Vamos lá então à última rodada de perguntas valendo 1 milhão de reais.
22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles
J. K. Rowlling. – Nem preciso explicar, né. Foi com ela que eu consolidei minha paixão pelos livros, e acredito sim que é graças à ela que li tudo o que já li nessa vida! Não canso de agradecer mentalmente e de coração pela infância/adolescência maravilhosa que eu pude viver ao lado de Harry Potter e todos os outros personagens. Não podia existir um mundo para mim onde Hogwarts não existisse. Eu certamente sentiria saudade de algo que eu nem conheceria. Mais uma vez, obrigada, J. K. Rowlling. Você é a minha favorita.
Meg Cabot – Logo na entrada da adolescência, apareceu a Meg na minha vida! Tirando a coleção inteira do Diário da Princesa, houveram muitos outros, que além de deliciosos, românticos e engraçados, enfeitam minha estante com capas lindas e coloridas! E permearam muitas conversas pelos recreios do colegial com as amigas!
Florbela Espanca – Como não citar Florbela. Florbela que me mostrou a maravilha que podem ser as poesias. Florbela que me apaixona e me tira suspiros a cada re-leitura. Florbela que traz um buraco enorme pro meu peito, que me faz desenhar corações pelo livro, que me traz um encantamento desmedido a cada momento. Florbela, que se posicionou na cabeceira da minha cama para nunca mais sair.
23 - Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto? Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?
Zona de conforto? Olha, tem tem tempo que eu não sigo uma zona de conforto! Acho que foi desde quando eu resolvi ler Dostoiévski por minha conta em risco. Desde então eu leio o que eu tenho vontade, e sempre proclamo um viva à diversidade! Desde romances adolescentes-água-com-açúcar a Bukowski! Mas nem tenho uma preocupação e sair da zona de conforto. Eu leio o que tenho vontade.
24 - Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando
Precisamos falar sobre o Kevin! Calma, não é nem que eu pensei que não fosse gostar! Eu quero ler esse livro desde que ele lançou, mas sempre fui enrolando, porque achei que não ia gostar da narrativa! Preferia, então, ficar vivendo aquele amor platônico pelo livro, com medo de pegar realmente nele e não gostar. Aí eu finalmente tomei vergonha na cara e comprei, junto com minhas amoras, na bienal do livro. E simplesmente devorei. Não consegui fechar o livro. A história é incrível e a narrativa é maravilhosa! Não conseguia soltar! Amei, amei, amei.
25 - Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando
Os Homens que não amavam as mulheres, da série Millenium. Gente, ouvi falar tanto da série, mas tanto, que achei que ia amar. Pra ajudar, meu pai comprou o livro e eu nem precisei gastar. THANKS GOD, senão, estaria me odiando! DETESTEI o livro. Demorei uns 2 meses pra ler, achei a narrativa horrível!
26 – Fale de alguns hábitos literários seus
- Dificilmente eu abandono um livro. Mesmo que eu esteja odiando, eu procuro ir até o fim.
- Adoro parar no meio da leitura para cheirar o livro ou fazer carinho na capa
- Sempre leio virando a pontinha das páginas seguintes. Desde os meus 4 anos.
- AMO marca páginas, tenho coleção. E fico possessa com quem pede meus livros emprestados e usa a orelha para marcar. PLMDD, galera.
- Sempre estou com o livro do meu lado, porque acho que tenho direito aos meus read breake times. No meio daquela aula chata, eu abro e leio uma página. No meio do trabalho, entre um release e outro, dá pra dar uma respirada lendo um capítulo…
- Adoro que as pessoas reparem no livro que estou lendo/perguntem qual é. Mas odeio quando perguntam como é a história, porque nunca sei resumir, fico nervosa e acabo desandando a falar!
- Adoro livrarias e sonho em passar uma semana trancada em uma delas com minhas amigas também viciadas em livros!
- Prefiro ler no silêncio, mas consigo ler ouvindo música em inglês. Em português me embanana a cabeça!
27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu
O Primo Basílio! MORRO de vontade ler! Só que vivo com ele o que disse ali em cima que vivi com Kevin. Morro de medo de pegar pra ler essa minha paixão platônica e odiar a narrativa. Nesse caso ainda tem o agravante de eu já ter lido outras 2 obras do Eça de Queirós e não ter gostado… “A Cidade e as Serras” eu odiei completamente, foi um dos piores livros que eu li na vida. “O Crime do Padre Amaro” eu gostei muito da história, mas odiei a forma dele de contar.
28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”
-Persuasão, da Jane Austen
-Aos meus amigos, da Maria Adelaide Amaral
-Fazendo meu filme 2 – Fani na terra da rainha, da Paula Pimenta
-Reparação, do Ian McEwan
-Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, do Marçal Aquino
29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Aos meus amigos, da Maria Adelaide Amaral. Comprei no domingo, pelo site das Livrarias Curitiba, ainda não chegou. Comprei no impulso, porque estava com Anna e Tatá no meio de nossos animados papos dominicais, e começamos a falar da minissérie Queridos Amigos. Tatá já tinha lido o livro no qual ela foi baseada. Eu e Anna não, então resolvemos que leremos “ao mesmo tempo”, enquanto a Tatá vai reler. Aí eu comprei, né. Hihihi.
30 - Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.
Diário de uma paixão. Li logo no começo do ano e detestei. É tão ruim, tão ruim, que eu queria atirar o livro pela janela.
31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.
Essa pergunta dói. É a mais capciosa do meme todo! Porque esse está sendo um ano literariamente tão incrível, que fiquei um bom tempo rodeada de pesos na consciência, me perguntando o que eu deveria responder, para não ser injusta.
Eu AMEI Precisamos Falar sobre o Kevin. AMEI mesmo. E certamente fica com a medalha de prata. Mas tenho que admitir que esse ano, no meu coração, não tem como não dar o troféu pra nada que não seja “A Culpa é das Estrelas”. E nem vou me alongar porque não tenho mais o que falar sobre esse livro. Só que ando com ele no meu pescoço todos os dias.