, uma menina muito amadurecida.

    estou torcendo por você nos estudos, para o seu vestibular.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Seria super interessante se virasse, Ana. Imagine, cada um a seu modo...
    Cheiro bem grande e viva os inteiros (nada de pedaços):D

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili,
    acrescento ao que escreveu: E tem gente que só sabe admirar o que os outros escrevem. Eu, por exemplo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu sou viciada em blogs. Tenho esse - ultra secreto hehe - r o meu, meu mesmo. Adoro escrever, adoro expor.. e adoro mais ainda ver os comentários. UAHUAHAUHAUH

    Poxa, curti aqui *-*
    voltarei.

    ;) beijos, Malu.

    ResponderExcluir
  9. Acho que já devem existir pessoas analisando estta forma de leitura,Ana!E alguns inclusive dizem que blogs são eiios de comunicação já ultrapassados.
    POr mais que alguns pensem assim,eu ainda tenho muito amor a escrever em blogs.
    Acho uma coisa livre e democrática e que se as pessoas aproveitassem melhor, poderia espelhar o pensamento atual.

    Beijos, futura jornalista, boa sorte no vestiular e vê se olha os clássicos da Literatra com carinho,heim!Pense que eles são o retrato jornalístico e histórico daquela época, heim,heim,heim?Não se torna interessante,pensando assim?

    Analise criticamente e tudo fica mais divertido de se ler!

    ResponderExcluir
  10. Já estudam esse movimento na faculdade pelo menos (Jornalismo, Formação de Escritores, etc).
    Legal o post!
    beijo

    ResponderExcluir
  11. O blog já um super movimento. Não é algo muito recente, mas o hype tá sendo agora. Tem blog mudando a vida das pessoas. Realmente, é incrível, incrível poder entrar na cabeça de algumas pessoas. Tem muita gente bacana mundo afora.
    Beijos

    ResponderExcluir