É um absurdo pensar que, no alto do século XXI ainda exista isso. Ainda mais no Brasil, que como dizem os slogans políticos, é um país de todos.. E no sentido literal da palavra. Basta andar um dia na avenida paulista, por exemplo, que você verá de tudo.. Ouvirá muitas línguas diferentes.. As pessoas SÃO difentes, oras. E porque existe ainda essa porcaria de preconceito? Vou te falar, que eu tenho 1. Preconceito com quem tem preconceito. Valha-me gente, isso é crime, é pecado, é completamente abominável. Qualquer tipo de preconceito. Mas vou falar mesmo do racial.
As coisas estão mudando cada vez mais.. Há uns dias atrás mesmo, vivemos um fato histórico: A posse do primeiro presidente negro dos EUA. Emocionante.. Porque? Porque ele diz que vai mudar. Que pode mudar. Sinceramente, não devia nem contar o fato de que ele é negro. O que tem a ver a cor da pele do distinto moço? NADA! Ok, ele venceu o preconceito que infelizmente existe e tudo.. Mas ficarm lembrando TODA HORA isso evidencia o preconceito.
Outra coisa, que já foi até discutida em alguns blogs queridos, é a tal questão das cotas. Tenho que achar justo a cota para estudantes de escolas públicas. Afinal, o governo não arranja um jeito de melhorar de vez o ensino, então, tem que dar um jeito de tapar esse buraco. Agora, cota pra negros gente? Que isso! Só porque a pessoa tem o tom de pele diferente ela tem menos chance de entrar na faculdade do que as outras? Pros que não tiverem condições de estudo, existe a cota das escolas públicas que abrange a todos. Se um negro estudou a vida toda em colégio bom, em excelentes condições.. Ele vai ter cota só pela cor de sua pele? Está certo isso? Também evidencia o preconceito!
As pessoas não se diferem pela cor de sua pele.
Tava lembrando de um fato.. de quando eu era criança.
Eu devia ter uns 8 anos.
Estava no parquinho do clube, brincando com uma menina.
Ela era loira, de olhos azuis, até parecida assim comigo.
Ai, chegou uma outra menininha, Maria. (Isso me marcou tanto que eu lembro até o nome dela!) Devia ser da nossa idade, ou um pouco mais nova. Chamei ela pra brincar. Ela não quis, foi brincar com o primo dela, ok. Maria era moreninha, do cabelinho preto, todo enroladinho. A menina, a loira, virou pra mim e disse: Que bom que ela não quis brincar, senão eu ia ter que parar. Minha mãe não gosta que eu brinque com negros.
(!)
COMO É QUE É?
Eu fiquei passada com aquilo, tanto que até hoje eu lembro.
O que é isso gente? Pais passando esse tipo de coisa pros filhos!
Onde o mundo vai parar?
Gente que não sabe conviver com gente diferente, devia viver numa redoma, dentro de casa, isso sim.
Pelo menos pra não fazer burrada do lado de fora.
Argh